Sumário

  1. Por que integrar minha loja com o Google Avaliações?
  2. Os requerimentos da integração.
  3. Configurando o Google Tag Manager - Variáveis.
  4. Configurando o Google Tag Manager - Acionadores.
  5. Configurando o Google Tag Manager - Tags.

 

1. Por que integrar minha loja com o Google Avaliações?

  Que tal realizar a integração com o Google Avaliações? Este é um ótimo meio de gerar confiança e dar ainda mais credibilidade para sua loja virtual! Você pode até pensar o porquê disto, e a resposta seria simples, como no exemplo a seguir:

  Digamos que ao navegar pela internet você se depara com alguma propaganda, ou até mesmo, ao realizar alguma pesquisa pela internet, encontra algum produto que deseja comprar por um bom preço, mas em uma loja virtual que você nunca ouviu falar, ou seja, você acaba não tendo confiança para comprar nesta loja, assim, qual seria a primeira coisa que você, eu ou mesmo outro cliente faria? Exato, ir direto para as avaliações dos produtos e da loja virtual, assim através de informações sobre a experiência de compra e qualidade dos produtos postados por outros clientes, você teria uma confirmação de que esta loja é de confiança e poderia realizar a compra sem ter aquele “pé” atrás.

  Ah! Lembre-se, isto vale também para sua loja virtual, para toda primeira compra haverá sempre um cliente com este pé atrás, com receio de comprar em sua loja, e ele fará a mesma coisa que faríamos como mencionado acima, ele vai logo ver as avaliações e comentários que seus outros clientes fizeram sobre sua loja e produtos! Agora imagine que você não tenha tal ferramenta integrada à loja virtual? Já deu para entender, não é mesmo?

 

  Sabendo disto, vamos ao que interessa, às configurações!

 

2. Os requerimentos da integração.

Pontos Importantes!

1.  Antes de realizar a configuração do Google Avaliações, tenha certeza de integrar sua loja com o Google Merchant Center e enviar os seus produtos para o Google Shopping, sem os quais esta integração não será possível, clique aqui para aprender como realizar esta integração.

2.  A integração com o Google Avaliações é feito através do Google Tag Manager, assim é preciso que o Google Tag Manager já esteja integrado à sua loja, lembrando que o código de integração é incluído em Minha Loja > Integrações > Ferramentas Google > Tag Manager. Para mais informações sobre o Google Tag Manager, clique aqui.

3.  Lembre-se que é necessário reivindicar a URL de sua loja para que possa utilizar as ferramentas do Google, neste link há um tutorial completo para o procedimento, caso ainda não tenha feito nos passos anteriores.

 

  Já subiu os produtos para o Google Merchant Center, realizou a integração com o Google Tag Manager, e já reivindicou a propriedade de seu domínio? Se sim, agora vamos às configurações para utilizar o Google Avaliações em sua loja, para isso, acesse sua conta do Google Tag Manager para que possa criar as variáveis, acionadores e tags necessárias para esta integração.

 

3. Configurando o Google Tag Manager - Variáveis

  Ao acessar sua conta do Google Tag Manager, prossiga para o menu lateral esquerdo onde deverá clicar em "Variáveis". Agora clique em "Nova". Crie a variável conforme as informações abaixo;

Nome: deadline

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.deadline

Versão da camada de dados: Versão 2

  •   Salve a variável anterior e crie outra, acessando novamente Variáveis > Nova. Configure esta nova variável como demonstrado abaixo:

Nome: email

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: email

Versão da camada de dados: Versão 2

  •   A próxima variável a ser configurada é a “IdPedido”, segue a configuração:

Nome: IdPedido

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.id

Versão da camada de dados: Versão 2

  •   A variável seguinte é a "productsGtins", segue a configuração:

mceclip0.png

Nome: productsGtins

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: productsGtins

Versão da camada de dados: Versão 2

 

  •   A próxima variável é a OrderData:

orderdata.png

Nome: OrderData

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase

Versão da camada de dados: Versão 2

 

  •   Por fim, a última variável a ser configurada é a “prazoEntrega”, e o caminho é o mesmo, porém em “Tipo de Variável” selecione a opção “JavaScript personalizado”, assim será aberto um espaço para preenchimento no qual deverá utilizar o código abaixo da imagem; 

Nome: prazoEntrega

Escolher tipo: JavaScript personalizado

 

Copie o código abaixo, e cole no campo "Javascript personalizado":

function() {

var today = new Date();

var aux = new Date(today);

aux.setDate(aux.getDate() + {{deadline}});

var estimated = new Date(aux);

var estimatedMonth = estimated.getMonth() + 1;

var estimatedDay = estimated.getDate();

return estimated.getFullYear() + '-' +

        (estimatedMonth < 10 ? '0' + estimatedMonth : estimatedMonth) + '-' +

        (estimatedDay < 10 ? '0' + estimatedDay : estimatedDay)

}

 

Importante!

  É preciso que copie e cole o código inteiro descrito acima, iniciando em “function…” e finalizando com a chave “ } ”.

  Em primeiro momento até parece ser complicado, não acha? Mas fique tranquilo, pois agora faltam poucas configurações e já deu para perceber que seguindo o passo a passo não tem como errar.

 

4. Configurando o Google Tag Manager - Acionadores.

  Agora vamos para as configurações dos “Acionadores”:

  •   No menu esquerdo acesse Acionadores > Novo e crie o acionador conforme as informações abaixo:

Nome: EasyCheckout_OrderPlaced

Escolher evento: Evento personalizado

Nome do evento: purchase

  • O próximo acionador a ser configurado é o DOM, basta configurá-lo conforme imagem e informações abaixo:

Nome: DOM

Tipo de acionador: DOM Pronto

 

  • O último acionador é o "EasyCheckout_ProductsGtins", configure-o como demonstrado abaixo:

mceclip2.png

Nome: EasyCheckout_ProductsGtins

Tipo de acionador: Evento personalizado

Nome do evento: productsGtins

Este acionador é acionado em: Todos os eventos personalizados

 

5. Configurando o Google Tag Manager - Tags.

  E para finalizar a integração do Google Avaliações com sua loja virtual, veremos a criação/configuração das TAGs, lembrando que o caminho agora é Tags > Nova.

  •   A primeira Tag é a "Google Avaliações - Variáveis", segue as configurações:

mceclip3.png

Nome: Google Avaliações - Variáveis

Tipo de tag: HTML personalizado

Acionamento: EasyCheckout_OrderPlaced

 

Em "HTML", insira o seguinte código:

<script>
var OrderData = {{OrderData}};
var products = OrderData.products;
var productsGtins = [];
for (product in products) {
productsGtins.push({"gtin":products[product].ean});
};
dataLayer.push({
'event': 'productsGtins',
'productsGtins': productsGtins
});
</script>

 

  • A segunda e última Tag a ser criada é a "GoogleAvaliacao", segue a configuração:

 

Nome: GoogleAvaliacao

Tipo de tag: HTML personalizado

Disparar em: EasyCheckout_OrderPlaced

Disparar também em: DOM

 

Atenção!

  Deverá ser feita as alterações no código do Google, conforme sinalizado abaixo.

 

HTML personalizado:

<!-- BEGIN GCR Opt-in Module Code -->

<script src="https://apis.google.com/js/platform.js?onload=renderOptIn"

async defer>

</script>


<script>
var id_pedido = {{IdPedido}};
var email = {{email}};
var prazo_entrega = {{prazoEntrega}};
var gtin = {{productsGtins}};

window.renderOptIn = function() {

window.gapi.load('surveyoptin', function() {

window.gapi.surveyoptin.render(

{

"merchant_id": COLOQUE_SEU_ID_MERCHANT_AQUI,

"order_id": id_pedido,

"email": email,

"delivery_country": "BR",

"estimated_delivery_date": prazo_entrega,

"products": gtin,

"opt_in_style": "BOTTOM_TRAY"

});

});

}

</script>

<!-- END GCR Opt-in Module Code -->

<!-- BEGIN GCR Language Code -->

<script>

window.___gcfg = {

lang: 'pt-BR'

};

</script>

<!-- END GCR Language Code -->

 

Atenção!

  É preciso que você publique o CONTÊINER após realizar as configurações mencionadas acima, pois é através da publicação do Contêiner que as configurações serão aplicadas.

  A publicação é feita através do botão "ENVIAR", localizado no canto superior direito do Google Tag Manager.

  Apenas visualizando os códigos e nomes até parece ser complicada esta integração, mas seguindo o passo a passo acima você vai ver que é muito simples e rápido. Então, não deixe de utilizar esta ótima ferramenta.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Conteúdos Tray 

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