Como habilitar o Google Avaliações

    Habilitar o Google Avaliações é uma ótima maneira de gerar confiança e dar ainda mais credibilidade para a sua loja virtual, isso porque elas fornecem informações úteis e ajudam a sua empresa a se destacar. 

    Neste artigo você verá o passo a passo para configurar o Google Avaliações para receber as avaliações.

Requisitos para a integração

    Antes de habilitar o Google Avaliações, existem alguns requisitos que precisam ser seguidos. São eles: 

  • Crie a variável "nounce" no Google Tag Manager. Para ver o passo a passo dessa configuração, clique aqui
  • Antes de configurar o Google Avaliações, garanta que a sua loja esteja integrada ao Google Merchant Center e que seus produtos estejam no Google Shopping. Sem isso, a integração não funcionará. Clique aqui para ver o passo a passo de como fazer a integração
  • A integração com as avaliações do Google é feita via Google Tag Manager, exigindo a prévia integração deste com a sua loja. O código de integração está em "Minha Loja >> Ferramentas Google > Tag Manager". Clique aqui para mais detalhes sobre o GTM
  • Por fim, é preciso reivindicar a URL de sua loja para utilizar as ferramentas Google. Neste conteúdo você tem acesso a um tutorial completo de como reivindicar

⚠️ Atenção: 

Para exibir o Google Avaliações a loja deve atingir alguns requisitos mínimos, sendo normalmente necessário ter no mínimo 100 avaliações qualificadas, além de atender as políticas do Google. Confira todas as regras neste artigo.

    Com todos os passos acima realizados, é hora de darmos início às configurações para utilizar o Google Avaliações em sua loja. A seguir, acesse a sua conta do Google Tag Manager e crie as variáveis, acionadores e tags necessárias para essa integração. 

 

Configurando o GTM - Variáveis

  • No menu lateral do Google Tag Manager, clique em "Variáveis":

  • Agora clique em "Nova" e crie a variável conforme as informações abaixo:

Nome: deadline

Escolher tipo: variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.deadline

Versão da camada de dados: Versão 2

  • Salve a variável anterior e crie outra, acessando novamente "Variáveis > Nova". Configure esta nova variável como demonstrado abaixo:

Nome: email

Escolher tipo: variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: email

Versão da camada de dados: Versão 2

  • A próxima variável a ser configurada é a “IdPedido”, segue a configuração abaixo:

Nome: IdPedido

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.id

Versão de camada de dados: Versão 2

  •   A variável seguinte é a "productsGtins", veja a configuração abaixo:

Nome: productsGtins

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: productsGtins

Versão da camada de dados: Versão 2

  • A penúltima variável é a OrderData. Veja as configurações a seguir:

Nome: OrderData

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase

Versão da camada de dados: Versão 2

orderdata.png

  • Por fim, a última variável a ser configurada é a “prazoEntrega”. O caminho é o mesmo, porém a configuração do “Tipo de Variável” será “JavaScript personalizado”. Veja:

Nome: prazoEntrega

Escolher tipo: JavaScript personalizado

    Um espaço para preenchimento será aberto. Copie todo o código abaixo e cole no campo: 

function() {
  var today = new Date();
  var aux = new Date(today);
  aux.setDate(aux.getDate() + {{deadline}});
  var estimated = new Date(aux);
  var estimatedMonth = estimated.getMonth() + 1;
  var estimatedDay = estimated.getDate();
  return estimated.getFullYear() + '-' + (estimatedMonth < 10 ? '0' + estimatedMonth : 
  estimatedMonth) + '-' + (estimatedDay < 10 ? '0' + estimatedDay : estimatedDay);
}

Configurando o GTM - Acionadores

  • No menu lateral do Google Tag Manager, clique em "Acionadores":

  • Agora clique em "Novo" e crie a variável conforme as informações abaixo:

Nome: EasyCheckout_OrderPlaced

Escolher evento: Evento personalizado

Nome do evento: purchase

  • O próximo acionador a ser configurado é o DOM, basta configurá-lo conforme as informações abaixo:

Nome: DOM

Tipo de acionador: DOM Pronto

  • O último acionador é o "EasyCheckout_ProductsGtins", configure-o como demonstrado abaixo:

Nome: EasyCheckout_ProductsGtins

Tipo de acionador: Evento personalizado

Nome do evento: productsGtins

Este acionador é acionado em: Todos os eventos personalizados

 

Configurando o GTM - Tags

  • E para finalizar a integração do Google Avaliações, é hora de criar e configuras as Tags. No menu lateral do GTM, clique em "Tags":

  • A primeira Tag é a "Google Avaliações - Variáveis". Veja abaixo suas propriedades:

Nome: Google Avaliações - Variáveis

Tipo de tag: HTML personalizado

Acionamento: EasyCheckout_OrderPlaced

Em "HTML", insira o seguinte código:

<script nonce="{{nonce}}">
var OrderData = {{OrderData}};
var products = OrderData.products;
var productsGtins = [];
for (product in products) {
productsGtins.push({"gtin":products[product].ean});
};
dataLayer.push({
'event': 'productsGtins',
'productsGtins': productsGtins
});
</script>
  • Selecione a opção: Suporte para document.write

mceclip3.png

  • A segunda e última Tag a ser criada é a "GoogleAvaliacao", segue a configuração:

Nome: GoogleAvaliacao

Tipo de tag: HTML personalizado

Disparar em: EasyCheckout_OrderPlaced

Disparar também: DOM

  • É necessário realizar as alterações no código do Google conforme indicado abaixo:

HTML personalizado:

<!-- BEGIN GCR Opt-in Module Code -->

<script src="https://apis.google.com/js/platform.js?onload=renderOptIn"

async defer>

</script>


<script nonce="{{nonce}}">
var id_pedido = {{IdPedido}};
var email = {{email}};
var prazo_entrega = {{prazoEntrega}};
var gtin = {{productsGtins}};

window.renderOptIn = function() {

window.gapi.load('surveyoptin', function() {

window.gapi.surveyoptin.render(

{

"merchant_id": COLOQUE_SEU_ID_MERCHANT_AQUI,

"order_id": id_pedido,

"email": email,

"delivery_country": "BR",

"estimated_delivery_date": prazo_entrega,

"products": gtin,

"opt_in_style": "BOTTOM_TRAY"

});

});

}

</script>

<!-- END GCR Opt-in Module Code -->

<!-- BEGIN GCR Language Code -->

<script nonce="{{nonce}}">

window.___gcfg = {

lang: 'pt-BR'

};

</script>

<!-- END GCR Language Code -->
  • Selecione a opção: Suporte para document.write

⚠️ Atenção: Após configurar as opções mencionadas, clique em "ENVIAR" no canto superior direito do Google Tag Manager para aplicar as alterações feitas no CONTÊINER.

 

Habilitando o Google Avaliações através do tema

    Alguns temas oferecem atualmente a capacidade de incorporar o Google Avaliações por meio de sua edição. Para determinar quais temas suportam essa função, é recomendável consultar o manual do tema. 

  • O primeiro passo é gerar o script de avaliações. Se você não estiver familiarizado com esse processo, recomendamos consultar uma agência ou um profissional qualificado, pois esse script é gerado externamente;

  • Em seu Painel Administrativo, acesse "Minha Loja >> Aparência da loja >> Editar tema"

  • Dependendo do tema que você está utilizando, o local para inserir o script pode variar. É ideal validar com os desenvolvedores do tema para determinar quais layouts possuem essa funcionalidade e o local exato para inserir o script gerado.

Boas Vendas!

Equipe Tray.