Quando os e-mails da loja são disparados

    A plataforma possui alguns e-mails previamente configurados. Esses e-mails são disparados automaticamente conforme algumas ações ocorrem na loja virtual.     

    Neste artigo, você verá todos esses e-mails já configurados e em qual situação eles são enviados. 

  • Em seu Painel Administrativo, acesse "Configurações >> E-mails":

    Primeiramente, vamos tratar do "Layout Padrão Para E-mail". Podemos definir que este e-mail é basicamente um cabeçalho e uma assinatura de seus e-mails, onde apenas o corpo dele será alterado por um dos e-mails automáticos:

  • Veja na imagem abaixo a tag [mensagem]. Essa tag será automaticamente alterada para a mensagem de uns dos e-mails que veremos mais abaixo (de acordo com cada ação):

 

    A seguir, conheceremos os e-mails que serão utilizados no local da tag [mensagem]:

  • Cobrança Automática: Este e-mail serve como uma alerta ao lojista, pois será encaminhado sempre que um pedido estiver com 5 dias em aberto e sem a confirmação de pagamento;
  • Inclusão de venda intermediada: Este e-mail será enviado ao cliente que deu o lance. Com este e-mail ele conseguirá finalizar a compra;
  • Confirmação de Recebimento: E-mail disparado sempre que o pagamento de um pedido for confirmado;
  • Aviso de postagem da mercadoria SEM número de envio dos Correios: Este e-mail será disparado sempre que for incluída informações de envio no pedido, tais informações são, forma de entrega e data da postagem;
  • Aviso de postagem da mercadoria COM número de envio dos Correios: E-mail enviado quando informações de envio forem incluídas, (conforme e-mail acima) porém neste caso também irá conter o Código de Rastreio;
  • Aviso de postagem via tabela personalizada: Este e-mail será disparado sempre que a tabela de frete escolhida for uma tabela personalizada ou tabela por faixa de CEP, mas não podemos esquecer que ele será enviado quando forem incluídas as informações de envio no pedido;
  • Aviso de produto disponível na loja: Se um cliente acessar a página de um produto indisponível (sem estoque) e incluir um e-mail na opção "Avise-me quando estiver disponível", quando este produto voltar a ter estoque, será encaminhado este e-mail para informar ao cliente que o produto está disponível para compra;
  • Carrinho em aberto: O disparo deste e-mail é feito sempre após um período de tempo, que deverá ser configurado em "Configurações >> Configurações Gerais". Por padrão, vem configurado para ser enviado após 30 minutos do carrinho ter sido "abandonado";
  • Confirmação de Cadastro na Newsletter: Este é enviado quando o cliente insere seu e-mail e solicita receber newsletter em sua loja virtual. Ele serve para o cliente confirmar que deseja receber a newsletter, somente após esta confirmação o status dentro do painel administrativo será alterado para "Autorizou", tal status pode ser visto em "Marketing >> Assinantes Newsletter";
  • Cancelamento de Pedidos: E-mail encaminhado ao cliente quando o pedido é cancelado;
  • Dados do seu Pedido: Disparado assim que o cliente realiza um pedido na loja virtual, este e-mail terá dados referente ao pedido feito;
  • Cadastro de Cliente Realizado na Loja Virtual: Assim que o cliente realiza um cadastro na loja virtual, ele receberá este e-mail com as informações do cadastro dele;
  • Dados de Acesso do Cliente: Este e-mail somente é disparado de maneira manual, dentro da ficha do cliente em "Vendas >> Clientes", sendo um e-mail para redefinição de senha;
  • Cadastro Liberado para Compras: Quando é setada a configuração "Cadastros devem ser aprovados antes de realizar o login" é preciso que você libere o cadastro do cliente dentro do painel administrativo em "Vendas >> Clientes". Após a liberação, este e-mail será enviado para alertar o cliente sobre a liberação;
  • Envio de Bônus ao Cliente: Este e-mail será disparado quando você ou o cliente gerar um cupom de desconto através do Programa de Fidelidade;
  • Liberação de Pedido de Lista: Quando for configurada uma lista em sua loja virtual, há como não liberar os pedidos automaticamente. Caso tenha optado por esta configuração, é preciso que o "dono" da lista libere os pedidos através da própria central do cliente. Assim será enviado este e-mail para lembrá-lo de realizar este procedimento;
  • Criação de Lista: Sempre que for criada uma lista de desejos/casamento ou alguma outra, esse e-mail será disparado para o dono da lista, informando sobre a criação;
  • Aviso Inclusão de Cupom de Desconto: Quando gerar um cupom de desconto em seu painel administrativo, haverá a opção no final da página para enviar e-mail com informações (apenas Cupons para Clientes Específicos);
  • Aviso Inclusão de Cupom de Desconto de Troca: É disparado da mesma maneira que o item acima, com a diferença de que este é para quando o cupom configurado for de troca;
  • Recuperação de Senha de Acesso à Área do Cliente: Este e-mail será disparado somente através do painel administrativo, em "Vendas >> Clientes". Ao acessar a ficha de qualquer cliente, haverá a opção para enviar e-mail de recuperação de senha.

💡 Dica: Todos os e-mails acima podem ser editados. Isso significa que você poderá customizá-los e deixálos de acordo com a identidade visual da sua loja virtual. 

   

    Para personalizar os e-mails, clique em no e-mail que quer editar:

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.