📢 Atenção: Para identificar a disponibilidade da ferramenta, consulte seu plano. O Multi CD está atualmente em versão beta, o que implica que estamos ainda realizando ajustes e melhorias. Portanto, você pode encontrar alguns erros ou limitações durante o uso.
Um Centro de Distribuição (CD) serve como um ponto central para armazenar o estoque dos produtos para venda, com o intuito de despachá-los para clientes finais. Através dele, você conseguirá gerenciar a logística da sua loja com facilidade.
No artigo a seguir, você verá como ativar um Centro de Distribuição!
Passo a passo da ativação
Para liberar o recurso em sua loja, é necessário entrar em contato conosco. Nossa equipe irá analisar sua loja. Se a liberação for aprovada, um botão de acesso aparecerá no menu principal do seu Painel Administrativo. No momento, o recurso está em fase beta.
- Em seu Painel Administrativo, no menu lateral, vá em "Multi CD":
- Clique em "Ativar centro de distribuição":
- Em seguida, os seus produtos serão importados para serem gerenciados no painel do seu Centro de Distribuição:
- Com o Centro já criado e os produtos prontos para serem gerenciados, clique em "Acessar":
- O primeiro CD já será apresentado. Ele foi criado com base no endereço principal da sua loja, por isso a tag de "Principal":
Edições de um Centro de Distribuição
Se desejar, é possível editar um Centro de Distribuição já criado. Basta clicar em "editar".
Veja que é possível trocar o nome, endereço, e ao lado direito e o status:
⚠️ Ponto de Atenção: É essencial conferir os dados nesta tela, especialmente o bairro e número, pois podem ter diferenças após a importação automática.
Já na aba "Configurações", você pode realizar alguns ajustes:
- Formas de Envio: é obrigatório que seu CD tenha o máximo de formas de envio disponíveis e selecionadas. Se não houver nenhuma forma de envio, ele será desconsiderado na cotação. A função principal é desconsiderar formas de retirada que não se aplicam a esse CD;
- Faixas de CEP: você pode enviar produtos para qualquer CEP ou definir quais faixas prefere não atender deste centro de distribuição;
- Tags: as tags ajudam a organizar seus centros de distribuição em grupos para facilitar a gestão. Você pode adicionar várias tags a cada centro de distribuição. Este recurso é dedicado à segmentação de estoques, usando parâmetros via API entre a Tray e sua ferramenta integradora. Adequações podem ser necessárias.
Gerenciamento de produtos e estoques
Neste momento, os produtos já foram importados no Centro de Distribuição principal, e a quantidade de estoque corresponderá exatamente ao que você vê na plataforma.
Para editar o estoque, localize o produto em questão e clique em . Um modal será aberto na lateral para a atualização:
⚠️ Pontos de Atenção:
- O estoque do produto no Centro de Distribuição será atualizado automaticamente no estoque total da plataforma
- Ao criar outro Centro de Distribuição, será necessário ajustar o estoque para o local correto, conforme a quantidade de produtos e a disposição por CD
Como criar e gerenciar um novo Centro de Distribuição
- Para adicionar um novo Centro de Distribuição, clique em "+Adicionar centro" no botão lateral direito
- Neste momento, você deverá preencher as informações referentes a este Centro. Ao concluir, clique em "Salvar":
-
Os Centros de Distribuição serão exibidos à medida que forem cadastrados por você. Observe que no exemplo abaixo, temos 5 CDs registrados:
-
Para editar um Centro de Distribuição, clique em do CD desejado para atualizar as informações;
- Os Centros recém criados, não possuirão produtos, exigindo assim a importação de produtos. Para isso, clique em "+ Importar produtos":
- Na próxima etapa, selecione se deseja gerenciar todos os produtos da loja, produtos ativos, produtos por categoria ou itens específicos. Após essa definição, vá em "Importar produtos":
- Um pop-up será exibido. Nele você deverá confirmar a importação dos produtos selecionados anteriormente. Clique em "Confirmar importação":
- A seguir, você pode importar mais produtos ou visualizar quais foram importados:
-
Note que os produtos importados inicialmente começarão com o estoque zerado por padrão. Para incluir estoque, é necessário editar e inserir a quantidade disponível e clicar em "Salvar":
Configurações de um Centro de Distribuição
Você pode realizar várias configurações no Centro de Distribuição, incluindo:
-
Vincular pedidos ao Multi CD: selecione se deseja vincular os novos pedidos ao Multi CD. Essa funcionalidade é exclusiva para homologação entre sua loja e o seu sistema ERP/Hub. Para que o aplicativo funcione corretamente, é necessário mantê-la ativa;
- Se estiver inativo: os pedidos usarão o fluxo padrão da plataforma com o estoque consolidado da loja virtual, sem vínculo com o Multi CD;
- Se estiver ativo: os pedidos serão vinculados ao Multi CD, usando o estoque de cada centro de distribuição ativo.
- Critério de comparação: os produtos poderão ser enviados de diferentes centros de distribuição conforme a disponibilidade de estoque. Defina o critério para comparar as cotações de frete dos centros elegíveis, com base na prioridade de envio: menor preço de frete independente do prazo, menor prazo de frete independente do preço ou centro de distribuição com maior estoque;
-
Centro de distribuição principal: defina qual centro de distribuição será usado quando nenhum local for especificado. Apenas centros que atendem pedidos online podem ser definidos como principal.
Fluxo de pedidos
O Multi CD organiza pedidos automaticamente para facilitar o gerenciamento e o envio. Confira abaixo como funciona o fluxo:
- Criação do pedido: Quando o cliente finaliza a compra, o pedido é gerado e fica aguardando a confirmação do pagamento
- Pagamento Aprovado: Após a aprovação do pagamento, o pedido é automaticamente associado a um CD. Caso os itens estejam distribuídos entre diferentes CDs, o sistema realiza a separação de forma automática
- Acompanhamento de Pedidos: Os pedidos podem ser visualizados na lista geral ou filtrados por CD. Vale destacar que somente os pedidos com pagamento aprovado aparecem no Multi CD
- Notificação ao Cliente: Assim que o pedido é processado, um e-mail automático é enviado ao cliente com todos os detalhes, incluindo informações sobre a divisão, se houver
Configuração de E-mails
Para manter seus clientes informados sobre pedidos divididos, ajuste o template de e-mail utilizando as variáveis abaixo:
- [mensagem_multiplos_itens]: Explica sobre a divisão de itens
- [mensagem_multiplos_itens_pagamentos]: Detalha o pagamento e divisão
Acesse este artigo para aprender a configurar este e-mail em sua plataforma Tray.
Faixas de CEP
Você pode limitar o atendimento de pedidos com base em faixas de CEP. Quando configurada, a faixa de CEP associada a um CD indica que preferencialmente ele não será selecionado para atender pedidos daquela região. Caso não haja outra opção de CD disponível para atender o pedido, o sistema poderá considerar o CD restrito como alternativa, dependendo das configurações gerais de envio.
Regra de cotação de frete
O aplicativo permite você escolher a regra que será aplicada para eleger o centro de distribuição, selecionando a melhor opção de envio para cada pedido, com base nos critérios que você define, você pode escolher uma das regras abaixo:
- Menor preço de frete independente do prazo: Essa regra prioriza o frete mais barato, sendo ideal para estratégias que visam reduzir custos de envio. Pode ser vantajosa dependendo da política do lojista
- Menor prazo independente do preço: Foca no envio mais rápido, ideal para estratégias que buscam atender prazos curtos
- Centro de Distribuição com maior estoque: Essa regra não compara diferentes centros de distribuição, mas seleciona diretamente o CD com maior estoque disponível
Formas de envio por CD
Você pode associar ou desassociar uma forma de envio de um centro de distribuição. Ao desativar a opção, o CD não será incluído na cotação, e essa opção não aparecerá no carrinho. Desmarcar uma forma de envio em um CD é como se estivesse desativando a forma de envio daquela origem, ou seja, trata-se de uma decisão importante que impacta diretamente a disponibilidade de entrega para os seus clientes.
Limitações do Multi CD
Atualmente o Multi CD está em fase Beta, o que significa que ainda possui algumas limitações que podem impactar a operação da sua loja. Recomendamos que você acesse e leia este conteúdo com atenção para compreender esses pontos.
Esse conteúdo pode ser atualizado a qualquer momento; por isso, é importante revisá-lo periodicamente para se manter informado.
Boas Vendas!
Equipe Tray.