É imprescindível que o responsável pela loja virtual leia com atenção o nosso disclaimer para compreender todas as possíveis limitações e impactos que o uso do aplicativo MultiCD pode causar na operação da loja. A ativação de determinados recursos pode resultar em problemas operacionais específicos.
Este disclaimer está sujeito a alteração a qualquer momento, portanto, recomendamos revisitar o documento periodicamente para garantir que está atualizado com as condições mais recentes.
Data da última atualização: 31/10/2024
Segue abaixo os comportamentos previstos:
Sobre a criação de um pedido:
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Quando é criado um pedido manual ou caia um pedido em nosso sistema, nosso sistema somente irá tentar dividir/splitar o pedido caso o pedido seja do canal de venda “LOJA VIRTUAL” ou “PARTICULAR”, os demais canais entendemos que são referentes ao marketplace então sempre será direcionado ao CD principal.
Sobre a divisão/split de pedidos:
- Caso o pedido tenha mais de 1 item e esteja em CD diferentes será feito a divisão do pedido, porém a divisão só será realizada após o pagamento estiver aprovado.
- Após o pedido original ser aprovado, os demais pedidos criados a partir do pedido original terão a autorização de pagamento vinculada ao pedido original;
- Dentro do pedido original, na observação da loja, terá os valores consolidados do pedido original e os pedidos filhos terão a referência do pedido original em sua observação;
- Caso um pedido tenha valores adicionais/descontos, os valores serão divididos proporcionalmente aos valores dos pedidos/produtos, incluindo divisão de embalagens e cartões de presente;
- Quando ocorre um split em um pedido, o pedido original será editado automaticamente pelo sistema e serão criados outros novos pedidos conforme os envios de cada CD. A ficha do pedido pai ainda poderá sofrer edições através do painel administrativo, caso algum usuário realize alguma informação (qtd de produtos, valores, …) o multiCD não irá fazer trativas e esse pedido poderá ficar com dados inconsistentes;
- Estornos/Cancelamentos Parciais serão de forma off-line;
- Caso um pedido filho proveniente de um split venha ser cancelado manualmente, somente o pedido filho será cancelado individualmente e não refletirá nos demais pedidos relacionados a este split;
- Caso ocorra a devolução de 2 itens de CD distintos, o cliente final provavelmente vai devolver a um único endereço (conforme definido a estratégia do lojista), nessa situação nosso sistema não está previsto o retorno automático do estoque para o CD correto, em situações como essa pode ocorrer inconsistência no estoque, pois vamos retornar o estoque de origem, dessa forma o lojista precisa ajustar o estoque novamente.
Sobre o comportamento de "Baixas de estoque":
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O estoque do produto será subtraído do CD com base na regra estabelecida nas configurações (Menor preço, Menor Prazo, Maior Estoque);
- A configuração que será habilitada inicialmente como padrão, será de Menor Preço, podendo ser alterada via painel administrativo.
- Caso o produto/variação tenha apenas uma unidade em estoque e a mesma ser comprada, o estoque será debitado e o produto ficará Inativo devido ter zerado o estoque. Caso deseje reativar o produto, precisará inserir um novo estoque ao respectivo CD e marcar o produto como ativo no backoffice novamente;
- Nosso aplicativo irá respeitar a configuração de controle de estoque da loja, com as respectivas regras, /admin/#/mvc/adm/settings/products;
- Caso utilize o recurso “avise-me quando chegar” com a quantidade de estoque, você lojista não terá o controle por CD, a funcionalidade só será válida para o total dos estoques
- Caso a loja possua algumas configurações de frete na plataforma, pode ser que seja ignorada e a regra do MultiCD prevaleça. Ex “Configurações > Geral -> Exibir outras opções de frete quando existir Frete grátis”
- O campo de alterar estoque na lista de produtos, interna do produto será bloqueado e somente será possível alterar o estoque via app do multiCD
Sobre o comportamento de pedidos oriundos de marketplaces:
- Recomendamos que o seu CD principal seja 100% destinados aos marketplaces, porém é importante destacar que sempre o marketplace irá disponibilizar todo o seu catálogo com o total de estoque de todos os CDs;
- Pedidos de Marketplace serão direcionados para o CD principal e não terá o split;
- Caso um pedido seja gerado através do marketplace, vamos direcionar o pedido para e a baixa do estoque ao CD principal. Caso caia algum pedido com um item que não tenha estoque no CD principal, será necessário fazer as tratativas movendo fisicamente o produto de um local para o CD principal ou avaliando outra maneira de contornar essa situação;
- Caso o CD principal direcionado para pedidos do marketplace não tenha estoque suficiente, será feito a baixa no estoque do CD principal e ficará com o estoque negativo;
- Para vendas em marketplaces, é necessário utilizar o Centro de Distribuição (CD) principal com o mesmo endereço cadastrado na conta do marketplace, devido à geração de etiquetas e integração de emissão
Considerações gerais:
- Será possível buscar pedidos pela lista de pedidos principal ou visualizar pedidos por CD;
- Não iremos tratar impostos vinculados ao produto caso você utilize;
- Caso tenha configurado e ativo Compre junto e/ou Brinde em sua loja, é necessário se atentar que eles poderão ser enviados de CD diferentes, orientamos que o estoque seja redundante em ambos CDs caso aplicável;
- O estoque de brindes/Embalagens deverão ser disponibilizados em todos os CDs, pois caso o pedido que possua um brinde/embalagem sofra um split, será necessário o lojista despachar este produto;
- Relatórios da plataforma onde constam valores de pedidos serão afetados (Ticket médio & quantidade de vendas);
- Kits de produtos podem ser enviados de diferentes origens CD conforme a disponibilidade em cada CD e como será dividido os pacotes;
- Serão desconsiderados formas de envio que são tabelas de frete fixas personalizadas
- Caso utilize a Importação via Excel para estoque, não será possível atualizar os estoques dos CDs e a orientação é que não utilize esse recurso;
- Caso tenha alguma faixa de CEP configurada para evitar a priorização de determinadas regiões, não serão aplicáveis para pedidos de marketplace;
- Caso utilize uma ferramenta de cotação de frete (gateway de frete) que opera com o modelo de cobrança por cotação, informamos que o uso do nosso app pode aumentar os custos de cotação. Isso ocorre porque precisamos realizar cotações individualmente para cada origem em relação ao destino, o que pode gerar mais cotações do que o habitual.
- Aplicativos de B2B não estão compatibilizados (https://aplicativos.tray.com.br/busca/b2b)
- Tray Envios - Ainda não está compatibilizado a emissão de etiquetas através deste aplicativo;
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Gateways de Frete (Tray Envios / Frenet / Melhor Envio …)
- Geralmente em um app de gateway, é necessário selecionar a agência que estará vinculada com a forma de envio, atualmente só é possível selecionar uma única agência, porém com o Multi CD ativo o ideal é selecionar uma agência para cada CD, atualmente a maioria dos gateways não está compatíveis com esse recurso, para isso será identificar se seu gateway possui essa limitação e caso tenha, será necessário escolher uma transportadora que aceite o objeto de postagem em qualquer unidade, recomendamos verificar com Correios e Jadlog, pois elas têm uma tendência em permitir, porém, é necessário entrar em contato com a empresa terceira para entender os detalhes.
- Dependendo da transportadora a etiqueta pode estar vinculada com a agência de postagem selecionada, consulte detalhes com a transportadora.
- Se o objeto de postagem ser entregue em uma agência mais distante do ponto original selecionado, pode haver divergência no valor do frete, consulte detalhes com a transportadora.
- Ao habilitar ou ativar uma nova forma de envio, é necessário acessar as configurações do(s) respectivo(s) Centro de Distribuição para a opção ser exibida na cotação.
- Quando um Centro de Distribuição ser criado, todas as formas de envio virão ativadas para esse CD;
- O nome do Centro de Distribuição será exibido na etiqueta emitida pelo Backoffice
Sobre a transição entre lojas antes de ativar o MultiCd e após ativar:
- Caso sua loja possua pedidos (Pendente, Aprovado, Finalizado ou Cancelado) antes da ativação do MultiCD, vamos considerar que são “pedidos antigo” e caso eles sofram alguma atualização, será mantido a mesma origem, não vinculando a nenhum CD. Pedidos criados a partir da integração serão vinculados ao respectivo CD.
- Após a sincronização de estoque estiver ativa, não pode atualizar o estoque dentro da Lista de Produtos (Editar produto / Edição rápida), somente dentro do app do multi CD ou via integração com o ERP;
Adequações em ferramentas terceiras
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Realizar as adequações necessárias em conjunto com o ERP, para isso possuímos a documentação abaixo para a empresa responsável do ERP para realizar as adequações:
- Documentação para adequações necessárias no ERP (Multi CD Tray)
- Orientamos ao liberar a sincronização de estoque, deixar o estoque somente de 1 ou poucos produtos no outro cd e testar aos poucos.
- Cadastrar todos os seus CDs para deixar pronto para começar as adaptações em conjunto com seu ERP.
Boas Vendas!
Equipe Tray.