Como Personalizar os E-mails da Loja?

    Os e-mails são de extrema importância para uma loja virtual. Afinal, os seus clientes com certeza querem receber atualizações sobre o andamento do seu pedido. 

    Sabendo disso, na plataforma Tray alguns e-mails transacionais já vêm previamente configurados por padrão com disparos automáticos. Entretanto, a melhor parte é que caso queira, poderá editar esses e-mails e personalizá-los conforme queira e de acordo com a identidade visual de sua loja, e até mesmo criar novos e-mails para que substituam os padrões da loja.

    Os e-mails criados a partir deste artigo poderão ser utilizados, por exemplo, para o Workflow de Pedidos, visto neste link.

    Dito isso, vamos as configurações necessárias? 

  • Em seu painel administrativo acesse "Configurações >> E-mails":

  • Serão exibidos todos os e-mails transacionais da sua loja e em qual momento eles são disparados. Para visualizá-los, basta clicar em “Editar”; 

  • Será aberta a página já na aba de edição do e-mail onde poderá incluir, remover ou alterar informações contidas no e-mail:

  • No botão “Visualizar e-mail” é possível visualizar como o e-mail editado está ficando, lembrando no momento do disparo as tags são alteradas para as informações correspondentes a elas;

  • Na seção “Configurações”, poderá ativar ou desativar o envio da mensagem automaticamente e também, se configurar como ativo, poderá selecionar a cada quantos dias o e-mail deverá ser  disparado.

    Lembrando que a aba “Configurações” está disponível para alguns e-mails apenas.

  • Poderá também na seção “Configurações” setar se deseja que seja enviado um relatório para a loja ou não;

🚨 Atenção: O e-mail padrão (Layout (Aparência) Padrão) deverá conter a tag “[mensagem]” para que seja capturada a mensagem do e-mail que deve ser disparado.

Por exemplo: se o e-mail a ser disparado é o de carrinho abandonado, o e-mail que será disparado é o “Layout (Aparência) Padrão” e constando a tag [mensagem] dentro do mesmo, será alterada a tag pela mensagem completa do e-mail “Carrinho Abandonado”. Assim caso não conste esta tag, nenhum e-mail disparado terá suas informações completas. Na imagem abaixo é possível analisar a tag que não poderá ser removida.

  • Caso queira, poderá também criar um novo e-mail personalizado clicando em "+Criar e-mail extra". Lembrando que as abas disponibilizadas serão as mesmas e terão as mesmas funcionalidades das informadas nos itens acima;

💡 Dica: Os e-mails criados poderão ser utilizados nos workflows para personalização de status e e-mails para os pedidos realizados em sua loja, visualize a maneira de criá-los em sua loja neste link.

Boas Vendas!

Equipe Tray.