Tarifas sobre vendas nos marketplaces

     A Tray, como prestadora de serviços de software na modalidade SaaS (Software as a Service), software como um serviço, possui integrações com marketplaces, como Mercado Livre, Magalu, Americanas Marketplace, Via, Amazon, NetShoes, Dafiti, Madeira Madeira, Olist, Leroy Merlin, Kabum, Mobly, WebContinental, Grupo Pão de Açúcar, Renner, Camicado, Shopee, SHEIN, entre outros.

    Através deste artigo, viemos comunicar que no modelo operacional da Tray, existe tarifa sobre o valor das vendas geradas através dos marketplaces.

⚠️ Atenção: A taxa de 1% associada ao uso das integrações de marketplaces é aplicada a todos os pedidos, independentemente do status final. Isso significa que todas as transações (pedidos) feitas serão tarifadas.

    Se você contratou ou migrou seu plano a partir de 15 de outubro de 2024, clique aqui para ver a taxa para as vendas nos marketplaces. Para planos contratados antes dessa data, acesse este link, localize o plano da sua loja e verifique.

    Para saber mais sobre os termos e condições que estabelecem a sua relação com a Tray, clique aqui para ter acesso ao nosso Contrato e Políticas. 

Cobrança sobre Vendas

    A cobrança é feita com base nas vendas realizadas no mês anterior. Por exemplo, a cobrança de maio se refere às vendas realizadas entre 1º e 30 de abril. Da mesma forma, a cobrança de junho abrange as vendas feitas entre 1º e 31 de maio, e assim sucessivamente para os meses seguintes.

🚨 Pontos de Atenção! 

  • Neste conteúdo, estamos mencionando apenas as tarifas que a Tray cobra sobre as vendas nos Marketplaces, as comissões cobradas pelos próprios Marketplaces deverão ser validadas diretamente com os mesmos;
  • Essa tarifa apenas será cobrada caso você tenha vendas nos marketplaces, ou seja, se por acaso você acabou de abrir sua conta nos marketplaces e ainda não fez nenhuma venda no mês, então não haverá tal cobrança.

 

Por que Existe a Tarifa sobre as Vendas nos Marketplaces?

    Essa cobrança existe para garantir a infraestrutura necessária (física, lógica e humana) para manter de maneira online e ativa, de modo que os produtos sejam enviados para os marketplaces e os pedidos sejam recebidos e gerenciados no painel administrativo da loja. A integração ativa realiza sincronização automática, permite a gestão de preços diferenciados entre canais de vendas, relatório de acompanhamento de integridade, painel de vendas, notificação de vendas novas, gestão individualizada por canal, envio de dados de notas fiscais, envio de código de rastreio, entre outros serviços.

    Estrutura:

  • Física: Máquinas, equipamentos e links de dados no data center;
  • Lógica: Licenças de Softwares;
  • Humana: Equipe dedicada ao tratamento de assuntos relacionados aos marketplaces e suporte técnico.

Como Validar as Tarifas?

    Se desejar, você poderá acompanhar a tarifa de 1% ao mês para já ter noção de quando será o valor da fatura referente a comissão.

    Abaixo, veremos como validar as tarifas advindas dos marketplaces ativos e dos marketplaces passivos. 

  • Validando Comissões de Marketplaces Ativos

    Acesse "Marketplaces". Escolha o marketplace com integração ativa. Em "Pedidos", clique em "Relatório de cobranças".

    Agora basta selecionar o mês e o marketplace desejado para que a cobrança de comissão seja gerado. Um arquivo será disponibilizado para que você possa validar e analisar. 

  • Validando Comissões de Marketplaces Passivos

    Acesse "Vendas >> Relatórios >> Extrato de pedidos". Selecione o período de cobrança, após isso, um relatório será exibido para você acompanhar essas tarifas.

    Reiteramos que essa medida se faz necessária para garantir a integração nativa na plataforma junto aos mais relevantes players do mercado, dar sustentabilidade operacional, manter as evoluções necessárias recorrentes e a infraestrutura da operação de marketplaces.

    Em caso de dúvidas, estaremos sempre à disposição!

Boas Vendas!

Equipe Tray.