Finalizamos a criação do recurso e integração com o WhatsApp Conversational, uma poderosa forma de aumentar as conversões da sua loja virtual.
Mas para já esclarecer o que é WhatsApp Conversational, é a possibilidade de ter mensagens ativas e receptivas através do número integrado à API do WhatsApp.
Veja um exemplo de como funciona:
No painel administrativo da sua loja virtual, no menu "Marketing >> WhatsApp", é onde você faz a integração com a API do WhatsApp. Ela permite que você crie pop-ups para capturar números de WhatsApp dos clientes, e também permite a criação de campanhas automáticas de mensagens para recuperar carrinhos abandonados e também converter os clientes que visitam os mesmos produtos frequentemente.
Anteriormente as mensagens eram apenas "ativas", ou seja, o recurso enviava a mensagem com os links para os clientes, mas não era possível manter uma conversa caso o cliente respondesse esta mensagem.
Com esta novidade, agora as mensagens são "Ativas" e "Receptivas", isso significa que você poderá manter uma conversa com o cliente através do mesmo número integrado à API do WhatsApp.
Pois quando qualquer cliente responder alguma mensagem das suas campanhas, você receberá isso no painel da sua loja virtual e poderá conversar com ele já por ali.
Mas afinal, onde vou interagir com o cliente do WhatsApp através do meu painel administrativo?
Pelo recurso de Chat, que agora permite a integração com o WhatsApp (mesmo número da integração com a API), com redes sociais como Facebook (Messenger) e Instagram (Direct) e é claro, o próprio chat da sua loja virtual.
Para ter toda esta praticidade de atendimento em um único lugar é preciso utilizar dois recursos em conjunto na Tray, mas fique tranquilo, é bem simples para ativá-los e configurá-los, e vamos te ajudar com isso.
Então, vamos às configurações:
Observações:
- Caso você já utilize o recurso de Chat da Tray na sua loja, poderá pular a etapa de configuração dele que verá neste artigo e caso utilize já o WhatsApp para Campanhas Inteligentes (WhatsApp API), poderá também pular a etapa relacionada a este assunto que será abordada neste artigo. Caso não tenha nenhum dos dois recursos instalados em sua loja Tray, veja o artigo completo com atenção!
- Confira como funciona o consumo de créditos para a utilização das mensagens via WhatsApp neste link!
- Vamos começar pela integração com o WhatsApp API.
- Vá em Marketing >> WhatsApp.
- Acesse Marketing >> WhatsApp >> Contratar.
- Na sequência, vá na aba Configurações >> WhatsApp API e clique em Começar, leia o forms com atenção e depois clique em Enviar.
- A segunda etapa é o preenchimento de dados no Facebook para solicitar a aprovação do número.
- Após solicitar a a provação do número junto ao Facebook na etapa anterior, você poderá acompanhar o status de aprovação no passo 3.
ATENÇÃO: Os plugins (pop-ups) possuem regras pré-estipuladas para apresentação, entretanto, também dependem da ação do cliente final, ou seja, pode variar de cliente para cliente devido ao comportamento do mesmo em sua loja virtual.
- Recebendo a confirmação de que o número já está aprovado, você poderá iniciar a configuração do Plugin (pop-up), para isto, vá em Plugin >> + Criar Plugin.
- Lembrando que estes pop-ups servirão para capturar os números de whatsapp de clientes interessados em sua loja em troca de um cupom de desconto.
- Na sequência, poderemos criar as campanhas automáticas, são elas:
- Campanha para conversão de carrinhos abandonados.
- Campanha para conversão de clientes que vistam frequentemente o mesmos produtos.
- Lembrando que estas campanhas são disparadas de forma automática, ou seja, você configura uma única vez e pronto.
- Estas duas funções já existiam na integração com o WhatsApp API e todos os detalhes sobre o funcionamento e criação de plugins e campanhas, você poderá acompanhar por este artigo.
Agora vem a novidade!
- Você poderá fazer a integração do WhatsApp API (mesmo número utilizado) para integrar com o Chat da Tray.
- Para isso, clique em Chat.
- Faça a contratação e ativação do plano de chat em questão.
- E depois confirme a ativação do mesmo.
Configurando o Chat
- Dentro do Chat, inicie por Configurações, conforme indicado na imagem.
- Na sequência, conecte seu chat com as redes sociais, para poder atender os clientes também do Messenger e do Direct do Instagram.
- Na aba WhatsApp, você deverá ativar o número de WhatsApp que já foi aprovado com o Facebook e que está integrado na Tray lá na aba "Marketing >> WhatsApp".
- As conversas dentro da ADM da sua loja virtual, ficarão separadas e identificadas de ondem vieram (qual canal), por exemplo, na imagem abaixo dá para ver conversas que vieram através do WhatsApp e conversas que vieram do próprio chat da loja virtual.
Agora vamos configurar um ou mais bots de atendimento.
- Em seu Painel Administrativo, clique em "Marketing >> Chat para sua loja";
- Clique em "Estúdio de Automação" no menu lateral do aplicativo;
- Foi disponibilizada uma nova versão de criação de bot com uma experiência muito mais fluída e simples de utilizar, confira na aba "Construtor de bots" e dê um nome para o bot (controle seu).
- Agora você deverá escolher quais ações você quer que o Bot realize e crie o fluxo ideal para esta automação, sendo as opções:
- Envio de Mensagens;
- Perguntas;
- Direcionamentos;
- Validações; e
- Integrações.
⚠️ Ponto de Atenção: Caso queira um passo a passo completo sobre a criação do Bot, confira este artigo!
- Outra super novidade é a conexão com o catálogo de produtos do WhatsApp, para poder encaminhar produtos já conversa com seus clientes.
- Para ativá-lo e integrá-lo, vá em "Loja >> Conectar Facebook".
- Crie um catálogo.
- Agora acesse o Gerenciador do WhatsApp para vincular o catálogo.
- Escolha o catálogo criado ou um já existente, atenção neste momento para selecionar corretamente o catálogo e não vinculá-lo a um que não mais utiliza.
- Você receberá a confirmação de que o catálogo foi conectado.
- Volte à página da plataforma Tray e clique em "Já conectei, continuar".
- Agora clique em "Ver todas integrações".
- Para acelerar o processo de sincronização de catálogo, clique em "Sincronizar".
- Após o catálogo ter sido sincronizado e seus produtos terem sido aprovados pelo Facebook.
- Você poderá marcá-los nas conversas de WhtasApp conforme imagem abaixo, clicando em "Catálogo" e depois marcando os produtos desejado.
São inúmeras novidades dentro dos mesmos recursos.
Sabemos que parece ser complicado, mas na verdade o que nos causa esta impressão é justamente ter muitas novidades e novas possibilidades de fazer negócio, o que com certeza é algo positivo.
Aproveite este lançamento e venda mais!
Boas Vendas!
Equipe Tray.