O Chat da Tray é uma ferramenta incrível, pois permite que você atenda seus clientes em tempo real, e o melhor: diretamente do painel da sua loja virtual.
Neste artigo, você verá como potencializar ainda mais esse recurso através da criação de bots. Os bots são assistentes virtuais disponíveis 24 horas por dia para receber os seus clientes de forma personalizada, criando então fluxos de atendimento que melhorarão a experiência de sua loja, e claro, aumentarão a sua conversão.
Ainda não instalou o “Chat para sua loja”? Clique aqui para conhecer a ferramenta!
Criando um ChatBot
- Em seu Painel Administrativo, clique em "Marketing >> Chat para sua loja";
- Clique em "Estúdio de Automação" no menu lateral do aplicativo;
- Foi disponibilizada uma nova versão de criação de bot com uma experiência muito mais fluída e simples de utilizar, confira na aba "Construtor de bots" e dê um nome para o bot (controle seu).
Mensagens
Permite o envio de mensagens personalizadas, arquivos ou mesmo o envio de um catálogo, normalmente estas mensagens são configuradas para alinhar expectativa sobre o atendimento com o cliente ou, por exemplo, para mensagens de saudações:
Perguntas
São integrações que o Bot irá fazer com o cliente para obter alguma informação do cliente, por exemplo, nome, e-mail, número do pedido e muito mais:
Direcionamentos
São os caminhos que a conversa irá tomar, por exemplo, ser encerrada, direcionada a um time específico, configuração de horário de atendimento, entre outros.
Validações
Esta função serve para identificar alguma informação que esteja vinculada ao cliente, fazendo assim direcionamentos específicos, por exemplo, se o campo "cliente vip" estiver preenchido, o atendimento deve ser direcionado ao time de prioridade alta.
Super Integrações
Permite que você integre seu chat a sistemas externos para permitir ainda mais otimização e personalização em seus atendimentos.
Usando o Construtor de Bots
O novo Construtor de Bots tem uma criação de fluxos muito mais fluído, uma vez que permite você utilizar a técnica "Clique e Arraste".
Neste modelo de construção, você clica sobre o item/etapa que deseja adicionar ao Bot e coloca ele na ordem que desejar, conforme vídeo abaixo:
⚠️ Pontos de Atenção: Não se esqueça que as etapas de interação do bot que está construindo devem ter um fim, isso significa que ao final da conversa com o Bot, ele precisa encerrar a conversa, encaminhar a algum atendente ou mesmo, a algum time.
Após criar o seu bot e salvá-lo, você deverá ativá-lo.
- Para ativar o bot criado, clique em "Três Pontos (lado direito) >> Ativar".
- No mesmo local, você poderá inativar um bot que esteja ativo.
Modelos Pré-Configurados
⚠️ Pontos de Atenção: Os modelos Pré-Configurados estão disponíveis apenas na versão inicial do criador de bots, sendo assim, o mesmo não está disponível no novo construtor de bots.
Para ativar os modelos pré-configurados, basta selecionar um dos modelos, e escolher um nome para posteriormente você poder identificá-lo no painel. Esse nome é para organização interna, isso significa que ele não ficará visível para o seu cliente.
Onde:
- Qualificação de contato: Obtenha informações do seu contato e identifique se essa é uma boa oportunidade de venda de um jeito simples e rápido;
- Conectar com vendas: Identifique oportunidades de negócio e conecte-as rapidamente com seu time de vendas;
- Anotar pedido e conectar: Use seu bot para coletar os pedidos de seus clientes e entregá-los para seu time de vendas fechar o negócio;
- Pré-agendamento de reunião: Automatize o agendamento de reuniões do seu time para atender melhor os seus clientes.
Criando o seu Próprio Bot
Caso os modelos pré-configurados não estejam de acordo com a necessidade da sua loja, você poderá criar o seu próprio bot e personalizar toda a experiência desde o início.
Para isso, selecione a opção "Criar meu bot do zero" na página inicial, ou "Criar novo bot" em sua lista de boas. É possível alterar o nome que aparecerá em seu chat, bem como o avatar do bot:
⚠️ Atenção: Lembre-se de utilizar os formatos JPG, PNG ou GIF com 80x80 pixels de dimensão e com tamanho máximo de 200 KB.
Construindo o Fluxo do seu Bot
O Bot opera por meio de etapas de conversas, que podem ser acrescentadas clicando no ícone "+" do seu Painel:
Essas mesmas etapas são divididas em:
- Mensagens: São enviadas apenas para leitura, isso é, sem que o cliente precise interagir. As mensagens são enviadas seguidas. Por exemplo, caso você configure 3 etapas de mensagens, as 3 serão enviadas na interação do bot. Agora, se você selecionar a opção "Envie um arquivo", para enviar documento ou imagem durante a interação com o bot, use arquivos de até 30MB de áudios, imagens, vídeos e documentos.
⚠️ Atenção: Atualmente não é possível receber dentro da ferramenta de chat imagens e áudio, apenas enviar.
- Perguntas: São etapas que precisam de uma interação do cliente, respondendo via texto ou seleção de opções. O bot só seguirá a conversa após esta interação.
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- Pergunta de múltipla escolha: Esta etapa disponibiliza opções para que o seu cliente possa seguir por caminhos diferentes em sua conversa;
- Pergunte qualquer coisa: Nesta etapa, você pode fazer qualquer tipo de pergunta ao seu cliente e salvar a resposta para usar em outro momento da conversa.
As respostas são salvas na conversa via campos de pessoas, e o bot salva essas respostas para utilizar em um outro momento da conversa. Dessa forma você terá todas as informações necessárias para seguir com o atendimento de forma mais otimizada e assertiva.
- Direcionamentos: As etapas de Direcionamentos são utilizadas para direcionar o fluxo da conversa e o seu cliente para o canal de comunicação mais adequado para resolver o problema, ou esclarecer a dúvida.
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- Defina um horário de atendimento: Nesta etapa é possível criar um horário customizado de atendimento para que o seu bot fique disponível em horários específicos;
- Direciona a conversa para o time: Distribui as conversas sem atribuir a um grupo ou agente específico;
- Direciona a conversa para um agente: Distribui a conversa especificamente para um agente cadastrado como usuário do seu chat para realizar o atendimento da loja;
- Direcione a conversa para um grupo: Distribui a conversa para um grupo de agentes;
- Encerre a conversa do bot: Esta etapa encerra a interação do bot com o seu cliente;
- Reservar conversa para um grupo: Nesta etapa é possível passar a conversa sendo atendida pelo bot para um grupo (como Suporte ou Vendas, por exemplo) removendo a conversa da visualização geral "Conversas do Bot".
- Validações: As etapas de validação servem para direcionar a conversa de seu bot de acordo com as informações de seu cliente.
As etapas de validação servem para direcionar a conversa de seu bot de acordo com as informações de seu cliente.
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- Identifique novos clientes: Esta etapa possibilita identificar se um contato é um cliente ou um lead com base suas informações, direcionando ele por caminhos diferentes de acordo com a definição;
- Valide uma informação: Este campo existe para que você possa personalizar ainda mais o atendimento do seu bot, e agilizar sua qualificação de lead, integrando também com outras ferramentas que você utiliza para gerenciar a loja. Você pode, por exemplo, segmentar a conversa de acordo com o perfil do cliente, como gênero, faixa etária ou perfil de cliente.
- Superintegrações:
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- Conecte a outro sistema: neste tipo de etapa, você integra o seu Chatbot a outros sistemas, automatizando diversos processos de sua operação, conectando com ferramentas já utilizadas para sua gestão.
Ativação do Bot
Agora que você já configurou todo o fluxo, você deve selecionar onde o seu bot irá impactar seus clientes dentro da loja. Ou seja, quais páginas deseja que ele apareça.
- Todas as páginas onde o chat aparece: aparecerá em todas as páginas em que o chat está configurado. Você pode adicionar uma exceção, caso prefira que o bot não seja ativado em algumas páginas específicas, como por exemplo, o checkout.
- Apenas em páginas específicas: O bot ficará ativo apenas nas páginas adicionadas.
É importante que você adicione a URL completa. Uma dica é entrar na página escolhida como se você fosse um cliente, isso é, copiar o link e colar no campo de configuração do bot.
- Pesquisa de satisfação: É possível aplicar uma pesquisa de satisfação ao final do atendimento, para receber opiniões de seus clientes e descobrir rapidamente se o seu bot precisa ser revisado.
Feito isso, selecione "Salvar e ativar", e pronto! Agora sua loja possui um atendimento automatizado e personalizado de acordo com as necessidades dos seus clientes
Caso precise editar, inativar ou excluir seu bot, realize o procedimento abaixo:
Neste mesmo botão, você tem a possibilidade de duplicar o Bot para canais como Messenger, Instagram e WhatsApp.
Boas Vendas!
Equipe Tray.