Como sabemos, o acompanhamento das conversões de suas campanhas do Google Ads é muito importante, pois através dele você conseguirá definir de melhor maneira o perfil de seus clientes, fazendo com que posteriormente você tenha uma campanha de marketing muito mais assertiva com aumento nos resultados! Para que possa incluir o código de acompanhamento de conversão corretamente em sua loja, deverá utilizar a ferramenta Google Tag Manager.

  Para criar/acessar sua conta Google Tag Manager, clique aqui!

  Seguem as configurações que realizaremos neste artigo.

  1. Variáveis
    1. Primeira Variável: transactionTotal
    2. Segunda Variável: checkoutTotal
    3. Terceira Variável: userId
    4. Quarta Variável: OrderID
  2. Acionadores
    1. Primeiro Acionador: EasyCheckout_OrderPlaced
    2. Segundo Acionador: EasyCheckout_Confirmation
  3. Tags
    1. Primeira Tag: Global site Ads
    2. Segunda Tag: userId Remarketing
    3. Terceira Tag: Acompanhamento de conversões Google Ads
  4. Enviando os dados

 

  Então vamos às configurações:

  Atenção: Para que você consiga utilizar o Google Tag Manager é preciso que a URL de sua loja esteja reivindicada, para isto, veja este outro artigo!

  O primeiro passo que devemos realizar é criar as variáveis, logo após os acionadores e por fim as tags! Veremos estas configurações passo a passo, exatamente como devem ser criadas.

- Variáveis

  Atenção: Caso já tenha seguido o artigo Google Ads - Remarketing e realizado suas configurações, clique aqui para pular as variáveis que se repetem para ambas as configurações. Caso ainda não tenha seguido o artigo citado anteriormente, siga as instruções a seguir.

  Ao acessar o contêiner já reivindicado no Google Tag Manager como descrito anteriormente, acesse no menu lateral esquerdo a opção "Variáveis", e clique em "Nova" para criar uma nova variável, como demonstrado no print a seguir.

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip0.png

Atenção: A imagem acima se trata de uma tela do Google Tag Manager e não do painel administrativo Tray. Todas estas configurações deverão ser realizadas no próprio Google Tag Manager.

  •   Para escolher o tipo da variável, basta clicar na bola do centro e depois ao lado direito escolha o tipo, de acordo com as informações deste manual, como você verá mais abaixo (os tipos de Acionador e Tag são criados da mesma forma):

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip0_-_1.png

  Agora que explicamos como realizar o procedimento de criação de uma nova variável e como selecionar o seu tipo, vamos ver as configurações de cada uma delas para que possamos criá-las corretamente!

Primeira Variável: transactionTotal

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: ecommerce.purchase.actionField.revenue
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: transactionTotal
  • Salve o nome e a variável transactionTotal estará criada como segue:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip4.png

 

Segunda Variável: checkoutTotal

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: checkoutTotal
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: checkoutTotal
  • Salve o nome e a variável checkoutTotal estará criada como segue:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip5.png

 

Terceira Variável: userId

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: userId
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: userId
  • Salve o nome e a variável userId estará criada como segue:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip7.png

 

Quarta Variável: OrderID

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: ecommerce.purchase.actionField.id
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: OrderID
  • Salve o nome e a variável OrderID estará criada como segue:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip6.png

 

  Até aqui configuramos todas as variáveis necessárias para incluirmos o código de Acompanhamento de Conversões do Google Ads, agora vamos para a próxima etapa, que é a configuração dos Acionadores!

- Acionadores

  Atenção: Caso já tenha seguido o artigo Google Ads - Remarketing e realizado suas configurações, clique aqui para ir para a seção de configurações das Tags que faltam ser configuradas, pois todos os acionadores já estão criados e algumas Tags. Caso ainda não tenha seguido o artigo citado anteriormente, siga as instruções a seguir até o fim do artigo

  Logo acima do acesso às Variáveis no menu esquerdo do Google Tag Manager, encontraremos os Acionadores! Acesse a opção "Acionadores", e clique em "Novo" para criar um novo acionador, como demonstrado no print a seguir:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip8.png

  •   Para selecionar o tipo do acionador, assim como nas variáveis, clique no ícone central para acessar os tipos, como demonstrado a seguir:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip10.png

  Agora que explicamos como realizar o procedimento de criação de um novo Acionador e como selecionar o seu tipo, vamos ver as configurações de cada um deles para que possamos criá-los corretamente!

Primeiro Acionador: EasyCheckout_OrderPlaced

  • Acesse Acionadores » Novo, escolha o tipo "Evento Personalizado"
  • Em "Nome do evento", insira: purchase
  • Em "Este acionador é disparado em", selecione: Todos os eventos personalizados
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para o acionador: EasyCheckout_OrderPlaced
  • Salve o nome e o acionador EasyCheckout_OrderPlaced estará criada como segue:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip11.png

 

Segundo Acionador: EasyCheckout_Confirmation

  • Acesse Acionadores » Novo, escolha o tipo "Evento Personalizado"
  • Em "Nome do evento", insira: EasyCheckout_Confirmation
  • Em "Este acionador é disparado em", selecione: Todos os eventos personalizados
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para o acionador: EasyCheckout_Confirmation
  • Salve o nome e o acionador EasyCheckout_Confirmation estará criada como segue:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip12.png

 

  Até aqui configuramos todas as variáveis e acionadores necessários para incluirmos o código de Acompanhamento de Conversões do Google Ads, agora vamos para a próxima etapa, que é a configuração das Tags!

- Tags

   Logo acima do acesso aos Acionadores no menu esquerdo do Google Tag Manager, encontraremos as Tags! Acesse a opção "Tags", e clique em "Nova" para criar uma nova Tag, como demonstrado no print a seguir:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip13.png

  Para as Tags, é necessário configurar a Tag e também selecionar o Acionador que fará o disparo desta Tag nas páginas de sua loja, enquanto que as variáveis que criamos anteriormente, serão vinculadas na configuração de cada uma das 3 Tags que criaremos.

  •   Clique no ícone central do campo "Configuração da tag" para acessar os tipos de Tag, como demonstrado a seguir:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip14.png

 

  Atenção: Para a configuração das Tags a seguir, será necessário que tenha em mãos o "Código de Conversão" e o "Rótulo de Conversão" obtidos em sua conta do Google Ads.

  • Acesse em sua conta do Google Ads as seguintes opções: Ferramentas » Conversões » Clique no nome da conversão » Selecione a opção "Configuração da Tag".
  • Neste local serão apresentados ambos os dados que deverão ser inseridos nos campos indicados nas configurações das Tags a seguir.

 

Primeira Tag: Global site Ads

  • Acesse Tags » Nova, escolha o tipo "HTML Personalizado"
  • Em "HTML", insira o código a seguir:
<script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=AW-9999999999"></script>
<script>
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
gtag('js', new Date());

gtag('config', 'AW-9999999999');
</script>

  Importante: É necessário alterar os códigos destacados em vermelho (AW-9999999999) no código apresentado anteriormente pelo seu próprio "Código de Acompanhamento Google Ads", para que a Tag dispare para o Google Ads de sua loja corretamente. Caso não saiba que código é este clique aqui e veja como consegui-lo.

  • Em Acionamento, clique no ícone central e escolha o acionador "Todas as Páginas (All pages)".
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a Tag: Global site Ads
  • Salve o nome e a tag Global site Ads estará criada como segue:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip17.png

 

Segunda Tag: userId Remarketing

  • Acesse Tags » Nova, escolha o tipo "HTML Personalizado"
  • Em "HTML", insira o código a seguir:
<script>
gtag('event', 'page_view', {
'send_to': 'AW-9999999999',
'local_pagetype': 'conversionintent',
'local_totalvalue': {{transactionTotal}} || {{checkoutTotal}},
'user_id': {{userId}}
});
</script>

  Importante: É necessário alterar os códigos destacados em vermelho (AW-9999999999) no código apresentado anteriormente pelo seu próprio "Código de Acompanhamento Google Ads", para que a Tag dispare para o Google Ads de sua loja corretamente. Caso não saiba que código é este clique aqui e veja como consegui-lo.

  • Em Acionamento, clique no ícone central e escolha o acionador: EasyCheckout_Confirmation
  • Clique no botão + e inclua o segundo acionador: EasyCheckout_OrderPlaced
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a Tag: userId Remarketing
  • Salve o nome e a tag Global site Ads estará criada como segue:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip19.png

 

Terceira Tag: Acompanhamento de conversões Google Ads

  • Acesse Tags » Nova, escolha o tipo "Acompanhamento de conversões Google Ads"
  • Em "Código de conversão" insira o seu Código de Acompanhamento Google Ads
  • Em "Rótulo de conversão" insira o seu Rótulo de Conversão Google Ads
  • Em "Valor da Conversão" insira exatamente: {{transactionTotal}}
  • Em "ID do pedido" insira exatamente: {{OrderID}}
  • Em "Código da moeda" insira exatamente:  BRL
  • Em Acionamento, clique no ícone central e escolha o acionador: EasyCheckout_OrderPlaced
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a Tag: Acompanhamento de conversões Google Ads

- Enviando os dados

  Pronto! Finalizamos as configurações das Variáveis, Acionadores e Tags necessárias para esta integração e agora é importante que você publique estas configurações para que sua loja dispare os dados que criamos acima.

  •   Acesse no menu superior do Google Tag Manager, no canto direito o botão "Enviar", como segue na imagem a seguir:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip23.png

  • Na tela a seguir deixe configurado para "Publicar e criar versão" e então clique em "Publicar", como segue:

Google_Ads_-_Acompanhamento_de_Convers_o__360016348531__mceclip24.png

  •   Caso queira dar um nome e inserir uma breve descrição do que foi configurado nesta versão, poderá incluir nesta etapa, e então, basta clicar em "Continuar" para finalizar a publicação e carregar estas Tags em sua loja.

  Pronto, a integração com o acompanhamento de conversões do Google Ads foi realizado com sucesso, mas não se esqueça de validar se, de fato, todas as configurações foram realizadas de acordo com este manual.

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

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