O que é a LGPD e como aplicá-la

    Você já ouviu falar sobre a LGPD? A LGPD, ou Lei Geral de Proteção de Dados, foi aprovada em agosto de 2018 e entrou em vigor em 18 de setembro de 2020. Essa lei visa principal garantir a segurança jurídica dos dados dos usuários, com maior controle sobre como essas informações são coletadas, administradas e armazenadas.

    Além disso, a lei garante ao usuário o direito de solicitar a exclusão de seus dados pessoais a qualquer momento.

    Você pode consultar todas as informações desta lei clicando aqui.

Qual o objetivo da LGPD?

    O principal objetivo da LGPD é garantir a segurança jurídica dos dados dos usuários, assegurando maior transparência sobre como as informações estão sendo coletadas, armazenadas e utilizadas.

    Além disso, a lei assegura aos usuários o direito de solicitar a exclusão de seus dados a qualquer momento, o que lhes dá mais controle sobre suas informações pessoais.

Como a plataforma Tray atuará em relação à LGPD?

    A LGPD já está em vigor e, você precisa para se adaptar para evitar multas. A Tray já desenvolveu algumas mudanças para ajudar os lojistas a se adequarem à LGPD, tais como:

Aceite de uso de dados

    Em todas as páginas onde o cliente pode se cadastrar ou realizar login, já foi implementada uma mensagem informando que, ao prosseguir, o cliente concorda com o uso dos dados fornecidos. Isso ocorre tanto durante o cadastro quanto no login, caso o cliente já tenha fornecido dados anteriormente.

    Além disso, no processo de checkout, antes de realizar a compra, já está visível uma mensagem adicional informando que, ao continuar, o cliente concorda com as políticas da loja.

Registro de logs

    Caso o cliente entre em contato ou acione judicialmente a loja sobre a LGPD, já será possível acessar os registros de cada pedido na aba "Visita", onde estará indicada a data em que o cliente concordou com os termos.

    A Tray já implementou uma solução que permite que o cliente visualize e confirme todos os termos da loja, gerando automaticamente o log de consentimento.

Páginas institucionais

    Além dos recursos citados, temos o recurso Páginas da loja, onde você pode incluir informações sobre a LGPD nas páginas de Termos de Uso e Política de Privacidade, bem como criar outras páginas com detalhes sobre contratos de compra e venda, políticas de segurança, trocas e devoluções.

Dica: Cada loja deve criar suas próprias políticas, pois não há um padrão aplicável a todas. Evite o plágio, criando conteúdo original para sua loja e suas políticas.

Configuração extra que você poderá fazer

    Além das funcionalidades mencionadas, você já pode configurar modais informativos e personalizados com suas próprias políticas de cookies e dados, utilizando o editor HTML disponível para todas as lojas Tray. Essa configuração adicional é de responsabilidade da loja, pois a coleta de dados personalizada não é realizada pela plataforma Tray.

    Caso ainda não tenha feito, comece a configurar as políticas de uso de dados de sua loja para garantir que seus clientes estejam cientes da segurança de seus dados.

Boas Vendas!

Equipe Tray.