Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente em seu site, por padrão, sua loja já vem com o EasyCheckout ativado.
O EasyCheckout é um sistema desenvolvido para facilitar a navegação dos clientes, que unificou as três páginas apresentadas para a finalização de compra, numa página única (OnePage Checkout). Para visualizar a lista de recursos do EasyCheckout, acesse este link.
Após escolher o produto que deseja comprar, o cliente da loja é direcionado para esta OnePage, onde faz o seu cadastro, calcula o frete e escolhe a forma de pagamento, sem passar de uma página para outra. Antes, o cliente realizava todos esses processos em uma página: fazia o cadastro em uma página, calculava o frete em outra página, e por fim, escolhia a forma de pagamento em uma última página.
Como mencionamos, esse sistema já vem habilitado em sua loja.
Como Acessar o EasyCheckout em sua Loja
- Em seu Painel Administrativo, acesse "Configurações". Em "Pagamento", clique em "Organização no checkout":
- A tela abaixo será exibida. Existem aqui alguns recursos que são bem úteis para a sua loja. Veremos abaixo cada um deles:
Formas de Pagamento
Através desse item, é possível editar o nome e o subtítulo do grupo de pagamento. Para alterar o nome de exibição do grupo de pagamento, clique no botão :
Veja abaixo uma simulação onde vamos editar a opção "Boleto Bancário":
Não esqueça de salvar! Após realizar as alterações, os grupos de pagamento aparecerão para o comprador com os textos que você configurou:
O subtítulo poderá ser configurado tanto para os grupos principais como para os subgrupos de pagamento.
Personalizar Layout
Por padrão, as cores dos elementos visuais da página EasyCheckout são cinza e verde. Porém, é possível personalizar as cores de sua página, deixando com o mesmo visual de sua loja.
Você será direcionado, então, à tela de configuração das cores, podendo personalizar todos os elementos visuais.
Veja abaixo quantas possibilidades existem para a customização. Neste artigo, você encontra o passo a passo de como realizar as personalizações:
Sincronizar Dados
Basicamente, esse botão serve para agilizar as alterações em seu checkout. Por exemplo, caso tenha feito alguma alteração no painel da loja que ainda não refletiu no checkout, você pode sincronizar esses dados.
Dito isso, veremos agora um pouco da experiência que o seu cliente terá com o EasyCheckout.
Aparência e Navegação no Easycheckout
Após o seu cliente escolher o produto, selecioná-lo e definir a forma de envio, ao clicar no botão "Comprar", a OnePage do Easycheckout abrirá, onde então, algumas informações serão preenchidas, em quatro passos, nesta página única:
As informações iniciais (1) que serão solicitadas, são: e-mail, nome completo, CPF e telefone:
Após preencher os dados iniciais, logo abaixo (2) serão solicitados dados sobre o endereço: e a forma de envio que foi escolhida (a forma de envio foi escolhida no momento da simulação do frete, antes de selecionar o botão "Comprar"):
Já em Formas de Envio (3), será exibida a forma de envio que foi escolhida pelo cliente. Ao clicar em "Ver outras formas de envio", é possível escolher outra possibilidade, se o cliente desejar:
Para finalizar, serão solicitados os dados da forma de pagamento (4). Lembrando que as formas de pagamento apresentadas serão mostradas de acordo com as configurações feitas, no Gerenciamento de Grupos. Neste campo, caso o cliente possua um cupom de desconto, ele consegue inserir nesta etapa:
O cliente escolherá a forma de pagamento conforme apresentado. Segue uma imagem como exemplo, caso seja selecionada a opção Cartão de Crédito:
Realizando uma Nova Compra na Loja, após Cadastro Efetuado
Quando o cliente realizar uma nova compra, não será preciso fazer um novo cadastro e nem fornecer senha. No Easycheckout, as informações são gravadas e conferidas pelo cliente, ao fazer uma nova compra. Ele também não precisará informar a senha:
Ao clicar na opção correta, o cliente será redirecionado para escolher a forma de pagamento e finalizar o pedido.
Atualização dos Dados Cadastrais do seu Cliente
Pode ocorrer a necessidade de alteração de dados do seu cliente, devido a troca de endereço, telefone ou e-mail. Ou, informações do endereço.
Essa opção é necessária apenas se o cliente desejar alterar algo do cadastro. Caso contrário, ele poderá prosseguir com o processo de compra, sem senha.
Ao optar por "editar", será solicitado que o cliente realize uma identificação, fornecendo:
- O e-mail e a senha usados na loja (caso tenha);
- Acesso usando o perfil do Facebook ou login com o Google;
- Recebendo um código de acesso somente para a compra atual:
Após selecionar o tipo de acesso desejado, o cliente poderá efetuar a edição dos dados.
Se ele não tiver senha ou até mesmo se esqueceu, ele deverá clicar na opção "Esqueci ou não tenho senha", para receber em seu e-mail, uma senha para realizar as alterações que deseja.
O sistema automaticamente encaminhará um e-mail para a redefinição:
Comprando na Loja com Cadastro de Marketplace
Quando um cliente efetua uma compra em um marketplace, o endereço de e-mail associado a essa transação é protegido no painel da sua loja, ocultando os detalhes completos. No entanto, existe a possibilidade desse comprador utilizar esses mesmos detalhes para efetuar uma nova compra em sua loja, sem a necessidade de realizar um novo cadastro. Para entender melhor esse processo, acesse este artigo.
Regras Relacionadas aos Dados a serem Preenchidos
Dados Pessoais do Cliente
- O campo de senha não será mais apresentado (o comprador rebecerá um e-mail para criá-la);
- Apenas um telefone é obrigatório (independente se é uma linha móvel ou fixa);
- A obrigatoriedade do campo CPF e CNPJ respeitará a configuração da feita no painel administrativo (lembrando apenas que alguns intermediadores de pagamento obrigam o envio do CPF, em algumas situações ele se tornará obrigatório independente da configuração da loja);
- Ao finalizar a etapa, o cliente será inserido no cadastro de clientes, no painel administrativo.
Endereço de Entrega
- O campo complemento não é obrigatório;
- A forma de envio poderá ser alterada e será realizado o recálculo da forma de pagamento, sem sair da página;
- As formas de frete são as mesmas do carrinho (preços, restrições);
- Apesar de exibir as formas de frete, não é exibido desconto progressivo ou cupom de desconto. Para utilizar o desconto progressivo e cupom de desconto é necessário acessar o carrinho;
- O endereço de cobrança diferente do endereço de entrega será apresentado apenas na opção de pagamento por cartão.
Formas de Pagamento
- As opções de pagamento (cada forma selecionada e configurada) seguem as configurações feitas no painel administrativo;
- Não são demonstradas as mensagens adicionais
- A forma de pagamento "Transferência - Banco do Brasil" não é exibida em dispositivos móveis devido à baixa experiência de uso.
Para os Cartões
- O reconhecimento do cartão ocorre através do formato de seus números e caso o sistema não o-reconheça, as bandeiras de cartões serão apresentadas para o cliente selecionar;
- A opção de trocar a forma de pagamento escolhida pelo e-mail que é enviado ao cliente, pode ser feita normalmente.
Configuração dos Grupos de Pagamento
- O grupo poderá ser ativado e desativado a qualquer momento, independente se a forma de pagamento está ativa na loja;
- Ao desativar um grupo, as formas de pagamento configuradas na loja permanecem normalmente;
- Poderá ser modificado o nome do grupo, mas pedimos certa atenção para não ocorrer a quebra de linha;
- As formas de pagamento que estiverem inativas na loja, não serão demonstradas no EasyCheckout;
- Caso um grupo de pagamento tenha todas as formas de pagamento desativadas no painel administrativo, o grupo não será apresentado;
- Caso o lojista não acesse o EasyCheckout para escolher a forma de pagamento que deverá ser demonstrada inicialmente, será apresentada a primeira que retornar do banco de dados;
- Não serão demonstradas as mensagens adicionais.
Cliente Realizando um Novo Acesso/Nova Compra
- No momento que o cliente inserir o e-mail e clicar na opção "continuar", será automaticamente verificado se ele já possui um cadastro na loja. Confirmando que o cadastro existe, será feita uma solicitação de confirmação cadastral;
- O cliente poderá errar três vezes e deverá aguardar 60 minutos para tentar fazer o login novamente, com o mesmo e-mail;
- Se o cliente fizer o acesso usando o Facebook, não será preciso aguardar.
Boas Vendas!
Equipe Tray.