Diferentemente de uma loja física, as lojas virtuais não possuem funcionários para auxiliar os seus clientes na localização de produtos, por isso, pensando em facilitar a experiência de seus clientes, é necessário que você, lojista, faça uma categorização direta, simples e de fácil compreensão, afinal, essa configuração poderá interferir positivamente no resultado de suas vendas.

Antes de começar a cadastrar suas categorias, crie um projeto ou, simplificando, faça um rascunhos com toda a estruturação até você conseguir ter a visão ideal das suas categorias em sua loja. Crie uma "árvore" de categorias de fácil entendimento.

Veja abaixo um exemplo de categorização de 3 níveis e 2 níveis:

Exemplo:

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Agora veja um rascunho de um projeto de categorização elaborado especificamente para uma loja de roupas. Note que em uma planilha, fica fácil a visualização do seu projeto de categorização. Aqui você consegue fazer todos os ajustes necessários antes de cadastrar definitivamente em sua loja virtual:

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Você pode a qualquer momento, incluir, apagar ou editar as categorias, porém, com um projeto realizado com um pouco de planejamento prévio, você irá realizar poucas mudanças após cadastrado as suas categorias. É importante que você não fique substituindo categorias com muita frequência, pois seu cliente irá se acostumar com a disposição dos itens e poderá não encontrar os produtos após você mudar as categorias. 

  Vamos lá:

  •  Acesse "Produtos >> Categorias >> Adicionar Categoria":

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  • Após clicar em adicionar categoria, defina se ela estará ativa ou não, ou seja, se será exibida na loja ou não;
  • Depois escolha o "Nível da Categoria", isso é: categoria principal, subcategoria 1 ou subcategoria 2;
  • Por último, defina o nome da sua categoria:

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Agora, é preciso definir as características da sua categoria. Antes, vamos entender um pouco mais sobre características:

Lembre-se:

  a - Variações: são atributos que o cliente terá uma ação de clique para escolha, por exemplo, escolher o tamanho (P, M, G, GG) da camiseta e o tamanho (35, 36, 40) de um sapato;

  b - Características de categorias: sua aplicabilidade é diferente. As características são usadas para que você tenha condições de realizar filtros em sua loja ou apenas você demonstrar informações sobre o produto. Permite que você coloque vários atributos como, por exemplo, Tipo de Tecido, Solado, Palmilha, entre outros. São informações que o cliente terá visibilidade, mas não terá ação nenhuma de clique para escolher, exceto filtrar. Será usado em filtros de categoria em sua loja virtual, além de ser de extrema importância para passar informações relevantes do seu produto.

  • Agora, selecione as características que os produtos cadastrados nesta categoria poderão ter:

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  • Para ordenar a apresentação das características em seus produtos, basta clicar e arrastar, conforme a animação abaixo:

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  •   A seguir temos as configurações de SEO da Categoria:

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  • Título da categoria: O título será utilizado pelos buscadores como o Google. Lembre-se da importância do SEO.

Atenção: Todo o SEO é de extrema importância para o sucesso de uma loja virtual, desta maneira é altamente recomendado que sejam feitas pesquisas ou até mesmo a contratação de uma agência especializada no assunto, pois irá influenciar e muito na localização e consequentemente no ranqueamento de suas páginas nos sites buscadores como o Google, por exemplo.

  • Descrição completa (meta description): utilize as principais palavras-chave desta categoria na descrição, lembrando que esta descrição deve ser atrativa, além de despertar o interesse do cliente para que ele clique e acesse a página da sua categoria (esta descrição é apresentada no Google quando sua loja aparece nos resultados);
  • Palavras chaves (meta keywords): coloque as palavras-chave relacionadas a esta categoria (aquelas que você utilizou em sua descrição);
  • Endereço da categoria: defina o endereço de sua categoria após o domínio de sua loja, lembrando que é importante que esta URL seja amigável, ou seja, curta, sem "espaços" e sem caracteres especiais;
  • Descrição para categoria: você poderá incluir uma descrição para a categoria, lembrando que esta descrição também é importante para o Google, então, utilize novamente as principais palavras-chave nesta descrição e lembre-se também que ela é apresentada em sua loja virtual na página da categoria antes dos produtos:

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Dica

  Caso você esteja copiando o seu texto de algum lugar que já contenha uma formatação, desta forma na hora de colar recomendado colar o texto sempre apertando "Ctrl + Shift + V". Assim, a formatação antiga do texto não terá interferência.

Por fim, você pode incluir um termo de aceito na categoria. O termo de aceite não é uma prática muito utilizada, porém se o seu negócio demanda esta necessidade, poderá ativá-lo e digitar o termo de aceite.
Por exemplo, em uma loja de bebidas alcoólicas, o lojista pode criar o seguinte termo de aceite: "Ao aceitar os termos desta loja, você afirma ter 18 anos ou mais e se responsabiliza pela compra":

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Apesar das configurações de cadastro de categorias serem simples, é necessário que faça o planejamento de suas categorias antes do cadastro, pois como mencionamos acima, além de guiar o seu cliente, melhora a experiência de compra, e consequentemente, na receita de seu e-commerce.

Boas vendas.

Equipe Tray ;)

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