As imagens e os vídeos são o primeiro contato que seus clientes terão com seus produtos. Por isso, valorizar a experiência do consumidor nesses aspectos faz toda a diferença.
Neste artigo, você verá como adicionar imagens e vídeos em seus produtos, e também quais as regras de inclusão desses recursos.
Incluindo Imagens em seus Produtos
- Em seu Painel Administrativo, acesse "Produtos >> Lista de Produtos"
- Localize o produto que deseja incluir as imagens e clique em "Editar":
- Na página aberta, desça até encontrar as opções "Imagens & vídeo":
- Clique no botão "Adicionar imagem+" para poder localizar as imagens em seu computador para incluí-las em seu produto
⚠️Atenção: Se a sua imagem for do tipo PNG, o nome do arquivo não deve ser, por exemplo, imagem.jpeg ou imagem.jpg. Caso isso ocorra, o sistema irá recusá-la. Portanto, renomeie as imagens antes de enviá-las. Da mesma forma, se o tipo da imagem for JPEG e o nome do arquivo estiver como imagem.png, altere para imagem.jpeg.
- Após selecionar e confirmar as imagens, elas serão carregas na página de criação/edição do produto
- Salve a página do produto, pois caso contrário, a imagem não será salva!
Regras de Inclusão de Imagens nos Produtos
Agora que já sabe como incluir novas imagens em seus produtos, vamos às regras:
-
Imagem Principal: A imagem principal é a que será destacada nas vitrines da loja, nas páginas de categorias, e será a primeira que o cliente verá ao acessar a página do produto
-
Imagem Adicional: As demais imagens, além da principal, são consideradas adicionais. Os clientes podem ver essas imagens através do navegador de imagens nas páginas dos produtos
Se desejar, você pode clicar e arrastar as imagens para alterar a ordem de exibição:
-
Os arquivos de imagem devem estar em uma das seguintes extensões: JPG, JPEG e PNG. Caso tente inserir uma imagem com qualquer outra extensão, mesmo que a plataforma carregue a pré-visualização, ao salvar o produto, a plataforma rejeitará a imagem
- O tamanho da imagem a ser adicionada deverá ser de até 2000 x 2000 pixels e de 350 Kb
- Caso o arquivo tenha dimensionamento maior que 2000 x 2000 pixels, a plataforma tentará redimensionar a imagem para que se encaixe no padrão 2000 x 2000, não conseguindo, rejeitará a inclusão dessa imagem
-
Caso o tamanho da imagem seja maior que 350 KB e menor que 2 MB, a plataforma tentará ajustar a imagem para ficar dentro do limite de 350 KB. Se não conseguir, a imagem será rejeitada
- Se a imagem inserida tiver um tamanho maior que 2 MB, a plataforma rejeitará o upload desta imagem no ato, não realizando o pré-carregamento da imagem e tentativas de redimensionamento
⚠️Atenção: Caso a plataforma rejeite a inclusão das imagens por algum dos motivos citados acima, a página do produto será salva normalmente, entretanto, as imagens não serão carregadas, e a plataforma demonstrará os motivos no topo da página de cadastro/edição dos produtos.
Resumidamente, vamos definir o padrão aceito para o cadastro de imagens:
- Extensão JPG, JPEG e PNG;
- Tamanho (peso) 350 Kb;
- Dimensão (altura x largura) 2000 pixels
Incluindo Vídeos em seus Produtos
- Acesse o vídeo desejado no próprio YouTube;
- Com o vídeo aberto, clique com o botão direito do mouse e depois em "Copiar Código de Incorporação".
Veja a animação abaixo:
- Agora, cole o código de incorporação no campo "Endereço do Vídeo (url)" e salve no final da página.
Veja, por exemplo, o código de incorporação do vídeo acima:
Pronto, vídeo cadastrado com sucesso! Ele será exibido na página do produto, sempre após as imagens. As imagens aparecerão primeiro, seguidas pelo vídeo.
💡 Conteúdos que podem te ajudar:
📄 Otimização de imagens para SEO: qual a importância e como fazer na prática
Boas Vendas!
Equipe Tray.