Os Correios são uma das transportadoras parceiras do Tray Envios. No artigo a seguir, você verá como que os fretes funcionam.
Modalidades
As modalidades dos Correios disponível no Tray Envios são PAC, SEDEX e Mini Envios.
Dimensões
As dimensões aceitas pelos Correios são:
PAC e SEDEX:
- Mínimo: 1 cm (altura) x 8 cm (largura) x 13 cm (comprimento)
- Máximo: 100 cm por lado, com a soma dos três lados até 200 cm
- Peso: até 30 kg
Mini Envios:
- Mínimo: 1 cm (altura) x 8 cm (largura) x 13 cm (comprimento)
- Máximo: 4 cm (altura) x 16 cm (largura) x 24 cm (comprimento)
- Peso: até 300 g
⚠️Atenção: Uma taxa adicional poderá ser aplicada para formatos não mecanizáveis (esfera, cilindro) ou dimensões acima de 70 cm, além de itens disformes como sacos de grãos, travesseiros ou embalagens irregulares.
Serviços Adicionais
Os Correios são a única transportadora parceira do Tray Envios que oferece os serviços de Mão Própria (MP) e Aviso de Recebimento (AR).
Uso de envelopes de segurança nos envios dos Correios
Os Correios aceitam envios em envelopes de segurança, que, quando postados nas agências, são medidos e pesados manualmente, reduzindo erros nas dimensões. Já os envios deixados nas unidades do Melhor Ponto - Pegaki são medidos por máquinas, que podem falhar ao calcular envelopes de plástico, resultando em possíveis cobranças extras.
Se usar envelopes de segurança, prefira postar nas agências dos Correios. Para o Melhor Ponto - Pegaki, recomendamos embalagens de papelão.
Entrega
Mini Envios:
Conta com 1 tentativa de entrega. Se falhar, o destinatário deve retirar o pacote na agência indicada no rastreamento em até 7 dias. Após esse prazo, o envio é devolvido ao remetente.
PAC:
Conta com 2 tentativas de entrega. Caso não sejam bem-sucedidas, o pacote deve ser retirado na agência em até 7 dias, ou será devolvido.
SEDEX:
Conta com 3 tentativas de entrega. Se falharem, o pacote deve ser retirado na agência em até 7 dias. Sábados são considerados úteis em algumas capitais e municípios de SP.
⚠️ Pontos de Atenção:
- Os Correios podem entregar o pacote sem assinatura se encontrarem um local seguro, e não há obrigação de fornecer comprovante eletrônico;
- Restrições de entrega podem acontecer devido a problemas de acesso (alagamentos, desmoronamentos, áreas de risco, entre outros). A entrega pode ser feita com atraso ou o pacote fica disponível para retirar na agência dos Correios por até 7 dias.
Para mais detalhes sobre prazos e restrições, consulte o site dos Correios.
Devolução
A solicitação de suspensão de entrega e devolução dos envios com os Correios pode ser feita diretamente no painel de controle do Tray Envios.
Avarias, extravios, roubos, violações e indenizações
Sinistro (avaria, extravio, violação, furto ou roubo) e indenização com os Correios:
Nos casos de sinistro como avaria, extravio, violação, furto ou roubo constatados pelos Correios, é possível solicitar indenização. No entanto, é necessário seguir os procedimentos exigidos pela transportadora.
Avarias e Violações:
Se houver avaria ou violação do pacote durante o transporte, os Correios realizarão uma análise para determinar se a indenização é devida. Se o destinatário perceber a avaria ou violação após o recebimento, entre em contato com o nosso time de atendimento. Faremos o registro de um Pedido de Informação (PI) nos Correios para solicitar uma análise.
Você pode acessar o PI diretamente aqui. Para isso, basta inserir o código de rastreamento do envio e o CNPJ do Melhor Envio (15.165.312/0001-22), nosso parceiro de logística. O prazo para que os Correios processem a indenização por avaria é de 30 dias após a resposta ao PI, e o pagamento da indenização ocorre em até 45 dias. O valor será creditado na Melhor Carteira do remetente.
⚠️ Atenção: O prazo para contestar avarias e violações é de 30 dias corridos, contados a partir da data de entrega.
Roubo/Furto
Roubo de um objeto é reconhecido pelos Correios quando o status "Objeto roubado dos Correios" aparece no rastreamento. Nesse caso, os Correios abrem um PI automaticamente e têm até 3 dias úteis para fornecer uma resposta.
Acompanhe o PI aqui, inserindo o código de rastreamento e o CNPJ do Melhor Envio (15.165.312/0001-22), nosso parceiro de logística. Se o envio estiver em atraso e não houver PI em aberto, entre em contato com o nosso suporte para reportar a situação.
Extravio
Os Correios iniciam um PI para investigar objetos extraviados quando o envio está em atraso. O acompanhamento pode ser feito através do mesmo processo para PIs.
⚠️ Atenção: O prazo total para buscar um objeto extraviado é de 30 dias corridos após o registro da suspensão de entrega. Após o fechamento do PI, se o objeto não for localizado, a indenização será paga conforme o valor informado na criação da etiqueta de frete. O valor será creditado na Melhor Carteira em até 45 dias.
Modalidade Mini Envios
A seguir, você verá como o processo de indenização funciona da modalidade Mini Envios.
O Tray Envios monitora os fretes de Mini Envios e, em caso de atraso, abre um Pedido de Informação (PI) nos Correios. Os Correios têm até 5 dias úteis para responder. Você pode acompanhar o PI através do link usando o código de rastreamento e o CNPJ do Melhor Envio (15.165.312/0001-22).
Caso não haja PI aberto para o atraso ou os Correios não respondam em 5 dias, entre em contato conosco através do time de atendimento.
Existem dois resultados possíveis para o PI:
- Entrega do objeto
- Objeto não encontrado: os Correios iniciam uma busca, que pode levar até 30 dias.
Se a carga for encontrada, é devolvida ao remetente, e o valor do frete é creditado na Melhor Carteira em até 45 dias. Se a carga não for encontrada, o extravio é confirmado, e os Correios indenizam o valor do frete e do seguro (se houver). O valor é repassado na Melhor Carteira em até 45 dias.
Indenizações
Os valores máximos de indenização dos Correios são:
- SEDEX: R$ 35.571,17
- PAC: R$ 4.184,84
- Mini Envios: R$ 104,62
O que é declaração de conteúdos dos Correios e quem pode usar?
A declaração de conteúdo é obrigatória para envios não comerciais feitos pelos Correios, substituindo a nota fiscal quando esta não é exigida.
⚠️Atenção: Toda carga entre estados ou municípios deve ter nota fiscal, ou declaração de conteúdo.
A declaração de conteúdo pode ser usada por qualquer remetente que não tenha finalidade comercial no envio de suas cargas. No caso de Microempreendedores Individuais (MEI), mesmo que o envio tenha caráter comercial, a legislação permite que não seja necessário emitir nota fiscal quando o destinatário for pessoa física.
Para gerar a declaração de conteúdo ao enviar algo pelos Correios, basta criar a etiqueta de frete na nossa plataforma e selecionar a opção “Declaração de conteúdo” no formulário de envio. Em seguida, preencha os campos com as informações do produto.
É importante lembrar que o preenchimento da declaração de conteúdo é obrigatório. Além disso, o valor total dos produtos declarados deve corresponder ao valor segurado informado na cotação do frete.
⚠️Atenção: O valor declarado deve ser igual ao valor segurado no frete.
Como preencher o valor segurado do meu envio pelos Correios?
O campo Valor segurado deve refletir o valor do produto enviado e garante o seguro da carga em caso de sinistro (avaria, furto, roubo ou extravio). Embora não seja obrigatório preenchê-lo, ele serve como base para a indenização. Se deixado em branco, a indenização será baseada no seguro automático dos Correios, cujo valor é de R$ 25,63 para PAC e SEDEX, e R$ 12,82 para Mini Envios.
O valor segurado deve ser igual ao declarado na nota fiscal ou na declaração de conteúdo. Caso ocorra um sinistro, a indenização será o valor exato preenchido no campo "Valor segurado". Se o campo não for preenchido, o seguro automático será utilizado.
Os valores máximos de indenização variam por modalidade: PAC (R$ 4.184,84), SEDEX (R$ 35.571,17) e Mini Envios (R$ 104,62). Esses limites determinam o valor máximo de indenização em caso de sinistro.
Boas Vendas!
Equipe Tray.