Já ouviu falar em Redirecionamento 301? Para melhor compreensão, veja o exemplo abaixo:
Imagina que você tem uma categoria bem ranqueada nos sites buscadores e essa mesma categoria possui vários acessos. Entretanto, por algum motivo, o link para acessar essa página mudou.
Seria frustrante para você perder essa fonte de tráfego e seria frustrante também para a experiência do seu cliente, não é mesmo?!
É neste ponto que o procedimento de Redirect entra. Basicamente, através do Redirecionamento 301, vamos informar que a categoria X agora é a categoria Y. Sendo assim, caso o seu cliente acesse a categoria X pelo endereço antigo, ele será redirecionado para a categoria Y com a nova URL.
Existem duas maneiras de fazer o redirecionamento: manualmente ou via planilha. Neste artigo veremos como realizar esse procedimento via planilha.
Criando o seu Modelo de Arquivo:
A realização do Redirect 301 através de planilhas exige que o seu arquivo tenha colunas com informações relevantes para a importação desse Excel.
- Acesse "Aplicativos >> Importação de Dados via Excel >> Importar Categorias >> Incluir modelo para importação":
Agora, será necessário configurar o nosso modelo de arquivo para importação. Veremos abaixo o que cada campo significa:
- Nome do modelo: Basicamente, aqui devemos definir o nome deste modelo. Esse item será utilizado para o seu controle e identificação dos modelos criados. Por exemplo, "Teste Redirect";
- Número da linha para iniciar a importação: Informe o número da linha para iniciar a importação, ou seja, defina a partir de qual linha o sistema deverá ler as informações de sua planilha. Considere uma planilha onde as informações das categorias comecem na linha 5, dessa forma, é necessário inserir o número 5. O sistema desconsiderará as linhas de 1 a 4;
- Letra da coluna para iniciar a importação: Segue a mesma lógica acima. Indique a letra da coluna que vai iniciar a importação.
- Colunas para relacionar: Esse campo é indispensável para a criação do nosso modelo. Aqui você definirá e relacionará as colunas do seu arquivo com as colunas disponíveis na Tray.
Para o Redirect 301 de categorias, a planilha obrigatoriamente deve conter duas colunas:
- Id de Categorias;
- SEO - URL de Redirecionamento.
Gerando o seu Modelo de Arquivo:
Com o seu modelo pronto, agora é hora de baixá-lo e preencher as colunas que informamos acima. Clique em "Salvar e voltar para a lista de modelos":
Clique na seta para baixo e em "Baixar arquivo modelo":
Imediatamente o download desse arquivo já começará. Observe que essa planilha já possui as 2 colunas que configuramos anteriormente: Código da categoria (ID) e SEO - Url de Redirecionamento:
Preenchendo o seu Modelo de Arquivo:
Com o arquivo já em "mãos", agora é hora de preencher as informações para posteriormente, importamos para o sistema.
- Id de Categorias: nessa coluna, basta informar quais são os Ids das Categorias. Eles são encontrados em "Produtos >> Categorias", como ilustrado abaixo:
- SEO - URL de Redirecionamento: essa coluna deve conter os endereços dos respectivos produtos relacionados a cada ID. Essas URLs precisam ser de sua loja atual/antiga, isso é, as que estão no ar hoje.
Atenção: O endereço não deve conter o domínio, mas sim, as informações após ele. Por exemplo: em
https://www.dominio.com.br/categoria, incluiríamos apenas a "/categoria":
Veja abaixo um exemplo de planilha preenchida:
Lembre-se também que essa configuração deve ser aplicada para categorias e subcategorias.
Importando o seu Modelo de Arquivo:
Com a planilha já preenchida, agora é hora de importar!
- Novamente, acesse "Aplicativos >> Importação de Dados via Excel >> Importar Categorias >> Lista de Importação";
- Localize o nome do modelo previamente configurado e selecione "Importar Arquivo":
- Já na página de importação, clique em "Selecionar arquivo para envio", localize o modelo em seu computador para importar. Veja a animação abaixo:
Agora é só esperar a importação finalizar!
Bem simples, não?! Basta preencher a planilha corretamente e importar o arquivo com as informações necessárias.
Como vimos, esse procedimento é ideal para que informações de ranqueamento não sejam perdidas, e principalmente para que o seu cliente possa a ter acesso a sua categoria.
Boas Vendas!
Equipe Tray.