Atenção: Este recurso se encontra na versão Beta, isso significa que está em período de teste. Consequentemente, até o presente momento não está disponível para todos os lojistas Tray.
Sobre o Google Analytics Universal e o Google Analytics 4 :
Como já sabemos, o Google Analytics é uma ferramenta que possibilita o monitoramento e análise de sua loja virtual e também o comportamento de seus clientes.
Com uma nova versão, o Google Analytics 4 (GA4), de acordo com o próprio Google, tende a ser a nova ferramenta de Analytics do Google para páginas Web e Aplicativos. Isso porque a versão Universal Analytics já não é mais suficiente para coletar e mensurar a jornada de compra e experiência do usuário. Por exemplo: temos o usuário que inicia o processo de compra em uma página Web e finaliza a compra em um aplicativo, ou vice-versa.
Além disso, outra mudança importante é que o GA4 é totalmente baseado em eventos, ou seja, anteriormente as visualizações de páginas, sessões de páginas e outras métricas, não eram eventos, agora a visualização de página se tornou um evento chamado "page_view".
A Tray e o Google Analytics 4:
Para atender essa nova realidade, a Tray está compatibilizando de forma nativa o envio de dados para o GA4, e por isso, desenvolvemos essa versão Beta para que você possa iniciar a coleta e visualização dos seus dados no Google Analytics 4.
Você poderá adicionar o código da sua propriedade no GA4 diretamente no painel e automaticamente o que estiver compatibilizado já funcionará em sua loja.
O que foi Compatilizado até Agora?:
A princípio, compatibilizamos os eventos coletados automaticamente e também parte dos eventos recomendados pelo Google para e-commerce. Abaixo você verá a relação dos eventos e em quais momentos eles são acionados.
- Eventos coletados automaticamente: considerados eventos básicos, eles são coletados automaticamente só pelo fato de carregar o script do GA4 na página deles. São eles:
Evento |
Acionamento |
click |
Sempre que um usuário clica em um link que não for do domínio atual. |
file_download |
Quando um usuário clica em um link que leva a um arquivo (com uma extensão de arquivo comum) dos seguintes tipos:
|
first_visit |
Na primeira vez que um usuário visita um site. |
page_view |
Cada vez que a página é carregada ou o estado do histórico de navegação é alterado pelo site ativo. |
scroll |
Na primeira vez que um usuário chega ao fim de cada página (ou seja, quando uma profundidade vertical de 90% se torna visível). |
session_start |
Quando um usuário interage com o site. Um ID e um número de sessão são gerados automaticamente e associados a cada evento na sessão |
user_engagement |
Quando a página da Web está em foco por pelo menos um segundo |
video_complete |
Quando o vídeo terminar. |
video_progress |
Quando o vídeo passa dos 10%, 25%, 50% e 75% de duração. |
video_start |
Quando o vídeo começa a ser reproduzido. |
video_search_results |
Cada vez que um usuário realiza uma pesquisa no site, indicada pela presença de um parâmetro de consulta de URL. |
Caso tenha dúvidas, acesse a documentação do Google aqui. Embora alguns desses eventos sejam coletados automaticamente, é necessário habilitar a medição otimizada, que você pode consultar como fazer isso através deste link.
- Eventos Recomendados: o Google disponibiliza para compatibilização em código os eventos que eles nomeiam como recomendados. Esses eventos são aqueles que são categorizados por tipos de site/apps (Vendas online, Jogos, Blogs, etc.), e também nos dão uma estrutura pronta de como enviá-los ao GA4. Segue abaixo a relação dos eventos que serão disponibilizados e também os que não serão disponibilizados nesse Beta:
Evento |
Terá no Beta? |
Acionamento |
Sim |
Quando usuário seleciona a forma de pagamento no bloco de formas no Checkout |
|
Sim |
Quando usuário seleciona a forma de envio no bloco de forma de entrega (Carrinho e Checkout) |
|
Sim |
Quando usuário avança a identificação e a próxima página é o Checkout |
|
Sim |
Quando o usuário clica em finalizar pedido |
|
Sim |
Quando o usuário visualiza o carrinho |
|
Não |
Um usuário adiciona itens ao carrinho |
|
Não |
Um usuário adiciona itens a uma lista de desejos |
|
Não |
Um usuário envia um formulário ou pede informações |
|
Não |
Um reembolso é emitido |
|
Não |
Um usuário remove itens do carrinho |
|
Não |
Um usuário seleciona o item de uma lista |
|
Não |
Um usuário seleciona uma promoção |
|
Não |
Um usuário visualiza um item |
|
Não |
Um usuário vê uma lista de itens/ofertas |
|
Não |
Uma promoção é exibida para o usuário |
|
Não |
Um usuário vê uma impressão de anúncio (somente para apps) |
|
Não |
Um usuário ganha moeda virtual (moedas, pedras preciosas, tokens etc.) |
|
Não |
Um usuário entra em um grupo para medir a popularidade de cada grupo |
|
Não |
Um usuário faz login |
|
Não |
Um usuário pesquisa seu conteúdo |
|
Não |
Um usuário seleciona conteúdo |
|
Não |
Um usuário compartilha conteúdo |
|
Não |
Um usuário se inscreve para medir a popularidade de cada método de inscrição |
|
Não |
Um usuário gasta moeda virtual (moedas, pedras preciosas, tokens etc.) |
|
Não |
Um usuário inicia um tutorial |
|
Não |
Um usuário conclui um tutorial |
Se desejar, poderá clicar no hiperlink no nome do evento para conhecer a estrutura. Ou então, acesse a documentação completa do Google aqui.
Quais Relatórios serão Exibidos?:
Nessa versão Beta, alguns relatórios já terão dados e informações para análise e contemplação. Logo abaixo você verá o que funcionará:
- Página Inicial: a visão exibida já traz as informações necessárias assim como as informações de receita;
- Relatórios: é esperado que os relatórios de Tempo Real, Aquisição e Engajamento já contenham todas as informações para análise, faltando apenas dados de eventos que não foram compatibilizados ainda, como pode ocorrer no relatório de Engajamento > Eventos. De modo geral, os relatórios de Monetização exibirão informações de receita, vendas, produtos e outros detalhes, faltando apenas dados de adições de carrinho e visualização de itens (produtos);
- Explorar: nesse campo é possível que você customize relatórios com base nos eventos já compatibilizados. A seguir, deixaremos um exemplo de funil de checkout para criação;
- Publicidade: é esperado que todos os relatórios dessa seção funcionem normalmente.
Exemplo de Relatório Personalizado: Funil de Checkout:
No GA4, a seção explorar se torna muito útil para a criação de relatórios customizados de uma forma bem fácil. É possível iniciar um relatório em branco ou então utilizar modelos.
Assim como era possível no GA UA, também é possível no GA4 criar um relatório de funil de Checkout, trazendo a visibilidade de quantos compradores criaram um carrinho, quantos iniciaram o checkout, quantos adicionaram uma forma de envio, quantos adicionaram uma forma de pagamento e por fim, quantos de fato finalizaram um pedido.
Neste vídeo tem o passo a passo de como criar um funil.
Boas Vendas!
Equipe Tray.
Comentários