Atenção: Este recurso se encontra na versão Beta, isso significa que está em período de teste. Consequentemente, até o presente momento não está disponível para todos os lojistas Tray. 

Sobre o Google Analytics Universal e o Google Analytics 4 :

    Como já sabemos, o Google Analytics é uma ferramenta que possibilita o monitoramento e análise de sua loja virtual e também o comportamento de seus clientes.

    Com uma nova versão, o Google Analytics 4 (GA4), de acordo com o próprio Google, tende a ser a nova ferramenta de Analytics do Google para páginas Web e Aplicativos. Isso porque a versão Universal Analytics já não é mais suficiente para coletar e mensurar a jornada de compra e experiência do usuário. Por exemplo: temos o usuário que inicia o processo de compra em uma página Web e finaliza a compra em um aplicativo, ou vice-versa. 

    Além disso, outra mudança importante é que o GA4 é totalmente baseado em eventos, ou seja, anteriormente as visualizações de páginas, sessões de páginas e outras métricas, não eram eventos, agora a visualização de página se tornou um evento chamado "page_view".

A Tray e o Google Analytics 4:

    Para atender essa nova realidade, a Tray está compatibilizando  de forma nativa o envio de dados para o GA4, e por isso, desenvolvemos essa versão Beta para que você possa iniciar a coleta e visualização dos seus dados no Google Analytics 4. 

    Você poderá adicionar o código da sua propriedade no GA4 diretamente no painel e automaticamente o que estiver compatibilizado já funcionará em sua loja.

O que foi Compatilizado até Agora?:

    A princípio, compatibilizamos os eventos coletados automaticamente e também parte dos eventos recomendados pelo Google para e-commerce. Abaixo você verá a relação dos eventos e em quais momentos eles são acionados.

  • Eventos coletados automaticamente: considerados eventos básicos, eles são coletados automaticamente só pelo fato de carregar o script do GA4 na página deles. São eles: 

 

Evento

Acionamento

click

Sempre que um usuário clica em um link que não for do domínio atual.

file_download

Quando um usuário clica em um link que leva a um arquivo (com uma extensão de arquivo comum) dos seguintes tipos:

  • Documento
  • Texto
  • Executável
  • Apresentação
  • Arquivo compactado
  • Vídeo
  • Áudio

first_visit

Na primeira vez que um usuário visita um site.

page_view

Cada vez que a página é carregada ou o estado do histórico de navegação é alterado pelo site ativo.

scroll

Na primeira vez que um usuário chega ao fim de cada página (ou seja, quando uma profundidade vertical de 90% se torna visível).

session_start

Quando um usuário interage com o site.

Um ID e um número de sessão são gerados automaticamente e associados a cada evento na sessão

user_engagement

Quando a página da Web está em foco por pelo menos um segundo

video_complete

Quando o vídeo terminar.

video_progress

Quando o vídeo passa dos 10%, 25%, 50% e 75% de duração.

video_start

Quando o vídeo começa a ser reproduzido.

video_search_results

Cada vez que um usuário realiza uma pesquisa no site, indicada pela presença de um parâmetro de consulta de URL.

    Caso tenha dúvidas, acesse a documentação do Google aqui. Embora alguns desses eventos sejam coletados automaticamente, é necessário habilitar a medição otimizada, que você pode consultar como fazer isso através deste link.

  • Eventos Recomendados: o Google disponibiliza para compatibilização em código os eventos que eles nomeiam como recomendados. Esses eventos são aqueles que  são categorizados por tipos de site/apps (Vendas online, Jogos, Blogs, etc.), e também nos dão uma estrutura pronta de como enviá-los ao GA4. Segue abaixo a relação dos eventos que serão disponibilizados e também os que não serão disponibilizados nesse Beta:

Evento

Terá no Beta?

Acionamento

add_payment_info

Sim

Quando usuário seleciona a forma de pagamento no bloco de formas no Checkout

add_shipping_info

Sim

Quando usuário seleciona a forma de envio no bloco de forma de entrega (Carrinho e Checkout)

begin_checkout

Sim

Quando usuário avança a identificação e a próxima página é o Checkout

purchase

Sim

Quando o usuário clica em finalizar pedido

view_cart

Sim

Quando o usuário visualiza o carrinho

add_to_cart

Não

Um usuário adiciona itens ao carrinho

add_to_wishlist

Não

Um usuário adiciona itens a uma lista de desejos

generate_lead

Não

Um usuário envia um formulário ou pede informações

refund

Não

Um reembolso é emitido

remove_from_cart

Não

Um usuário remove itens do carrinho

select_item

Não

Um usuário seleciona o item de uma lista

select_promotion

Não

Um usuário seleciona uma promoção

view_item

Não

Um usuário visualiza um item

view_item_list

Não

Um usuário vê uma lista de itens/ofertas

view_promotion

Não

Uma promoção é exibida para o usuário

ad_impression

Não

Um usuário vê uma impressão de anúncio (somente para apps)

earn_virtual_currency

Não

Um usuário ganha moeda virtual (moedas, pedras preciosas, tokens etc.)

join_group

Não

Um usuário entra em um grupo para medir a popularidade de cada grupo

login

Não

Um usuário faz login

search

Não

Um usuário pesquisa seu conteúdo

select_content

Não

Um usuário seleciona conteúdo

share

Não

Um usuário compartilha conteúdo

sign_up

Não

Um usuário se inscreve para medir a popularidade de cada método de inscrição

spend_virtual_currency

Não

Um usuário gasta moeda virtual (moedas, pedras preciosas, tokens etc.)

tutorial_begin

Não

Um usuário inicia um tutorial

tutorial_complete

Não

Um usuário conclui um tutorial

    Se desejar, poderá clicar no hiperlink no nome do evento para conhecer a estrutura. Ou então, acesse a documentação completa do Google aqui.

Quais Relatórios serão Exibidos?:

    Nessa versão Beta, alguns relatórios já terão dados e informações para análise e contemplação. Logo abaixo você verá o que funcionará:

  • Página Inicial: a visão exibida já traz as informações necessárias assim como as informações de receita;
  • Relatórios: é esperado que os relatórios de Tempo Real, Aquisição e Engajamento já contenham todas as informações para análise, faltando apenas dados de eventos que não foram compatibilizados ainda, como pode ocorrer no relatório de Engajamento > Eventos. De modo geral, os relatórios de Monetização exibirão informações de receita, vendas, produtos e outros detalhes, faltando apenas dados de adições de carrinho e visualização de itens (produtos);
  • Explorar: nesse campo é possível que você customize relatórios com base nos eventos já compatibilizados. A seguir, deixaremos um exemplo de funil de checkout para criação;
  • Publicidade: é esperado que todos os relatórios dessa seção funcionem normalmente. 

mceclip0.png

Exemplo de Relatório Personalizado: Funil de Checkout:

    No GA4, a seção explorar se torna muito útil para a criação de relatórios customizados de uma forma bem fácil. É possível iniciar um relatório em branco ou então utilizar modelos.

    Assim como era possível no GA UA, também é possível no GA4 criar um relatório de funil de Checkout, trazendo a visibilidade de quantos compradores criaram um carrinho, quantos iniciaram o checkout, quantos adicionaram uma forma de envio, quantos adicionaram uma forma de pagamento e por fim, quantos de fato finalizaram um pedido. 

    Neste vídeo tem o passo a passo de como criar um funil.  

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Conteúdos Tray 

Comentários

    Powered by Zendesk