Mais uma ferramenta desenvolvida para otimizar as suas operações no dia a dia. Agora, com o recurso Central de Promoções, você conseguirá gerenciar todas as promoções disponibilizadas pelo Mercado Livre dentro do seu painel administrativo.
Vamos ao que interessa?
Apresentação das Promoções
Primeiramente, vamos ao gerenciamento das promoções. Para isso, acesse "Marketplace >> Mercado Livre >> Central de Promoções":
Esse mesmo menu também ficará disponível na listagem de anúncios, como uma nova aba.
Ao acessar a opção "Central de Promoções", você deverá escolher para qual apelido deseja fazer esse gerenciamento:
Atenção: Apenas serão apresentadas as promoções disponíveis para o apelido selecionado por você!
Quando um apelido for escolhido, uma consulta será realizada diretamente no Mercado Livre para que sejam exibidos os tipos de promoções para esse apelido em específico. Podendo ser:
- Oferta do Dia;
- Oferta Relâmpago;
- Assessorada;
- Oferta Subsidiada;
- Oferta por Volume;
- Campanhas Inteligentes;
- Fixa do Vendedor;
- Flexível do Vendedor.
Basta clicar na promoção desejada para que você possa seguir com o gerenciamento.
Agora, conheceremos um pouco mais sobre os tipos de promoções.
Oferta do Dia
Ao selecionar essa opção, serão exibidos todos os anúncios disponíveis para participar dessa promoção.
Quando escolhê-los, você poderá definir a porcentagem de desconto que deseja ofertar, e logo abaixo, verá informações importantes, como por exemplo: preço final de venda com o desconto aplicado, preço sugerido pelo Mercado Livre, e quantidade de estoque mínimo que esse item precisa ter para participar:
Assim que a porcentagem for configurada, é necessário clicar em "Participar". Após isso, será aberta uma janela para que você confirme a inclusão na promoção.
Atenção: A promoção "Oferta do dia" depende da ativação do Mercado Livre. Isso significa que ela pode ser habilitada no mesmo dia ou no dia seguinte. Isso dependerá do horário em que a promoção foi configurada no anúncio e no Mercado Livre.
Oferta Relâmpago
Essa promoção é bem semelhante àquela que vimos acima. Ao clicar para fazer o gerenciamento, serão apresentados os anúncios que podem participar dela.
A única diferença é que você precisará informar uma quantidade de estoque para participar exclusivamente dessa promoção.
Atenção: O Mercado Livre determina um range de estoque para participar da promoção, por isso, você terá que definir uma quantidade que esteja de acordo com esse range. Caso, por exemplo, você insira abaixo ou acima, a plataforma irá sinalizar.
Oferta Assessorada
Quando acessar esse tipo de promoção, serão listadas todas as campanhas criadas pelo Mercado Livre em que você, lojista, poderá participar.
Ao clicar em "Ver ofertas", você verá os possíveis anúncios que poderão fazer parte dessa promoção em específico:
Na listagem de anúncios da campanha, poderá estipular a porcentagem de desconto que quer aplicar, e também confirmar a sua participação.
Oferta Subsidiada
Esse tipo de promoção possui participação do Mercado Livre no que se diz respeito a desconto. Isso significa que, tanto o Mercado Livre quanto você, darão descontos no item para que ele possa ser vendido por um preço melhor e mais acessível.
Quando a Oferta Subsidiada for acessada, também serão exibidas as campanhas que você poderá participar, e ao clicar em "Ver ofertas", listaremos os anúncios que podem fazer parte dessa promoção.
Ao contrário das promoções que vimos anteriormente, nesse tipo de oferta, não é necessário estabelecer o valor de desconto que será concedido. Isso ocorre, pois essa ação já vem definida do próprio Mercado livre, sendo assim, apresentando a porcentagem de desconto que o lojista oferecerá, e a porcentagem de desconto do Mercado Livre. Por fim, o valor final do anúncio será divulgado.
Caso queira participar, uma modal será aberta para você confirmar essa promoção.
Oferta por Volume
Esse tipo de oferta também tem semelhança com a subsidiata, vista anteriormente. Entretanto, o cliente terá o desconto apenas se comprar acima de uma quantidade já pré-estabelecida. Por exemplo, compre 3 e pague 2.
Quando a acessamos, são apresentadas as campanhas disponíveis para que você participe, e dentro dessas mesmas campanhas, você verá os anúncios que poderão participar da promoção.
Também é mostrado a porcentagem de desconto que você ofertará, e a porcentagem de desconto que o Mercado Livre concederá. Após isso, você também verá o valor final que o anúncio será vendido.
Campanhas Inteligentes
Esse tipo de promoção é semelhante à subsidiada, isso porque haverá uma coparticipação do Mercado Livre sobre ela.
Ao acessá-la será demonstrado as promoções disponíveis de um seller e você poderá acessá-las e ver os anúncios candidatos para participar. Será apresentado também a porcentagem de desconto que você dará e a porcentagem de desconto que o Mercado Livre ajudará. Por fim, será apresentado o valor final que o anúncio será vendido no Mercado Livre.
Fixa do Vendedor
Esse tipo de promoção é semelhante à Oferta Assessorada, a diferença é que você conseguirá criar as suas próprias promoções, conforme o artigo do Mercado Livre.
Nessa promoção, no Mercado Livre você define uma porcentagem fixa que será aplicada para todos os anúncios que você optar participar da promoção. Sendo assim, na Tray bastará realizar o aceite da participação da promoção.
Com essa promoção, é possível oferecer 2 tipos de descontos: um para todos os vendedores e outro com porcentagem diferentes para clientes exclusivos (possuem nível maior ou igual a 3).
Flexível do Vendedor
Neste tipo de promoção, você deverá criar previamente a promoção pelo Mercado Livre, onde é possível inserir uma porcentagem de desconto diferente para cada tipo de anúncio candidato a ela.
Por isso, quando acessar os anúncios candidatos, serão exibidos campos para a adição da porcentagem para os tipos de compradores, e a confirmação da participação.
Veja abaixo o procedimento:
Remoção da Promoção
Se desejar, a qualquer momento poderá deixar de participar de uma promoção. Fazer isso é bem simples! Veremo abaixo o procedimento.
- Acesse a Central de Promoções, localize a promoção e o anúncio que deseja remover, e clique em Excluir.
Ao realizar esse procedimento, precisará apenas confirmar essa ação. Ao concordar em não participar mais, imediatamente a promoção do anúncio será removida. Essas promoções também são retiradas do Mercado Livre quando acaba o prazo.
Pontos Importantes sobre o Uso da Central
- A Central de Promoções é exclusiva para o Mercado Livre Marketplace, sendo assim, ela não funcionará para promoções em Mercado Shops. Logo, ao optar por participar de uma promoção, ela será aplicada exclusivamente no marketplace;
- Ao inserir uma promoção no anúncio, ele não terá a sincronização de preço pausada. Isso é, se um anúncio estiver participando de uma promoção e você alterar o preço do produto da loja, esse mesmo preço do anúncio não será alterado no Mercado Livre, pois o preço que está na promoção sempre prevalecerá;
- Quando um anúncio estiver em uma promoção, em seus detalhes, terá uma alerta para informar que o mesmo está participando de uma promoção e por isso, terá a sua sincronização de preço pausada.
Esperamos que tenha gostado desse novo recurso. Fazer a gestão de suas promoções no Mercado Livre nunca foi tão fácil, não é mesmo?!
Boas Vendas!
Equipe Tray.