Você já ouviu falar sobre o Core Web Vitals? Com o intuito de melhorar a experiência do cliente, o Google criou o Core Web Vitals, que nada mais é que um conjunto de técnicas que definem orientações sobre os pontos de qualidade essenciais da experiência do usuário. 

    Ainda está confuso?! Não se preocupe! Basicamente, pode-se dizer que essa atualização visa uma melhor qualidade e experiência do internauta na web, e que o Core Web Vitals fornecerá orientações para as características e sinais que evidenciam uma página de melhor desempenho. 

    Neste artigo, além de explicar um pouco mais sobre o Core Web Vitals, você, lojista, também verá como melhorar a pontuação da sua loja Tray. 

Qual a importância do Core Web Vitals? 

    Considerado um conjunto de métricas essenciais, o Google incorporou essas regras ao seu algoritmo de busca em 2021. Sendo assim, os sites que tiverem uma melhor pontuação, consequentemente obterão melhores classificações nos resultados de busca. Olha o SEO aí! 

   É válido lembrar que cada fator tem diferentes pesos, e páginas com conteúdos excelentes, mesmo que tenham aspectos inferiores na experiência do usuário, podem receber uma classificação melhor. Enquanto que em duas páginas de conteúdos parecidos, os fatores de experiência podem ser diferenciais.

Como a pontuação do Core Web Vitals é calculada? 

    O Google utiliza as métricas do Core Web Vitals aliada também a outros fatores que previamente o algorítmo já considerava, avaliando os seguintes indicadores de experiência da página: 

mceclip0.png

    Os fatores que já eram considerados antes mesmo do Core Web Vitals são:

  • Mobile Friendly: a sua loja precisa ser amigável não apenas para desktop, mas também para dispositivos móveis. Ou seja, o seu conteúdo precisa ser adaptado também para smartphones e tabletes.

mceclip1.png

  • Navegação Segura: visando a segurança e consequentemente experiência do usuário, a sua loja não pode apresentar vulnerabilidades que podem oferecer riscos. Para verificar se a sua loja é segura, utilize a ferramenta de status de navegação segura do Google
  • HTTPS: o domínio utilizado na sua loja precisa ter um certificado seguro de procoloto HTTPS, que diferentemente do HTTP, possui uma camada de proteção criptogragada na transmissão de dados entre o computador e o servidor, aumentando então, a segurança.

mceclip2.png

  • Sem "intersticiais" instrusivos: esse fator recomenda que você, lojista, não utilize pop-ups que possam prejudicar a experiência do usuário e interrompam a sua navegação, sem utilizar gatilhos claros para sua exbição, principalmente em dispositivos móveis.

    Agora que já comentamos sobre os fatores que já eram levados em conta, focaremos nos Core Web Vitals, que focam nos aspectos de velocidade de carregamento, interatividade e estabilidade visual:

  • LCP (Largest Contentful Paint): métrica de medida de velocidade da página. É utilizada para medir a velocidade de carregamento percebida. Informa o tempo em que o conteúdo de uma página demora para ser carregada; 
  • FID (First Input Delay): métrica que mede o tempo que leva para uma página se tornar interativa, ou seja, em quantos segundos a página fica pronta para o usuário ter algumas ações, como por exemplo, cliques, rolagens e entrada de teclado;
  • CLS (Cumulative Layout Shift): métrica que mede a estabilidade visual de uma página, mensurando a quantidade de mudanças inesperadas que ocorre nas páginas quando um elemento visível muda para outro.

    Quando utilizamos uma ferramenta para análise e cálculo da pontuação, é possível obter métricas precisas do que está sendo levado em consideração:

mceclip4.png

Calculadora de métrica com o Tema Padrão 2.0 demonstra o peso de cada fator calculado. 

Quais ferramentas posso utilizar para calcular a pontuação?

    Para medir a pontuação do Core Web Vitals, poderá utilizar as seguintes ferramentas:

  • Lighthouse: ferramenta que atribui notas para o seu site a aponta possíveis problemas e correções necessárias;
  • PageSpeed Insights: para obter métricas que mostram o que o Google está levando em consideração. 

    Existe um ponto de atenção sobre as ferramentas citadas acima. Ao utilizá-las, veja que a cada análise da sua loja, uma pontuação diferente será exibida. Isso ocorre, pois existem variáveis que podem ocorrer no carregamento de uma página web. Sendo assim, não se preocupe se a sua loja possuía uma alta pontuação e no dia seguinte baixou, pois pode estar ocorrendo alto tráfego nos servidores web, na conexão do provedor ou até mesmo alguma intermitência comum dos serviços no momento que você executou a análise que levou a nota mais baixa. O importante é acompanhar em dias diferentes e diferentes horários.

Como melhorar a pontuação Core Web Vitals?

    É preciso ressaltar que para melhorar a pontuação Core Web Vitals, existem três personagens que estão trabalhando em melhorias para que a pontuação seja satisfatória. Abaixo, veremos em que cada personagem pode contribuir:

  1. Nós, a plataforma Tray;
  2. Agências  que produzem temas e podem fornecer um trabalho extra de performance;
  3. Você, lojista, que cria todo o conteúdo e gerência a loja como um todo. 

    É importante ressaltar que é necessário que haja um trabalho em conjunto, afinal, o objetivo é o mesmo: um bom desempenho na pontuação.

O que a plataforma está fazendo para melhorar a pontuação Core Web Vitals nas lojas Tray? 

    Para lhe garantir uma melhor pontuação, a plataforma está atuando nos seguintes pontos:

  • Redução do tempo de resposta do servidor;
  • Armazenamento em cachê dos recursos do site que não mudam e permanecem sempre em um mesmo estado;
  • Redução da quantidade de dados que o usuário precisa solicitar ao servidor.

    Além de oferecermos um ecossistema completo para o gerenciamento da sua loja, também nos preocupamos com a performance. Por isso, as melhorias que estamos atualmente atuando são:

mceclip5.png

 

O que as agências podem fazer para melhorar a pontuação Core Web Vitals nas lojas Tray? 

    Quando você contrata um projeto específico e personalizado para sua loja, é necessário validar como está a pontuação do Core Web Vitals antes de adquirí-lo. Para cada template ou projeto em específico, as agências comercializam itens em específico, e é normal comercializar melhorias futuras, pois como sabemos, o Google está sempre atualizando suas métricas, e cada projeto é único. 

    Para melhorar a pontuação, os temas desenvolvidos pelas agências precisam ter:

  • Carregamento de imagens e vídeos otimizados com lazy loading “adia a inicialização de um objeto até o ponto em que ele é necessário“;
  • Dimensões definidas para as imagens utilizadas na loja;
  • Links externos com comportamento configurado para desempenho e segurança, antecipando conexões de terceiros;
  • Carregamento das fontes otimizado;
  • Arquivos de JavaScript e CSS minificados “sem espaços, comentários e tabulações desnecessárias para reduzir o tamanho dos arquivos”, adiando o carregamento dos que não são críticos para a página;
  • Mobile-first, ou seja, ser pensada e otimizada para utilização em dispositivos móveis, como smartphones e tablets;
  • Bibliotecas utilizadas no tema mantidas sempre atualizadas.

    Entretando, um tema completo e robusto pode ter um carregamento mais lento do que um tema simples e com poucas funcionalidades. Por isso, recomendamos que escolha com sabedoria, e ter o conhecimento de que nem sempre trazer uma experiência incrível de navegação ao seu cliente lhe trará uma melhor pontuação. É por isto que a agência não tem por obrigação ter uma pontuação máxima nos temas, pois cada funcionalidade que se decide implementar pode impactar de forma diferente.

    Veja abaixo como as agências podem contribuir:

mceclip6.png

 

 

O que posso fazer para melhorar a pontuação Core Web Vitals em minha loja Tray? 

    Você, lojista, tem um papel fundamental na melhoria da pontuação Core Web Vitals. Ao definir todos os produtos, imagens, banners e até mesmo o conteúdo da loja, existem alguns pontos que você deve levar em consideração:

  • Reduza o tamanho das imagens: imagens muito grandes com uma resolução muito maior do que a necessária pode prejudicar o carregamento da sua loja, pois sempre que a pagina é carregada é feito o download dessas imagens, impactando no carregamento das demais informações na loja. Nesse caso, é possível utilizar algumas ferramentas para otimizar essas imagens sem interferir na sua qualidade, como por exemplo, o TinyPNG;
  • Escolha do Tema: recomendamos que escolha e utilize um tema com foco em performance;
  • Balanceamento da quantidade de aplicativos: balanceie e analise a quantidade de aplicativos que serão utilizados em sua loja. Quanto mais aplicativos, maior o tempo de carregamento e menor a sua pontuação;
  • Pop-Ups: evite o uso de pop-ups em que a janela é aberta automaticamente quando a loja é carregada para por exemplo, o usuário se cadastrar em sua newsletter. Desative esse recurso em seu tema, caso houver;
  • Content Delivery Network (CDN): contrate uma CDN exclusiva rede de servidores baseados em locais diferentes”, para que ao navegador de um usuário solicitar conteúdo do seu servidor, a CDN escolha o bucket que está mais próximo de sua localização, melhorando o tempo para chegar ao servidor;
  • Certificado de Segurança: contrate um certificado seguro e recomendado pela Tray para a sua loja. Quer saber mais sobre? Acesse este link!

    É preciso balancear suas escolhas entre a melhoria de performance, conteúdos e recursos que sua página irá oferecer. Por exemplo, quanto mais aplicativos e recursos sua loja tiver, e quanto mais imagens em alta definição, maior serão as oportunidades de interação e uso do seu cliente, mas consequentemente você perderá desempenho e sua pontuação ficará mais baixa.

    Não se esqueça que além de seguir as recomendações, para que sua loja seja bem indexada pelo SEO do Google, é necessário ter produtos com máximo de informações: nomes corretos, boas palavras-chave, além de descrição completa com as características do produto.

    Como comentamos acima deste artigo, o objetivo dessas métricas é garantir melhor experiência para os usuários. Além dos Core Web Vitals, analise também o seu tema, os aplicativos que possui, e como os seus produtos estão cadastrados. Com essas informações, você com certeza conseguirá atingir bons resultados, e claro, realizar muitas vendas. 

    Dito isso, nós disponibilizamos um tema padrão otimizado para Web Core Vitals. Ele poderá servir de referência para você ou ainda, caso deseje, poderá utilizá-lo de forma gratuita:

Demonstração do Tema:

Link da loja de temas para instalação gratuita do tema:

Boas Vendas!

Equipe Tray.

 

 

Conteúdos Tray 

Comentários

    Powered by Zendesk