Hoje vamos apresentar uma ferramenta extremamente importante para você e para o seu cliente: o Botão WhatsApp para Pedidos. Mas afinal, do que se trata este recurso?
Através dessa ferramenta é possível notificar o cliente sobre o pedido realizado por ele através do WhatsApp! Isso mesmo! Agora você, lojista, conseguirá informar o andamento do pedido direto no WhatsApp, tornando a comunicação ainda mais eficiente.
Atenção: Atualmente o funcionamento de tais botões é manual, ou seja, a comunicação não é automática. É necessário que você, lojista, realize ações manuais. Também não é possível realizar o processo em massa.
- Os botões serão apresentados automaticamente dentro dos pedidos realizados em sua loja;
- Acesse "Vendas >> Lista de Pedidos":
- Através deste botão, será aberta uma aba do WhatsApp Web com a seguinte mensagem preenchida:
" Olá, [primeiro_nome_cliente]! Tudo bem? Temos informações sobre seu pedido [id_pedido] na loja [nome_loja]!"
Atenção: Nenhuma mensagem referente a esta implementação de notificação via WhatsApp é passível de edição prévia, ou seja, não é possível alterar a mensagem padrão para que assim que clicado no botão, a mesma seja exibida. Caso queira editar, precisará clicar no botão, e ela será aberta na aba do WhatsApp Web, podendo assim então ser editada conforme a sua preferência.
- Agora, caso acesse um dos pedidos, a tela será assim:
- No quadro "Informações do Cliente" há também um botão "Enviar WhatsApp". Este botão tem exatamente a mesma função acima, informar o cliente sobre o pedido realizado;
- Logo abaixo, em "Formas de Pagamento", você encontrará outro botão. Veja abaixo:
- Ao clicar neste mesmo botão, uma aba do WhatsApp Web será aberta no navegador com a seguinte mensagem preenchida:
" Olá [NomeCliente], seu pedido [IDPedido] *teve o pagamento confirmado* na [NomeLoja]."
- Na área "Forma de Envio" e "Dados de Envio", você encontra a opção "Notificação manual WhatsApp". Ao preencher a data de envio e código de envio, poderá ativar esta opção e quando clicar em "Salvar", será aberta uma nova aba do WhatsApp Web no navegador com a seguinte mensagem:
"Olá [NomeCliente], seu *pedido [IDPedido] foi enviado*. Código de rastreamento: *[Cod_Rastreio]*. [NomeLoja]."
Atenção: Se a forma de envio selecionada for os Correios, então será também enviado um link para acompanhamento.
- Caso já tenha preenchido e salvado os dados de envio e não tenha enviado mensagem, será criado um novo botão, e ele enviará a mesma mensagem mencionada acima:
Atenção: Esta função (qualquer dos botões do WhatsApp) não funciona para vendas internacionais. Lembrando que é necessário também que o cliente tenha em seu cadastro um celular que possua WhatsApp.
Ainda não acabou! Temos mais um recurso para facilitar a comunicação com os seus clientes:
- Clique em "Vendas >> Clientes". Os clientes que possuírem celulares terão o botão do Whatsapp disponibilizado;
- Ao clicar no botão em questão, será aberta uma aba do WhatsApp Web no navegador com a seguinte mensagem preenchida:
"Olá [NomeCliente]! Tudo bem?". Sendo preciso que preencha o restante da mensagem:
Ótima funcionalidade, não é mesmo? Agora a comunicação com seu cliente ficou muito mais fácil e rápida!
Boas Vendas!
Equipe Tray.