Como utilizar o botão WhatsApp para pedidos

Hoje vamos apresentar uma ferramenta extremamente importante para você e para o seu cliente: o Botão WhatsApp para Pedidos. Mas afinal, do que se trata este recurso?

Através dessa ferramenta é possível notificar o cliente sobre o pedido realizado por ele através do WhatsApp! Isso mesmo! Agora você, lojista, conseguirá informar o andamento do pedido direto no WhatsApp, tornando a comunicação ainda mais eficiente. 

Atenção: Atualmente o funcionamento de tais botões é manual, ou seja, a comunicação não é automática. É necessário que você, lojista, realize ações manuais. Também não é possível realizar o processo em massa. 

  • Os botões serão apresentados automaticamente dentro dos pedidos realizados em sua loja;
  • Acesse "Vendas >> Lista de Pedidos":

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  • Através deste botão, será aberta uma aba do WhatsApp Web com a seguinte mensagem preenchida:

" Olá, [primeiro_nome_cliente]! Tudo bem? Temos informações sobre seu pedido [id_pedido] na loja [nome_loja]!"

Atenção: Nenhuma mensagem referente a esta implementação de notificação via WhatsApp é passível de edição prévia, ou seja, não é possível alterar a mensagem padrão para que assim que clicado no botão, a mesma seja exibida. Caso queira editar, precisará clicar no botão, e ela será aberta na aba do WhatsApp Web, podendo assim então ser editada conforme a sua preferência. 

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  • Agora, caso acesse um dos pedidos, a tela será assim:

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  • No quadro "Informações do Cliente" há também um botão "Enviar WhatsApp". Este botão tem exatamente a mesma função acima, informar o cliente sobre o pedido realizado;
  • Logo abaixo, em "Formas de Pagamento", você encontrará outro botão. Veja abaixo:

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  • Ao clicar neste mesmo botão, uma aba do WhatsApp Web será aberta no navegador com a seguinte mensagem preenchida:

" Olá [NomeCliente], seu pedido [IDPedido] *teve o pagamento confirmado* na [NomeLoja]."

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  • Na área "Forma de Envio" e "Dados de Envio", você encontra a opção "Notificação manual WhatsApp". Ao preencher a data de envio e código de envio, poderá ativar esta opção e quando clicar em "Salvar", será aberta uma nova aba do WhatsApp Web no navegador com a seguinte mensagem:

"Olá [NomeCliente], seu *pedido [IDPedido] foi enviado*. Código de rastreamento: *[Cod_Rastreio]*. [NomeLoja]."

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Atenção: Se a forma de envio selecionada for os Correios, então será também enviado um link para acompanhamento.

  • Caso já tenha preenchido e salvado os dados de envio e não tenha enviado mensagem, será criado um novo botão, e ele enviará a mesma mensagem mencionada acima:

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Atenção: Esta função (qualquer dos botões do WhatsApp) não funciona para vendas internacionais. Lembrando que é necessário também que o cliente tenha em seu cadastro um celular que possua WhatsApp. 

Ainda não acabou! Temos mais um recurso para facilitar a comunicação com os seus clientes: 

  • Clique em "Vendas >> Clientes". Os clientes que possuírem celulares terão o botão do Whatsapp disponibilizado;
  • Ao clicar no botão em questão, será aberta uma aba do WhatsApp Web no navegador com a seguinte mensagem preenchida:

    "Olá [NomeCliente]! Tudo bem?". Sendo preciso que preencha o restante da mensagem: 

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Ótima funcionalidade, não é mesmo? Agora a comunicação com seu cliente ficou muito mais fácil e rápida!

Boas Vendas!

Equipe Tray.