Como criar XMLs para serem usados em comparadores de preços

    Os arquivos XML possibilitam a troca de dados entre diferentes plataformas de maneira fácil e prática. Na Tray, a funcionalidade Integração XML permite a divulgação de produtos e promoções da loja virtual em shoppings virtuais e comparadores de preço de maneira automatizada. 

    Vamos ver como é o seu funcionamento?

  • Em seu Painel Administrativo, acesse "Marketing >> XML de Produtos":

   
    Nesta página, você pode consultar as opções que já estão disponíveis para que você gere o arquivo XML e ative na sua loja.
    Agora, caso não esteja na lista o serviço que deseja integrar, clique no botão "+ Adicionar XML", como mostra a imagem acima:
   
   
   Ao clicar no botão "+ Adicionar XML", você será direcionado para uma página, onde poderá buscar o parceiro que deseja gerar o XML. Veja a animação abaixo:
chrome-capture-2023-7-7.gif
   
    Já em "Capturar produtos", selecione quais produtos deseja capturar. São disponibilizadas 4 opções:
  • Capturar todos os produtos da loja (somente ativos): todos os produtos ativos da loja serão adicionados para serem anunciados;
  • Selecionar produtos específicos para captura: será apresentada a lista de todos os produtos cadastrados na loja, basta selecionar os produtos desejados e clicar em "Selecionar";
  • Selecionar categorias específicas para captura: será apresentado ao lojista todas as categorias da loja para serem inclusas neste recurso. Quando adicionar uma categoria atente-se para relacionar com a categoria principal do produto, e não com a categoria adicional, pois para geração do XML só é levado em conta a categoria principal;
  • Selecionar marcas específicas para captura: Serão apresentadas todas as marcas cadastradas na loja, basta o lojista selecionar as marcas desejadas.

    E por fim, vamos realizar a configuração de Preço. Nela, você deverá definir o preço que o produto será vendido no parceiro escolhido:

 

⚠️ Atenção: A exibição de preços não está habilitada para todos os parceiros, ou seja, ela é restrita a apenas alguns deles.

   
    São duas opções:
  • Preço de venda principal do produto: nessa opção, o produto será enviado com seus respectivos valores. Se algum destes possuir variação, o valor enviado será o que foi definido na variação. Agora, se as variações não tiverem um valor definido, o valor destes produtos será o mesmo do produto principal;
  • Preço de venda com desconto da forma de pagamento: Nesse cenário, o preço de venda será estabelecido com base no desconto associado à forma de pagamento selecionada. Portanto, caso haja algum desconto predefinido, esse valor será considerado no cálculo final.
 
     Após a definição acima, o código XML já será gerado. Para visualizar e até mesmo editar os parceiros, acesse novamente "Marketing >> XML de Produtos":
   
    Para encaminhar o arquivo para a empresa referente ao serviço, basta copiar o link gerado em arquivo para captura.     

   

    Um ponto importante é que é possível visualizar o resumo do XML e suas informações dentro da própria edição do XML, em formato de destaques. Veja abaixo o exemplo de um XML do parceiro Google Shopping:

 

Boas Vendas!
Equipe Tray.