Que tal começar a anunciar os seus produtos em uma das maiores lojas de artigos esportivos do Brasil? Pois é, estamos falando da NetShoes.
Abaixo veremos um passo a passo de como você pode iniciar as atividades nesse marketplace.
Primeiramente é necessário se cadastrar. Para isso, acesse este link e clique em "Cadastre-se", como demonstrado na imagem abaixo:
Importante: Com esta integração é possível integrar os produtos de sua loja virtual com os demais canais de venda do grupo ao qual o Netshoes pertence, como por exemplo a Zattini. Mas não podemos esquecer que, para integração em tais canais de venda, é preciso que tenha um contrato específico, ou seja, a entrada em tais canais depende apenas do tipo de contrato e dos dados de integração (token) que obteve junto à Netshoes, uma vez que a integração irá completar todos os canais do grupo.
Sumário
1 - Produtos
1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Netshoes
1.2 - Cadastro de Produtos
1.2.1 - Produtos com falha de Cadastro
1.2.2 - Regra de envio de Preço
1.2.2.1 - Regra de envio de preço de produtos com variação
1.2.2.2 - Regra de envio de preço de produtos com promoção
1.2.3 - Envio de Descrição Personalizada
1.2.3.1 - Envio de Descrição Personalizada na Inclusão de Novos produtos
2 - Fluxo de cadastro de produtos
3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)
4 - Características (Atributos)
4.1 - Relação de Características Netshoes
7 - Lista de Pedidos
7.1 - Pedidos com Falha
8 - Configurações
8.1 - Estoque Mínimo
8.2 - Preço de Venda
8.3 - Frete
8.4 - Urls de Serviços
Wizard
Para que a loja possa iniciar as atividades com Netshoes é necessário seguir alguns passos para poder ativar esta integração a seguir vamos falar de cada um deles.
Dentro do Painel Administrativo acesse o menu Marketplace » Netshoes » Iniciar integração.
1º Passo Informação: Neste passo a loja deverá acessar o link NETSHOES para se cadastrar na Netshoes (caso não tenha cadastro ainda), conforme demonstramos abaixo e assim que a loja tiver com seu cadastro aprovado e com a chave de integração é necessário que clique em "Continuar".
2º Passo Autenticação: Quando a loja tiver a chave de integração (Access-Token) é necessário inclui-la no campo Access-token. Em seguida, marque a opção "Concordo com os termos de integração disponíveis no meu plano." Para saber mais sobre, clique aqui.
3º Passo Configurações: Loja pode realizar alterações das configurações que serão definidas para Netshoes, (o tópico será explicado no artigo 8 - Configurações) assim que terminar pode clicar em "Salvar" para seguir para o próximo passo.
4º Passo Marcas: Loja deve relacionar as marcas que possui na loja com as da Netshoes, (caso tenha duvidas sobre o relacionamento explicaremos no artigo 6 - Marcas) assim que terminar pode clicar em "Salvar" para seguir para o próximo passo.
Observação: Deverá relacionar ao menos 1 marca para que possa avançar para o próximo passo.
5º Passo Categorias: Loja deve relacionar as categorias que possui na loja com as da Netshoes, (caso tenha duvidas sobre o relacionamento explicaremos no artigo 5 - Categorias) assim que terminar pode clicar em "Salvar" para seguir para o próximo passo.
Observação: Deverá relacionar ao menos 1 categoria para que possa avançar para o próximo passo.
6º Passo Características: Loja deve relacionar as características que possui na loja com as da Netshoes, (caso tenha duvidas sobre o relacionamento explicaremos no artigo 4 - Características) assim que terminar pode clicar em "Salvar" para seguir para o próximo passo.
Observação: Deverá relacionar ao menos 1 característica para que possa avançar para o próximo passo.
7º Passo Finalização: Este passo é o encerramento da Wizard, temos uma mensagem de agradecimento o botão "continuar" para que a loja possa incluir seus produtos conforme demonstramos abaixo.
1 - Produtos
Importante! O recurso de Kits de produtos não está disponível para cadastrar nos marketplace.
1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Netshoes
- Nome do produto (pode conter no máximo 100 caracteres);
- Peso (Produtos com variação que não possuem peso cadastrado enviamos o peso contidos no produto, caso a variação tenha o peso cadastrado será utilizado o mesmo);
- Dimensões dos produtos - Altura Largura e Comprimento (Produtos com variação que não possuem dimensões cadastradas enviamos as dimensões contidas no produto, caso a variação tenha as dimensões cadastradas será utilizada as mesmas);
- Imagem (Validação de urls permitidas: http e https Formato: .jpeg Dimensões da imagem: Max. 1200X1200px e Mín. 400pX400px);
- Estoque (A Netshoes requer que a loja tenha em seus produtos no mínimo 3 unidades. Em casos do produto ter variação a somatória dos estoques de cada uma delas deve chegar a 3 unidades no mínimo para o produto);
- Variação/Característica obrigatórias (a Netshoes possui algumas regras de cadastro do produto, vamos falar no tópico 4.1 - Requisitos obrigatórios Netshoes);
- Descrição tem limite de 2000 Caracteres (não pode conter html, CSS, caracteres especiais, imagens, tabelas, somente é aceito <BR> <B> <P>);
- Marca;
- Preço (Produtos com variação que não possuem preço cadastrado, enviamos o preço do produto principal);
1.2 - Cadastro de Produtos
Importante: Caso a Oferta esteja com status "Em Pausa", após a atualização do seu produto na Tray (Produtos » Produtos cadastrados) a "Ativação" da oferta poderá ocorrer na madrugada.
Para criação de produtos no Marketplace acesse Marketplace » Netshoes» Produtos » Incluir produtos no marketplace.
Neste menu serão exibidos 4 métodos de envio que a loja poderá usar sendo elas:
• Selecionar todos os produtos: A Tray carrega todos os produtos da loja para cadastro no marketplace.
• Selecionar produtos manualmente: Opção para que a lojista possa selecionar um ou mais produtos específicos para envio.
• Selecionar uma ou mais categorias: Caso a loja decida enviar por categoria considera apenas os produtos que estiverem cadastrados como “categoria Principal”.
Exemplo: Produto XPTO está cadastrado na categoria Xbox One e como categoria Adicional “acessórios” se eu tentar enviar a categoria “acessórios” este produto não será cadastrado pois está em uma categoria Adicional” para que o mesmo possa ser enviado deverá selecionar a categoria Xbox One.
• Selecionar uma ou mais marcas: Dentro da ficha de cadastro dos produtos tem o campo de Marcas como exemplo: Apple, Samsung, Motorola Sony, Microsoft, uma vez que selecionar essa opção a loja pode escolher as marcas cadastradas para que seja enviado os produtos que tenham as mesmas cadastradas em suas respectivas fichas.
Observação: Caso a loja tenha enviado produtos para o marketplace e volte selecionar uma das opções de envio acima as ofertas que foram enviadas sofrem apenas uma atualização.
1.2.1 - Produtos com falha de Cadastro
Os produtos que não atenderem os requisitos 1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Netshoes podem apresentar falhas no envio. Nesse momento será exibido uma tela com a seguinte mensagem:
Nesta tela de falha a loja tem a opção de baixar o Excel com os produtos com falha e corrigi-los.
Observação: Caso a loja tenha produtos que atendam os requisitos para cadastro, e retornem outros produtos com falhas, os que estiverem com todas as informações cadastradas corretamente são enviados ficando apenas estes para loja analisar.
1.2.2 - Regra de envio de Preço
A integração que a Tray possui, permite ao lojista enviar preços diferenciados para Netshoes. Temos os seguintes modos de envio de preços:
• Preço igual da loja: Será utilizado o mesmo preço do produto cadastrado na loja virtual.
• Preço fixo: Lojista deverá informar manualmente o preço da oferta, ao determinar o preço quaisquer atualizações que a loja fizer não será refletida no marketplace.
Exemplo: Produto XPTO possui valor na loja virtual de R$ 100,00, lojista determinou que no marketplace o preço deste produto será fixo R$ 120,00. Caso aumente o valor do produto na loja de R$ 100,00 para 180,00 o valor da oferta continua sendo R$ 120,00 pois está fixo.
• Preço com acréscimo em Reais(R$) ou porcentagem (%): Escolhendo esta opção podemos incluir um acréscimo com base:
- Preço de venda: Neste cenário o acréscimo dado será em cima do preço que o produto é vendido na loja virtual.
- Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o acréscimo será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no marketplace.
Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e preço de custo R$ 20,00. Ao incluir acréscimo de R$ 15,00 sobre o preço de custo, o valor da oferta será de R$ 35,00, pois o preço de custo do produto é R$ 20,00.
• Preço com Desconto em Reais(R$) ou porcentagem (%): Escolhendo esta opção podemos incluir um desconto com base:
- Preço de venda: Neste cenário o desconto dado será sobre o preço que o produto é vendido na loja virtual.
- Preço de custo: Dentro da ficha de cadastro do produto possui o campo “preço de custo” o desconto será dado com base nesse valor que por sua vez será o preço da sua oferta no Marketplace.
Exemplo: Produto XPTO possui o valor de R$ 100,00 e preço de custo R$ 35,00. Se concedermos um desconto de R$ 15,00 sobre o preço de custo, o valor da oferta será de R$ 20,00, pois o valor do produto é R$ 35,00.
Observação: Caso a loja não tenha cadastrado o “preço de custo” em seus produtos e escolha como base de preço de Custo para conceder um acréscimo ou desconto será dado em cima do preço de venda.
Se a loja tiver produtos que foram enviados para o marketplace também poderá atualizar o seu preço, acesse menu Marketplace » Netshoes » Lista de produtos integrados (do lado direito de cada oferta possui uma seta), clicando nela temos a opção de “atualizar preço”, podemos atualizar o preço selecionando várias ofertas de uma vez sendo necessário apenas clicar em cima do checkbox (opção de selecionar quadrado do lado esquerdo) abaixo do campo código loja conforme demonstramos no exemplo abaixo.
1.2.2.1 - Regra de envio de preço de produtos com variação
As lojas que trabalham com variações em seus produtos precisam ficar atentos pois existem alguns critérios no envio dos preços, a seguir vamos citá-los:
• Produto com variação sem Preço: Uma vez que a variação não possui preço quando a oferta é criada no marketplace será herdado o valor do produto “pai”.
Exemplo: Produto XPTO possui valor R$ 200,00 com variação “Cor” Preta sem valor. Quando a oferta for criada será enviado o preço de R$ 200,00 correspondente ao produto Pai.
• Produto com variação com Preço: Uma vez que as variações tenham preços cadastrados serão enviados os preços das mesmas.
Exemplo: Produto XPTO valor R$ 200,00 variação “Cor” Preto custando R$ 50,00, Azul custando R$ 100,00. Na criação da oferta será enviado respectivamente os preços R$ 50,00 para variação Preta e R$ 100,00 para variação Azul.
Caso a loja utilize uma regra de preço com acréscimo ou desconto será dado com base no preço da variação.
Observação: Caso tenha mais de uma variação o produto e algumas variações possuem preço e outras não, as que não tiverem vão herdar o preço do produto pai.
1.2.2.2 - Regra de envio de preço de produtos com promoção
As lojas que trabalham com promoções ativas em seus produtos são enviados os preços promocionais se utilizar as seguintes regras de preço: Preço igual da loja, Acréscimo ou desconto com Base no Preço de Venda.
Exemplo: Produto XPTO tem valor de R$ 40,00 com uma promoção ativa a partir do dia 05/12/2017 válida até 06/12/2017 com valor DE R$ 15,00.
O valor enviado para o Marketplace será de R$ 15,00 pois trata-se do preço vigente do produto (preço sendo ofertado) tendo acréscimo, ou desconto ou podendo ser o preço igual da loja de acordo com a regra de preço escolhida e conforme citado no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço.
Quando ocorrer o término da data de promoção o valor do produto volta o preço de “venda” com isso o produto no marketplace também atualiza o preço pegando o valor vigente (preço do produto sendo vendido na loja virtual).
1.2.3 - Envio de Descrição Personalizada
O Lojista possui o recurso de enviar uma descrição personalizada para seus produtos na Netshoes caso a descrição do seus produtos não estejam dentro dos critérios que a Netshoes exige 1.1 - Requisitos obrigatórios para envio dos produtos para Netshoes.
O envio da descrição pode ser feito de duas Maneiras sendo elas: na inclusão de um novo produto no Marketplace ou na edição de um produto que foi enviado que foi reprovado na análise da Netshoes conforme seus critérios.
Observações
• Após a Netshoes aprovar os produtos de sua loja, caso mude a descrição do produto, a mesma não será atualizada, pois a Netshoes bloqueia todas as atualizações após do produto estar aprovado, exceto de preço e estoque.
• Esta regra vale para produtos que a Netshoes aprova, caso eles reprovem seus produtos retornando com falha, caso mude a descrição do produto, a mesma será reenviada e atualizada por eles, após a loja efetuar as correções no produto.
• Estas regras fazem parte da politica da Netshoes, caso tenham alguma duvida podem entrar em contato com equipe de suporte deles.
1.2.3.1 - Envio de Descrição Personalizada na Inclusão de Novos produtos
Acessando menu Marketplace » Netshoes » Incluir Produtos no marketplace ou menu Marketplace » Netshoes » Lista de produtos integrados » Incluir Produtos no marketplace.
Assim que escolher maneira que deseja incluir seus produtos no marketplace, seja todos os produtos, produtos manualmente, por marcas específicas ou categorias 1.2 - Cadastro de Produtos específicas quando clicar em continuar será exibida uma tela de “revisão dos produtos” nesta tela temos a opção do lado direito de cada produto de “editar descrição” ao clicar nesta opção exibe o editor de textos para o lojista cadastrar a descrição conforme desejado conforme exemplos abaixo.
Observações
• Após a Netshoes aprovar os produtos de sua loja, caso lojista mude a descrição a mesma não será atualizada, pois a Netshoes bloqueia todas atualizações depois do produto estar aprovado exceto de preço e estoque.
• Esta regra vale para produtos que a Netshoes aprova, caso eles reprovem seus produtos retornando com falha, caso lojista mude a descrição, a mesma será reenviada e atualizada com eles após a loja efetuar as correções no produto.
• Estas regras fazem parte da politica da Netshoes, caso tenham alguma duvida podem entrar em contato com equipe de suporte deles.
2 - Fluxo de cadastro de produtos
Abaixo temos o fluxo de cadastro de produtos, desde a sua criação até a aprovação.
3 - Relacionamento de Produtos (DE / PARA)
As lojas que possuem integração diretamente com a Netshoes com ofertas cadastradas diretamente no portal deles e passam a integrar com a Tray é necessário realizar o De Para dos produtos existentes com no painel deles com os de sua Loja virtual para que ocorra a integração de estoque, preço, disponibilidade e entre os pedidos corretamente.
Acesse Marketplace » Netshoes » Lista de anúncios não relacionados será listado todas as ofertas que estão cadastradas diretamente com a Netshoes que não estão vinculadas ao produto na Tray.
Selecionando a opção relacionar anúncio o lojista será redirecionado para página de relacionamento conforme demonstrado abaixo.
4 - Características (Atributos)
A Netshoes possui uma serie de características (atributos) que precisa ser enviadas nos produtos para que a Netshoes aprove seus produtos.
Para que a loja possa realizar estes relacionamentos, disponibilizamos dentro do painel administrativo o menu Marketplace » Netshoes » Relacionar Características.
Nesta Página a loja consegue realizar o relacionamento das características da loja com as da Netshoes clicando no botão "Editar" conforme demonstramos na imagem acima.
Exemplo: característica Cor: Amarelo utilizada na loja a mesma deve ser relacionada com a característica Cor: Amarelo da Netshoes, característica Cor: Azul utilizada na loja com a característica Cor: Azul da Netshoes, após concluir o relacionamento desta característica no final da página clique em "salvar".
Hoje a NetShoes pede como obrigatório para grande maioria dos tipos de produtos que vão integrar com eles que tenha uma característica chamada "Indicado Para". Desta forma é muito importante que seu produto tenha essa característica antes que ele seja integrado. Caso você não saiba como criar uma característica, confira através deste link.
Observação: A loja deverá realizar o relacionamento de todas as características da loja com as da Netshoes, caso a loja tenha uma característica que a Netshoes não possua, por exemplo: "Farol do carro", ao clicar no botão editar para relacionar temos a opção de Não enviar os valores das características, ao selecionar esta opção e salvar a característica de sua loja não será enviada para Netshoes.
4.1 - Relação de Características Netshoes
A Netshoes disponibilizou um arquivo em Excel contendo uma relação de Caraterísticas (atributos) com os valores aceitos. No arquivo eles informam se o uso é obrigatório ou não para determinada categoria, basta a loja realizar a busca na planilha ou pela "Categoria da Netshoes" para localizar os atributos obrigatórios e não obrigatórios, ou a loja pode buscar o "Atributo" e conferir se a categoria "X da Netshoes" requer que o atributo seja enviado ou não. No final deste artigo você encontrará um link para realizar o download da planilha.
Atenção: A Netshoes pode realizar mudanças na estrutura da obrigatoriedade das Características (atributos) sem aviso prévio, podem haver casos de apresentar falhas no produto dizendo que uma característica é obrigatória para categoria "X da Netshoes" e que não consta na listagem deles que estamos disponibilizando.
Recomendamos lojista verificar a falha disponibilizada no Painel da Tray e entrar em contato com suporte da Netshoes questionando se houve alguma mudança na estrutura, e quais atributos e valores precisam ser cadastrados para a categoria da Netshoes que o produto da loja está tentando enviar para eles.
5 - Categorias
A loja virtual contém uma organização de categorias diferente do site da Netshoes, dessa forma para que seu produto seja cadastrado corretamente na Netshoes é obrigatório que realize o relacionamento da sua categoria com a categoria dos mesmos.
Para realizar o relacionamento de categoria acesse o menu Marketplace > Netshoes> Relacionar Categorias conforme demonstrado abaixo.
6 - Marcas
A Netshoes possui filtros de marca com isso eles pedem para que as lojas vinculem as marcas da loja com as marcas da Netshoes para que os produtos possam ser cadastrados corretamente.
Para que a loja possa realizar estes relacionamentos de marcas, disponibilizamos dentro do painel administrativo o menu Marketplace » Netshoes » Relacionar Marcas.
Dentro da página de relacionar marcas temos os filtros que a loja pode utilizar para buscar o nome de uma marca contida na loja, ou o nome de alguma marca que a loja tenha feito o relacionamento com a Netshoes, temos também o filtro para listar as marcas relacionadas e não relacionadas, um botão de atualizar lista de marcas da loja.
Exemplo: Dentro do painel administrativo criei uma marca na loja chamada "Renner", quando acesso esse menu de relacionar marcas da Netshoes a mesma não está exibindo, necessário clicar neste botão para que ocorra a importação das marcas que cadastrei no painel da minha loja para que possa efetuar o relacionamento com a Netshoes.
Clicar no botão editar exibe uma tela para podermos buscar a marca da Netshoes para relacionar com a loja conforme exemplo abaixo.
Caso a loja tenha feito um relacionamento incorreto na página de Relacionar Marcas do lado do botão editar temos uma seta, clicando nela temos a opção de "remover relacionamento".
7 - Lista de Pedidos
Dentro do Painel Administrativo da Tray temos no menu Marketplace » Netshoes » Lista de pedidos a listagem de todos os pedidos gerados pelo marketplace conforme demonstrado abaixo.
Nesta listagem temos as informações sobre o pedido, qual “status” que o mesmo está “Mensagem” se está integrado ou com falha, além dos filtros que podem ser utilizados para encontrar um pedido específico ou filtrar uma data específica.
O filtro Status conseguimos listar os pedidos que estão com determinadas situações:
- Novo: São pedidos novos que entraram.
- Aprovado: Pedidos aprovados no marketplace.
- Cancelado: Pedidos cancelados no marketplace.
- Falha: Pedidos que vieram do Marketplace que estão com alguma falha, tópico vamos ver a seguir.
- Aguardando Pagamento: Pedidos que vieram do marketplace sem o pagamento.
- Enviado: Pedidos foram enviados pelos lojista (passando os dados fiscais dentro de cadastro, código de rastreio e data de envio).
- Nota enviada: Pedidos que o lojista incluiu os dados da Nota fiscal no pedido.
- Não sincronizado: Pedidos que estão com alguma pendência de sincronização como por exemplo: sem dados fiscais.
7.1 - Pedidos com Falha
Quando o pedido entra no painel da Tray da Netshoes (Marketplace » Netshoes » Lista de pedidos conforme explicamos no tópico 7 - Lista de Pedidos) com status de Falha
O Lojista deve efetuar a correção do pedido dentro deste período de 5 dias, pois o Marketplace Tray possui este tempo de reprocessamento, ou seja, dentro deste período tentamos criar este pedido no Painel Administrativo (menu Vendas » Pedidos Realizados).
Caso lojista não efetue a correção do pedido dentro deste prazo será necessário que o lojista atualize manualmente estes pedidos para que entrem no painel de Vendas, para realizar esta operação acesse: Marketplace » Netshoes » Lista de pedidos, busque os pedidos com status de Falha.
Assim que localizar os pedidos clique no botão "Reenviar pedido" do lado direito de cada um deles conforme demonstramos abaixo para que sejam reenviados para o Painel de vendas (Vendas pedidos realizados) dentro de alguns minutos.
O Lojista poderá também executar essa ação em massa selecionando vários pedidos e clicando no botão "Reenviar Pedidos", dentro de alguns minutos os pedidos são reenviados para o Painel de Vendas conforme demonstramos abaixo.
8 - Configurações
Para ter acesso a este menu entre no seu painel administrativo da Tray Marketplace » Netshoes » Configurações
8.1 - Estoque Mínimo
A integração de estoque não ocorre em tempo real pois existe uma cron (rotina) responsável pelo envio das atualizações de estoque para Netshoes.
Esta trava existe para lojas que trabalham com quantidades limitadas de produtos, para não ter problemas de vender produtos a mais e não ter o estoque foi inserido essa configuração devido esta comunicação não ser em tempo real.
Exemplo: Produto XPTO possui 10 unidades de estoque, na configuração da Netshoes está 2 unidades de estoque mínimo, quando o produto for vendido e chegar em 1 unidades ou menos, na Netshoes será pausado pois o estoque do produto é menor que estoque mínimo configurado.
Observação: A integração de pedidos pode levar até 1 hora para entrar na Tray (nesse meio tempo a loja pode acabar tendo vendas em outros canais como mercado livre, loja virtual etc) enquanto o pedido não entra na Tray não ocorre a baixa de estoque do produto e consequentemente não ocorre a atualização no marketplace.
8.2 - Preço de Venda
Recurso utilizado para as lojas que desejam enviar um preço diferenciado para o marketplace seja ele um acréscimo ou um desconto (em reais ou porcentagem) sobre o valor dos produtos conforme descrito no tópico 1.2.2 - Regra de envio de Preço.
Essa regra é Geral e será aplicado o desconto ou acréscimo em todos os produtos que foram enviados para Netshoes junto com os novos que forem cadastrados.
Observação: Caso a Loja esteja utilizando essa configuração e no produto tenha uma regra específica de preço para ele, será desconsiderada a regra geral do menu “configurações” e levará em consideração a que estiver setada no produto como exemplo abaixo:
8.3 - Frete
A integração da Netshoes utiliza o mesmo cálculo de frete obtido de seus produtos em sua loja virtual de acordo com as tabelas de frete ativas no Painel administrativo.
Quando cliente inclui o CEP no site da Netshoes eles enviam uma requisição para a Tray solicitando o valor do frete para o Produto em questão de acordo com as suas dimensões e peso e cubagem.
Com base configuração que a loja definir para envio do frete tais como: "Utilizar o frete com valor mais barato" ou "utilizar o frete com entrega mais rápida" a Tray repassa para Netshoes a tabela de frete que a loja tem disponível e que atenda a configuração escolhida.
Dentro das configurações do Marketplace temos a opção Adicionar custo de imposto ao frete está configuração uma vez que estiver selecionada adiciona o valor dos impostos que a Loja possui configurada.
A Tray tem um recurso de Não utilizar as forma de envio, esse recurso é utilizado para as lojas que não querem que determinadas tabelas de frete sejam repassadas para a Netshoes, como por exemplo: tabela de Frete Grátis, tabela de Frete A Retirar etc., basta a loja selecionar as que não deseja utilizar na Netshoes e salvar como exemplo abaixo.
8.4 - URLs de Serviços
Para que seja estabelecida a comunicação correta entre a Tray e a Netshoes é necessário que o lojista cadastre na Netshoes as URLs de serviços.
Abaixo temos um exemplo das URLs de serviços que estão disponibilizadas na página de configurações do marketplace da Netshoes dentro da Tray.
Para cadastrar as URLs de serviços disponibilizadas em sua loja é necessário que acesse o seu portal da Netshoes no menu esquerdo clique no botão "Notificações", será exibida na tela os campos que precisam ser preenchidos conforme exemplo abaixo, basta copiar dentro do painel da Tray as URLs e incluir nos campos correspondentes da Netshoes e por fim clique no botão "Salvar".
Atenção: Os dados fornecidos nas imagens são meramente ilustrativas, cada loja possui as próprias URLs de Serviços devendo cada uma realizar a configuração.
Duvidas Frequentes
1ª Pergunta - Pedido foi gerado na Netshoes mas não entrou no Painel Administrativo da Tray?
Resposta:
Para que um pedido entre corretamente na Tray o mesmo não pode sofrer quaisquer alterações manuais na Netshoes.
Caso loja realize quaisquer alterações como por exemplo deu baixa no pedido o mesmo foi alterado para "Faturado", "Enviado" ou "Entregue" na Netshoes, a Tray não consegue integrar esses pedidos, nestes casos a loja deverá dar baixa manual na Netshoes.
2ª Pergunta - Cadastrei um novo produto para Netshoes ocorre o seguinte erro :
"Existem valores de características obrigatórias não relacionadas, os valores de Gênero, Tamanho e (Cor ou Sabor) são obrigatórios. Lembre-se de atualizar sua lista de características, acesse a tela de "Relacionamento de características"."
Resposta:
Para cadastro de produto na Netshoes é necessário que tenha no minimo 3 informações:
- Tamanho
- Gênero
- Cor ou Sabor
Essas 3 informações poderão constar em seu produto como variação ou como característica. Podendo ser uma informação como variação e as outras duas como característica.
Exemplo:
- Variação: P, M ou G
- Característica Gênero: Feminino ou Masculino
- Tamanho: Único
Link de como cadastrar variação: Clique aqui para mais detalhes.
Link de como cadastrar característica: Clique aqui para mais detalhes.
No exemplo abaixo temos "Gênero" cadastrado como característica e "Tamanho e Cor" como "Variações"..
Caso seu produto possua as informações mínimas para cadastro da Netshoes verifique se as características da loja estão relacionadas com as da Netshoes, caso tenha duvidas acesse 4.1- Relação de Características Netshoes.
Caso seu produto atenda a todos os critérios mencionados acima e o erro persista entre em contato com a nossa equipe de atendimento.
Boas Vendas!
Equipe Tray.