Realizamos uma atualização na integração com o Marketplace Magazine Luíza e agora não somos mais passivos nesta integração! É isto mesmo, a integração com este marketplace agora passa a ser ativa pela Tray e desta forma, a Tray se torna responsável pelos envios e capturas de dados junto à Integra Commerce, que por sua vez integra estas informações com a Magazine Luíza.
Dito isto, vamos aos tópicos tratados neste artigo:
1. O que muda na integração com esta atualização?
1.1. Na integração Passiva:
1.2. Na integração Ativa:
2. Já utilizava a integração Passiva? Confira estas informações!
2.1. Da integração de pedidos no dia da migração
2.2. O tempo de atualização de informações
2.3. Da utilização do Magalu Entregas
2.4. Do relacionamento automático de produtos
3. Passos para novas integrações
4. Configurações da integração
4.1. Estoque
4.2. Descrição
4.3. Origem
4.4. Preço de venda
4.5. URLs de Serviços (URL de frete)
5. Regras de integração de Produtos
6. Regras de integração de Pedidos
Segue abaixo as mudanças causadas por esta atualização, bem como as novas regras de integração!
1. O que muda na integração com esta atualização?
Há uma grande diferença nos métodos de integrações, que apesar de parecerem simples no nome, a nível de programação de dados requer muito conhecimento e atenção para que todos os dados fluam corretamente entre os sistemas. A seguir, vamos exemplificar as diferenças entre ambos os métodos de integração, Passiva e Ativa:
1.1. Na integração Passiva:
A integração Passiva é um tipo de integração em que a Tray disponibiliza vários métodos de consulta de dados em sua loja, através do que chamamos de uma Interface de Programação de Aplicativos (API). Através da API, os parceiros integradores, neste caso a Integra Commerce, conseguem consumir estes dados e então capturam e/ou inserem informações em sua loja:
Nesta integração Passiva, a Integra Commerce era responsável por capturar na API disponibilizada pela Tray, todas as informações dos produtos de sua loja. Isto causava alguns problemas pois a Integra Commerce sempre puxava automaticamente os dados dos produtos como eram vendidos nas lojas virtuais dos lojistas Tray, o que impedia a manipulação de preços nos produtos anunciados na Magazine Luíza, as mudança de dados realizadas diretamente no painel da Integra Commerce era impossível, pois todas as vezes que esta puxava as informações dos produtos em sua loja Tray, os dados eram mais uma vez atualizados e sobrescreviam todas as mudanças que eram realizadas diretamente na Integra Commerce. Estes comportamentos causavam grandes desconfortos na utilização desta integração, e eram motivo de desistência da utilização desta integração.
1.2. Na integração Ativa:
Pensando nos lojistas que amam a Tray e também a Magazine Luíza, decidimos por alterar o método de integração e desenvolvemos a integração Ativa para este Marketplace, para que dessa forma, ao invés da Integra Commerce consumir os dados na API da Tray (Passiva), é a Tray quem consumirá os dados na API da Integra Commerce (Ativa), e com isso, inseriremos os produtos no painel da Integra Commerce e capturaremos os pedidos que lá estiverem, permitindo então algumas liberdades que antes não eram possíveis neste integração:
Nesta nova integração, serão de responsabilidade da Tray as seguintes ações:
- Criação de pedido no painel Tray após o pedido ser integrado entre Tray <> Integra Commerce.
- Captura da confirmação do pagamento dos pedidos integrados.
- O envio de nota fiscal, quando esta for preenchida nos detalhes dos pedidos integrados.
- Captura do código de rastreio Magalu Entregas, quando o pedido utilizar este método de envio
- Envio de código de rastreio, quando inserido nos pedidos integrados que não são Magalu Entregas
- Criação de produto no painel da Integra Commerce.
- Atualização de produto (Preço e Estoque) no painel da Integra Commerce, após o envio dos produtos (Produtos com o status "Ativo" na integração Tray <> Magazine Luíza).
Atenção: Caso seja necessário alterar os demais dados dos produtos (Descrições, Imagens, nomes, etc), deverá fazer tais alterações antes de enviar os produtos à Integra Commerce. Uma vez que o status dos produtos estiverem como "Ativo" na integração Tray <> Magazine Luíza, estes dados não serão enviados, apenas os valores de Preço e Estoque como informado no tópico anterior.
Sabendo disto tudo, a seguir veremos na íntegra, tudo o que será possível e todas as novas regras desta integração!
2. Já utilizava a integração Passiva? Confira estas informações!
Nesta seção veremos algumas informações importantes para que não seja surpreendido com as mudanças, que não são poucas, vamos lá?
- As lojas que já eram integradas à Integra Commerce de forma passiva, mas ainda não haviam enviado nenhum produto, será preciso pegar novamente o Token de integração com o Integra e realizar novamente os procedimentos de integração aqui na Tray
- O relacionamento de categorias e características deverá ser feito diretamente no portal da Integra Commerce. Caso não tenha novas categorias e características em sua loja, e as existentes já estavam relacionadas, não será preciso fazer este procedimento.
As lojas integradas após a mudança da integração passiva para a ativa, utilizaram o frete de contingência da própria Magazine Luíza, até que desenvolvemos a integração dos fretes através da própria loja Tray. Confira aqui como configurar a integração de frete.
2.1. Da integração de pedidos no dia da migração
A migração da Integração Passiva para a Integração Ativa ocorrerá no dia 18/11/2019.
2.2. O tempo de atualização de informações
- Basta clicar no botão fechar para acessar o painel de integração Tray <> Magazine Luíza
Nesta tela verá todas as configurações disponíveis para esta integração, são elas:
4.1. Estoque
Neste campo, poderá determinar a quantidade mínima de estoque que os produtos precisam ter para que fiquem ativos para venda no painel do Integra Commerce. Caso o produto fique com estoque abaixo do configurado neste campo, o mesmo ficará inativo automaticamente no painel da Integra Commerce, e consequentemente, não poderá ser vendido na Magazine Luíza.
4.2. Descrição
Neste campo poderá selecionar uma das seguintes opções:
- Enviar descrição padrão da loja ou personalizada: Com esta opção, no envio dos produtos ao Integra Commerce, será enviado por padrão a descrição de cada um, ou ainda poderá determinar uma descrição personalizada para o mesmo durante a integração.
- Não enviar descrição para o marketplace(sem descrição): Nesta opção, os produtos serão inclusos no painel da Integra Commerce sem nenhuma descrição.
4.3. Origem
Escolha entre as opções:
- Nacional
- Importação direta
- Estrangeira - adquirido mercado interno
Para determinar qual a origem de seus produtos, que ficará pré-selecionada durante o envio dos produtos à Integra Commerce. Lembrando que poderá ser alterado manualmente na escolha dos produtos.
4.4. Preço de venda
Neste campo, poderá definir uma regra de preço diferenciado de sua loja para a Integra Commerce. Escolha se a base de cálculo será baseada no preço de custo ou venda dos produtos, qual a regra de preço, se acréscimo ou desconto, se o cálculo será via porcentagem ou valor fixo, e qual o valor será determinado.
Lembre-se de salvar esta página para qualquer uma das alterações que fizer, de forma que o sistema realize as atualizações das configurações desta integração.
4.5. URLs de Serviços (URL de frete)
Neste campo será apresentada a URL para o serviço de consulta de Frete, e esta URL é responsável por integrar os fretes de sua loja diretamente nas consultas de frete realizadas através do Marketplace Magazine Luíza. Segue o passo a passo correto de como enviar esta URL para a IntegraCommerce:
- Após o Seller contratar os serviços da Magazine Luíza (Cadastro, politica de vendas, comissão, etc.) este entrará em um processo de Onboarding;
- No processo de Onboarding, o IntegraCommerce gerará e informará para o Seller as chaves de integração, Username e Password, além de solicitar ao mesmo uma Url de frete;
- O Seller deverá então acessar o painel Administrativo de sua loja Tray, e no menu esquerdo clicar em: Marketplaces » Magazine Luíza » Iniciar aplicação. Neste ponto, será necessário incluir as chaves de integração disponibilizadas, Username e Password, e então clicar no checkbox de que concorda com os termos da integração. Após a confirmação, basta concluir a integração clicando no botão "Ativar integração";
- O Seller será direcionado para página inicial da integração dentro do painel administrativo da Tray, onde deverá clicar no botão "Editar configurações". No final desta página encontrará a URL de serviço de integração de Frete;
- Basta agora o Seller copiar esta Url e então informa-la diretamente para o time de Onboarding do IntegraCommerce, finalizando o procedimento de integração.
Importante!!
O canal de atendimento da Integra Commerce será informado após fechar o contrato de parceria com o Marketplace Magazine Luíza.
5. Regras de integração de Produtos
Separamos as informações de integração de produtos em um outro artigo para facilitar a leitura, clique neste link para acessá-lo!
6. Regras de integração de Pedidos
Separamos as informações de integração de pedidos em um outro artigo para facilitar a leitura, clique neste link para acessá-lo!
Estamos muito animados com a migração para Integração Ativa com o marketplace Magazine Luíza! Aproveite para anunciar ainda mais produtos neste marketplace, com variações duplas, preços diferenciados e muito mais!
Boas Vendas!
Equipe Tray.
Comentários