A integração com o WhatsApp para Campanhas inteligentes foi desenvolvida para você, lojista, que deseja aumentar as conversões. Essa ferramenta não possui ligação com o sistema de atendimento do WhatsApp, com ela, é possível criar campanhas para disparo automático de mensagens para recuperação de carrinhos abandonados, clientes recorrentes, campanhas para aniversariantes, além de pop-ups para retenção.
🚨 Atenção às Regras:
- Para poder utilizar essa integração, é obrigatório que você use um número nunca utilizado antes. Trata-se de uma regra do próprio Facebook;
- Para aprová-lo junto ao Facebook, você precisará seguir o passo a passo contido neste artigo (logo após a ativação da "Campanhas Inteligentes");
- Não é permitido a utilização de números internacionais na integração;
- Quando for realizar a verificação de número junto ao Facebook, escolha a validação de número por mensagem de voz
- Confira como funciona o consumo de créditos para a utilização das mensagens via WhatsApp neste link!
É importante que mesmo após a verificação, esse número não seja utilizado em nenhum outro aplicativo para não perder o certificado.
- Em seu Painel Administrativo, acesse "Marketing >> WhatsApp";
- Leia atentamente as informações referentes a essa integração. Após isso, clique em "Comece Agora":
- Leia as informações, confirme que leu o termo de adesão, e por fim, clique em "Contratar agora":
- Você será direcionado à página de configurações;
- A primeira etapa é a sincronização automática dos contatos que você já possui na Tray.
- A segunda etapa lhe permite importar contatos de e-mail via planilha excel.
Atenção: Você pode estar se perguntando "porque importar e-mails se a ferramenta é a integração com o WhatsApp", pois a ferramenta de Campanhas Inteligentes, permite também a criação de campanhas através de e-mail.
- Na terceira etapa, você deverá adicionar um link para atendimento da sua loja virtual, já que esta integração com o WhatsApp não tem a função de atendimento e sim de gerar vendas!
- A quarta etapa é a validação do Cadastro com o WhatsApp API.
- Caso ainda não tenho feito nenhum dos procedimentos informados acima você encontrará a seguinte tela, com os respectivos botões:
- Prepare-se para iniciar o processo: Clicando em Iniciar você terá acesso ao formulário da Tray, onde encontrará informações importantíssimas para serem lidas.
- Inicie o cadastro com WhatsApp API Oficial: Você somente conseguirá clicar em "Conectar" após acessar e ler formulário da Tray, e neste momento você fará a solicitação para liberação do número (novo) junto ao Facebook, seguindo a etapa intuitiva e estipulada pelo próprio Facebook.
Atenção: Como mencionado, após executar as duas ações acima, será preciso apenas aguardar até que a o Facebook libere seu número e a Tray receba esta confirmação e realize as configurações, assim a integração será realizar de forma automática pouco tempo após a aprovação do seu número, e caso queira acompanhar esta liberação, basta acessar a ferramenta Campanhas Inteligentes em seu painel administrativo e ir na aba Configurações.
- Após concluir estas etapas, você será direcionado à página de conclusão, onde será informado que levará até trinta minutos para que a instalação seja finalizada por completo.
- Após confirmar clicando no botão, você será direcionado à página para criação de Plugins.
- Clique em Criar Plugin.
- Agora vá em Clique Aqui Para Criar seu Plugin.
- Veja que ao lado esquerdo, você poderá definir o título e texto apresentado no pop-up de retenção.
- Por fim, você poderá alterar a cor do texto e também do botão.
Atenção: é preciso que tenha o seu número já tenha sido aprovado pelo Facebook, para que a aba "WhatsApp" possa, de fato, utilizada/configurada.
- Após realizar as configurações desejadas, clique em Continuar.
- No campo "Qual é o Benefício?" você deverá inserir o código do CUPOM DE DESCONTO que você possui ativo em sua loja virtual.
- Você poderá ainda pré-visualizar como será oferecido este benefício ao cliente clicando em Visualizar. Por fim, clique em Continuar para confirmar a criação do Plugin (pop-up).
PONTOS DE ATENÇÃO:
-
- Lembre-se que este "Plugin" é basicamente um Pop-up que será apresentado em sua loja virtual para o cliente inserir um e-mail ou número de WhatsApp para receber o benefício (CUPOM DE DESCONTO).
- Os plugins (pop-ups) possuem regras pré-estipuladas para apresentação, entretanto, também dependem da ação do cliente final, ou seja, pode variar de cliente para cliente devido ao comportamento do mesmo em sua loja virtual.
- Dê um nome para o Plugin (pop-up), este nome é apenas para seu controle, ou seja, é um nome interno.
Lembre-se: que você poderá criar diversos Plugins (pop-ups) para retenção de clientes, entretanto, somente poderá ter um ativo por vez em sua loja. Este pop-up caso seja fechado pelo cliente, somente será apresentado novamente (ao mesmo cliente) após um prazo de 24 horas.
- Após criar os plugins e deixar o desejado como ativo, você poderá seguir para a criação das campanhas, para isso, clique em "Campanhas".
- Escolha o quadro Mensagem WhatsApp.
- Nesta primeira versão da integração, você terá disponível a opção para criar Campanhas Automáticas, então, clique neste botão.
- Para exemplo, neste artigo utilizaremos uma campanha para Abandono de Carrinho, além, é claro, de ser a campanha mais utilizada e esperada por vocês, lojistas.
Observações:
- A mensagem para recuperação de Carrinho Abandonado, como também para possíveis outras campanhas, não é editável. Mas porque? Pois as mensagens utilizadas na integração com a API do WhatsApp precisam ser aprovadas pela equipe do próprio WhatsApp, desta forma, nesta integração foi definida uma mensagem padrão já aprovada por eles.
- O link do carrinho ou produto/cupom de desconto será enviado automaticamente na mensagem.
- Na sequência temos o Disparo da Campanha que em sua primeira versão já virá configurado por padrão, e nos próximos dias serão liberadas mais opções.
- Por fim, defina o nome da campanha, lembrando que este nome é exclusivo para seu controle e não será apresentado para o seu cliente.
Atenção: Da mesma forma que os plugins, as campanhas podem ser criadas diversas para um mesmo objetivo, como, por exemplo, Recuperação de Carrinho Abandonado, entretanto, você poderá ter uma única ativa de cada vez.
Aproveite esta oportunidade para aumentar as conversões em sua loja virtual!
SOBRE O PROCESSO DE APROVAÇÃO COM O FACEBOOK:
Não finalizou o processo ou precisa alterar alguma informação?
Caso você já tenha preenchido o formulário e iniciado o processo com o Facebook, mas precisa finalizar, trocar alguma informação ou verificar o número, acesse esse link: https://bit.ly/integracaotraywhatsapp
Como posso verificar meu negócio com o Facebook?
Para iniciar o processo de verificação do negócio, acesse esse link: https://business.facebook.com/settings/security
Se já estiver aprovado, aparecerá assim:
Se não estiver aprovado: você deve iniciar o processo de verificação e seguir os passos pedidos pelo Facebook (podem ser solicitados comprovantes de CNPJ e nome).
Caso o botão "Iniciar verificação" não esteja clicável, é porque você ainda não finalizou o processo. Clique no link a seguir e finalize o processo: https://bit.ly/integracaotraywhatsapp
Como posso verificar meu número com o Facebook?
Caso você tenha iniciado o processo, mas não cadastrou um número , então siga os passos abaixo:
1. Inicie o processo novamente pelo link: https://bit.ly/integracaotraywhatsapp
2. Selecione a conta do Whatsapp já criada:
3. Crie um perfil e siga o fluxo adicionando nome (pode ser fantasia como consta no CNPJ) e número de telefone na sequência.
No caso de número que já está sendo utilizado: Caso você digite um número já utilizado, será informado. Nesse caso, basta reiniciar o processo posteriormente via o link https://bit.ly/integracaotraywhatsapp, escolher as opções já iniciadas e na etapa 2 criar um perfil novo, conforme imagem acima.
Desassociando um número de uma conta WhatsApp Business ou Pessoal para usar com a API:
Não recomendamos remover um número já utilizado antes, pois uma vez integrado com o WhatsApp API ele não poderá ser usado novamente em outros Apps.
Mas caso esta seja a única opção (de forma errônea associou um número ou tenha adquirido um número que consta como utilizado), siga os passos do link a seguir: https://developers.facebook.com/docs/whatsapp/overview/phone-number/?translation
Número não foi verificado ou expirou ( código de 6 dígitos ) via SMS ou Voz:
Não será possível finalizar seu Cadastro com WhatsApp API sem preencher os 6 dígitos.
Neste caso, basta acessar o link https://bit.ly/integracaotraywhatsapp escolher a conta e perfil já criado anteriormente:
E aparecerá a opção para receber o código, como abaixo:
Atenção: O número precisa estar apto para receber um SMS, ou como alternativa, uma ligação que informará os 6 dígitos. Essa ligação pode ser feita de um número internacional, então é importante que o telefone esteja apto para receber.
Meu nome não foi aprovado com o Facebook, o que posso fazer?
Caso o nome inserido não tenha sido aprovado pelo Facebook, acesse:
https://business.facebook.com/settings/whatsapp-business-accounts
Selecione “Configurações”:
Clicar em “Gerenciador do Whatsapp” (na parte inferior da tela):
Você verá a tela com o nome informado:
Ao passar o mouse aparece uma opção para Editar:
Nesse momento é possível inserir um novo nome (seguindo as políticas do Facebook). É importante utilizar um nome como consta no documento (Ex: Nome fantasia).
Enquanto você aguarda a aprovação, é possível adiantar as configurações do plugin.
Aproveite esta oportunidade para aumentar as conversões em sua loja virtual!
Cancelamento:
Caso queira desfazer a integração, poderá cancelar direto no Painel Administrativo. Para isso, acesse "Minha conta" no próprio aplicativo, e clique em "Cancelar":
Boas Vendas!
Equipe Tray.