Como Configurar a Lista de Preço e Perfil de Cliente no B2B?

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    B2B, ou Business to Business, refere-se às transações comerciais entre empresas, ou seja, de negócio para negócio.

    Neste artigo, você aprenderá como configurar duas ferramentas essenciais no B2B: a Lista de Preços e o Perfil de Cliente. Essas funcionalidades são amplamente utilizadas para oferecer condições especiais, como descontos para compras com CNPJ, pedidos de grandes volumes e outras vantagens específicas para o mercado corporativo.

    Acessar e configurar essas ferramentas é simples, e ao seguir o passo a passo a seguir, você estará pronto para otimizar suas vendas B2B. 

Passo a passo da configuração

  • Acesse Aplicativos >>  Filtre por B2B > B2B - Lista de Preço e B2B - Perfil de cliente.

Primeiro vamos falar do aplicativo B2B - Lista de Preço. Acesse o Aplicativo:

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  • Agora vá em "Criar Lista".

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  • Neste momento você deverá definir se esta lista é ativa ou não no campo "Status".
  • Insira uma Nome para a lista e depois clique em "Salvar".

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  • Agora você deverá inserir os descontos desejados, para toda loja, categorias específicas e/ou produtos específicos.

Atenção: A hierarquia dos descontos funcionam da seguinte forma:

  1. Primeiro será considerado os descontos que forem preenchidos em produtos específicos.
  2. Em seguida (se o produto não tiver desconto específico), será considerado o desconto aplicado nas categorias.
  3. Por fim, é aplicado o desconto de "Todos os Produtos" (caso o produto e nem a categoria possuam descontos específicos).
  • Lembrando que o desconto pode ser aplicado em % ou R$.

 

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  • Depois de preencher os descontos da maneira que desejar, lembrando sempre da regra de hierarquia, Salve no final da página.

Este processo poderá ser repetido diversas vezes para criar quantas listas de preço você desejar, lembrando que mais abaixo, neste mesmo artigo, veremos como usar as listas que criou para de fato o cliente ganhar os descontos.

 

Lista de Preço na variação dos produtos.

 

Se você tiver a necessidade de trabalhar com preços diferentes em suas variações, será necessário acessar: Produtos > Lista de produtos > Clique na seta para baixo e acesse Resumo do produto. Ao lado direito clique em Lista de preço. 

 

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  • Agora neste produto você poderá trabalhar com preços diferentes no B2B. 

Atenção: Você precisa ter uma lista já cadastrada para atrelar esse desconto direto na variação.

 

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  • Acesse novamente "Meus Aplicativos", localize o app B2B - Perfil de Cliente e clique em "Acessar".

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  • Agora, clique em "Gerenciar Perfil".

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  • Depois vá em "Criar Perfil".

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  • Na página aberta, você deverá definir um Nome para o Perfil.
  • Você poderá definir se o cadastro deve ser pré-aprovado antes de fazer o login, ou seja, se quando um cliente realizar o cadastro na loja, este cadastro ficará como "bloqueado" até que você, lojista, faça a liberação e permita que este cliente realize o login e faça compras (esta função está ligada com o vínculo automático de perfil do cliente ao cadastro do cliente, como veremos mais abaixo).
  • O info-preço, é aquela informação de preço parcelado ou a vista com desconto que consta abaixo de seus produtos. Se habilitar esta opção, e o cliente tiver um perfil com uma lista de preço atrelada ao cadastro dele, este info-preço será apresentado já com os descontos aplicados.
  • Por fim, basta escolher qual é a lista de preço (que você viu como criar pouco acima) que estará atrelada a este perfil, para que depois você possa atrelar este perfil ao cadastro do cliente e ele ganhar os descontos.
  • Depois clique em "Salvar". 

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  • Agora você obrigatoriamente deverá configurar as formas de pagamento que desejar para o perfil que criou e também deverá configurar o frete.

Pontos de Atenção: 

  • Todos os perfis criados vem por padrão sem formas de pagamento ativas e sem frete e envio ativos, sendo necessário que você configure as formas de pagamento e frete para cada perfil que criar para que os clientes que possuam tal perfil atrelado ao cadastro, possam fazer as compras normalmente, caso contrário, não terá como calcular frete e nem fazer o pagamento.
  • A forma de pagamento não precisa estar ativa na loja (para clientes padrão), mas precisa já ter a aba "Configurações" preenchida, ou seja, precisa já estar integrada.
  • A forma de Frete (tabela/transportadora) deverá também já estar integrada, não é obrigatório estar ATIVA na loja (para clientes padrão), mas é obrigatório que a aba de "Configurações" já esteja preenchida.
  • Lembrando que não é permitido fazer uma nova integração de forma de pagamento ou frete através do perfil do cliente.

Lembre-se de salvar no final da página!

Se tiver dúvidas sobre como configurar pagamento veja aqui, agora se estiver com dúvidas sobre as tabelas de frete, veja aqui!

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  • Caso você queira, poderá atribuir o perfil criado à várias clientes de uma única vez, para isto clique em "Gerenciar Atualização".

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  • Agora, você poderá definir as regras para vínculo do perfil, sendo eles:
    • Por estado;
    • Sexo;
    • Tipo de Cliente;
    • E-mail do Cliente;
  • E para concluir este vínculo de perfil com o cadastro do cliente, basta selecionar qual será o perfil que deverá ser atrelado e depois clicar em Salvar.
  • Lembrando que desta maneira, TODOS os clientes que se enquadrarem na regra criada por você, terá o perfil atrelado ao seu cadastro e consequentemente, terão os descontos da Lista de Preço que você vinculou ao Perfil.

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  • Agora, acesse a opção "Gerenciar Configurações".

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  • Agora, você poderá definir se deverá ocorrer automaticamente o relacionamento do perfil com o cadastro do cliente, ou não, depois clique em Salvar!

Se você está pensando "Tá, ativei o relacionamento automático, e agora, como vou definir quais serão os perfis e quais serão os clientes que serão relacionados automaticamente?". 

Veremos isso agora!

  • Para criar as regras de relacionamento automático, clique em "Incluir Regras".

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  • Agora você deverá definir os seguintes itens para a regra:
    • Se Ativo ou Não;
    • A Prioridade (1 = maior prioridade), esta prioridade serve para desempate, por exemplo, se o mesmo cliente se enquadrar em duas regras diferentes ele terá o perfil atrelado da regra com o menor número do campo "Prioridade".
    • Depois, escolha qual será a "Forma", ou seja, o tipo de característica do cliente, podendo ser por exemplo, a cidade, tipo de pessoa, estado, e-mail e quaisquer outras características adicionais de clientes que você possa vir a cadastrar. Se tiver dúvidas de como cadastrar tais características adicionais veja este artigo!
    • Agora, você deve escolher a opção, ou seja, a característica que seu cliente deve ter para se enquadrar na regra e automaticamente ser vinculado ao perfil, por exemplo, se em "Formas" você escolher "Cidade", em "Informação", você deverá inserir "São Paulo", ou "Marília" e assim por diante.
    • Depois basta escolher qual ou quais serão os perfis que deverão ser atrelados automaticamente aos clientes que se enquadrarem nas regras.
  • Agora é só salvar.

Lembrando que também é possível vincular o perfil ao cadastro do cliente manualmente. E para isto basta seguir o caminho abaixo:

  • Acesse "Vendas >> Clientes" localize o cliente desejado e clique em editar.
  • Em seguida, basta clicar na aba "Perfil" e escolher o ou os perfis de desejados para este cliente.

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O cliente que tiver mais de um perfil atrelado ao seu cadastro, poderá fazer a troca, ou seja, poderá fazer a mudança de perfil dentro da própria central do cliente, na loja virtual.

Agora que você aprendeu a configurar o Lista de Preços e os Perfis de Clientes da ferramenta B2B, basta você fazer as suas estratégias e configurá-las da melhor maneira.

Temos ainda um artigo com as principais dúvidas sobre o B2B, veja aqui!

Boas Vendas!

Equipe Tray.