Com o objetivo de melhorar a experiência do cliente em seu site, por padrão, sua loja já vem com o EasyCheckout ativado. Mas afinal, o que é o EasyCheckout? 

    O EasyCheckout é um sistema desenvolvido pela Tray para facilitar a navegação dos clientes, que unificou as três páginas apresentadas para a finalização de compra, numa página única (OnePage Checkout). Se desejar ver a lista de recursos do EasyCheckout, poderá acessar a lista comparativa de funcionalidades.

    Após escolher o produto que deseja comprar, o cliente da loja é direcionado para esta OnePage, onde faz o seu cadastro, calcula o frete e escolhe a forma de pagamento, sem passar de uma página para outra. Antes, o cliente realizava todos esses processos em uma página: fazia o cadsatro em uma página, calculava o frete em outra página, e finalmente escolhia a forma de pagamento em uma última página...bem mais trabalhoso, não?! 

    Como mencionamos, esse sistema já vem habilitado em sua loja, e não há cobrança de taxas ou tarifas. 

1. Como acessar o EasyCheckout em sua loja: 

  • Acesse "Configurações". Em "Pagamento", clique em "Organização do Checkout"

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  • Uma tela como a abaixo será exibida. Existem aqui alguns recursos que lhe serão bem úteis. Veremos abaixo cada um deles:

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    Formas de Pagamento: 

    Através desse item, é possível realizar a edição do nome e do subtítulo do grupo de pagamento. Você pode alterar conforme achar necessário.

    Para alterar o nome de exibição do grupo de pagamento (conforme for escolhido), clique no botão mceclip2.png  "Editar". Veja abaixo uma simulação onde vamos editar a opção Boleto Bancário: 

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    Não esqueça de salvar! Após realizar as alterações, os grupos de pagamento aparecerão para o comprador com os textos que você configurou:

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    O subtítulo poderá ser configurado tanto para os grupos principais como para os subgrupos de pagamento.

    Personalizar Layout: 

    Por padrão, as cores dos elementos visuais da página EasyCheckout são cinza e verde. Porém, é possível personalizar as cores de sua página EasyCheckout, deixando com o mesmo visual de sua loja, seguindo o padrão de seu layout.

    Você será direcionado, então, à tela de configuração das cores, podendo personalizar todos os elementos visuais. Veja abaixo quantas possibilidades existem para a customização. Neste artigo, você encontra o passo a passo de como realizar essa personalização. 

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Sincronizar Dados: 

    Basicamente, esse botão serve para agilizar as alterações em seu checkout. Por exemplo, caso tenha feito alguma alteração no painel da loja que ainda não refletiu no checkout, você poderá sincronizar esses dados. 

 

    Dito isso, veremos agora um pouco da experiência que o seu cliente terá com o EasyCheckout. 

2. Aparência e navegação no Easycheckout:

    Após o seu cliente escolher o produto, selecioná-lo e definir a forma de envio, ao clicar no botão comprar, a OnePage do Easycheckout abrirá, onde então, algumas informações serão preenchidas, em quatro passos, nesta página única:

 

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    As informações iniciais (1) que serão solicitadas, são: o e-mail, nome completo, CPF e o telefone.

 

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    Após o preenchimento dos dados iniciais, logo abaixo (2) serão solicitados dados sobre o endereço: e a forma de envio que foi escolhida ( aforma de envio foi escolhida no momento da simulação do frete, antes de selecionar o botão Comprar):

 

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    Já em Formas de Envio (3) será exibida a forma de envio que foi escolhida pelo cliente. Ao clicar em "Ver outras formas de envio", é possível escolher outra, se o cliente desejar:

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    Para finalizar, serão solicitados os dados da forma de pagamento (4). Lembrando que as formas de pagamento apresentadas serão mostradas de acordo com as configurações feitas, no Gerenciamento de Grupos. Neste campo, caso o cliente possua um cupom de desconto, ele consegue inserir nesse passo:

 

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    O cliente escolherá a forma de pagamento conforme apresentado. Segue uma imagem como exemplo, caso seja selecionada a opção Cartão de Crédito:

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5. Realizando uma nova compra na loja, após cadastro efetuado:

   Quando o cliente realizar uma nova compra, não será preciso fazer novo cadastro nem fornecer senha. No Easycheckout, as informações são gravadas e conferidas pelo cliente, ao fazer uma nova compra, não sendo necessário o fornecimento de senha.

 

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    Ao clicar na opção correta, o cliente será redirecionado para escolher a forma de pagamento e finalizar o pedido.

 

5.1 Atualização dos dados cadastrais do seu cliente:

    Pode ocorrer a necessidade de alteração de dados do seu cliente, devido a troca de endereço, telefone ou e-mail. Ou, informações do endereço.

Esta opção é necessária apenas se o cliente desejar alterar algo do cadastro. Caso contrário, ele poderá prosseguir com o processo de compra, sem senha.

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Selecionando a opção editar, será solicitado que seu cliente se identifique, fornecendo:

  • O e-mail e a senha usados na loja (caso tenha);
  • Acesso usando o perfil do Facebook;
  • Recebendo um código de acesso somente para a compra atual:

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    Ao escolher qual tipo de acesso ele deseja, poderá então realizar a edição dos dados.

    Caso ele não tenha senha ou tenha esquecido, deverá clicar na opção "Esqueci ou não tenho senha", onde receberá em seu e-mail, uma senha para realizar as alterações que deseja. O sistema automaticamente encaminhará um e-mail para a redefinição: 

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5.2 Comprando na loja com cadastro de marketplace

    Quando um comprador faz uma compra em um marketplace, o e-mail dele fica "mascarado" no painel da sua loja. Mas é possível o comprador reutilizar esses dados para comprar na sua loja ao invés de realizar um novo cadastro. Para entender melhor esse processo, acesse o artigo "Comprar na loja com cadastro de marketplaces".

 

-se de salvar as alterações, para que sejam aplicadas na sua página EasyCheckout.

 

6. Regras relacionadas aos dados a serem preenchidos:

 

Dados pessoais do cliente:

  • O campo de senha não será mais apresentado (o comprador rebecerá um e-mail para criá-la mais tarde);
  • Apenas um telefone é obrigatório (independente se é uma linha móvel ou fixa);
  • A obrigatoriedade do campo CPF e CNPJ respeitará a configuração da feita no painel administrativo (lembrando apenas que alguns intermediadores de pagamento obrigam o envio do CPF, em algumas situações ele se tornará obrigatório independente da configuração da loja);
  • Ao finalizar a etapa, o cliente será inserido no cadastro de clientes, no painel administrativo.

 

Endereço de entrega:

  • O campo complemento não é obrigatório;
  • A forma de envio poderá ser alterada e será realizado o recálculo da forma de pagamento, sem sair da página;
  • As formas de frete são as mesmas do carrinho (preços, restrições);
  • Apesar de exibir as formas de frete, não é exibido desconto progressivo ou cupom de desconto. Para utilizar o desconto progressivo e cupom de desconto é necessário acessar o carrinho;
  • O endereço de cobrança diferente do endereço de entrega será apresentado apenas na opção de pagamento por cartão.

 

Formas de pagamento:

  • As opções de pagamento (cada forma selecionada e configurada) seguem as configurações feitas no painel administrativo;
  • Não são demonstradas as mensagens adicionais
  • A forma de pagamento "Transferência - Banco do Brasil" não é exibida em dispositivos móveis devido à baixa experiência de uso

Para os Cartões:

  • O reconhecimento do cartão ocorre através do formato de seus números e caso o sistema não o-reconheça, as bandeiras de cartões serão apresentadas para o cliente selecionar;
  • A opção de trocar a forma de pagamento escolhida pelo e-mail que é enviado ao cliente, pode ser feita normalmente.

 

Configuração dos grupos de pagamento

  • O grupo poderá ser ativado e desativado a qualquer momento, independente se a forma de pagamento está ativa na loja;
  • Ao desativar um grupo, as formas de pagamento configuradas na loja permanecem normalmente;
  • Poderá ser modificado o nome do grupo, mas pedimos certa atenção para não ocorrer a quebra de linha;
  • As formas de pagamento que estiverem inativas na loja, não serão demonstradas no EasyCheckout;
  • Caso um grupo de pagamento tenha todas as formas de pagamento desativadas no painel administrativo, o grupo não será apresentado;
  • Caso o lojista não acesse o EasyCheckout para escolher a forma de pagamento que deverá ser demonstrada inicialmente, será apresentada a primeira que retornar do banco de dados;
  • Não serão demonstradas as mensagens adicionais;

 

Cliente fazendo um novo acesso/nova compra

  • No momento que o cliente inserir o e-mail e clicar na opção "continuar", será automaticamente verificado se ele já possui um cadastro na loja. Confirmando que o cadastro existe, será feita uma solicitação de confirmação cadastral;
  • O cliente poderá errar três vezes e deverá aguardar 60 minutos para tentar fazer o login novamente, com o mesmo e-mail;
  • Se o cliente fizer o acesso usando o Facebook, não será preciso aguardar.

 

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