Como Realizar a Integração com o Emissor de Notas Fiscais da Tray?

    O recurso Emissor de Notas Fiscais oferece a possibilidade de emitir notas fiscais de maneira simples e ágil, proporcionando a flexibilidade de automatização, se desejar.

    Além da emissão, ele analisa os seus produtos, e informa quais dados são necessários para emitir a nota fiscal.

⚠️ Atenção: Para começar a emitir Notas Fiscais, é essencial realizar o credenciamento na SEFAZ do seu Estado. O processo envolve acessar a SEFAZ com seu certificado digital e liberar a emissão. Recomenda-se verificar os requisitos específicos de cada Estado, podendo contar com o suporte da contabilidade. No Paraná, o credenciamento segue um processo detalhado descrito em documento específico, incluindo nosso aceite na plataforma da Receita. Para lojistas de outros Estados, nossa intervenção não é necessária, mas em caso de rejeição, é aconselhável contatar o responsável fiscal da empresa para resolver possíveis pendências com a SEFAZ.

 

Além dos critérios informados acima, veja outras condições para a utilização: 

  • CNPJ regular na Receita Federal;
  • Certificado digital A1 e senha do certificado;
  • Informações sobre o tipo fiscal;
  • Caso já tenha emitido notas fiscais, saber a série e última nota emitida;
  • Grupos fiscais que serão utilizados;
  • Enquadramento no regime Simples Nacional;
  • Ter em mãos o número da Inscrição Estadual da sua Empresa.

💡 Dica: Para consultar o número da Inscrição Estadual, acesse este site! 

 

🚨 Pontos de Atenção:

  1. Os produtos vendidos por marketplaces na modalidade Fulfillment são identificados automaticamente pelo Emissor, sendo assim, a Nota Fiscal não é gerada para evitar duplicidade, já que o próprio marketplace irá emití-la;
  2. Atualmente, o Emissor de Notas Fiscais da Tray não oferece suporte para a emissão de Notas Fiscais para pedidos internacionais. Caso queira utilizá-lo para vendas fora do país, poderá nos deixar uma sugestão através deste formulário

 

    Agora que você já está por dentro dos requisitos, vamos dar início ao processo de integração. 

Integrando com o Emissor de Notas

  • Em seu Painel Administrativo, acesse "Emissor de NF-e":

  • Como visto acima, você será direcionado para uma tela com mais informações sobre a integração. Recomendamos que realize a leitura, sobre principalmente os planos e seus respectivos benefícios, e por fim, clique em "Testar grátis":

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  • Na página seguinte, clique em "Contratar":

  • Como relatado anteriormente, existem alguns requisitos obrigatórios. Caso sua loja esteja compatível com cada um deles, clique em "Avançar":

    A seguir, você deverá realizar o preenchimento de algumas informações para em breve, emitir as suas Notas Fiscais. 

Dados da Empresa

    O sistema puxará as informações cadastradas na Tray, o que significa que você deverá apenas preencher a Inscrição Estadual (se houver), e revisar os dados: 

Certificado Digital A1

    Se já possui o arquivo do Certificado Digital A1 em seu computador, clique em  "selecione do seu computador", e depois informe a senha dele. Após isso, clique em "Avançar":

 

Numeração da Nota

    Esse é um passo muito importante. Por isso, preencha com atenção para não ter problemas na emissão das notas. 

    Selecione se já emitiu alguma nota no CNPJ atual, e se sim, preencha com a série de nota e a numeração da última nota transmitida nessa série. Por fim, clique em "Avançar":

Dados Fiscais

    Neste passo, basta você revisar os dados pré-configurados para a emissão das notas. Após esse procedimento, clique em "Avançar":

Nota Automática

    Neste passo, você deverá marcar se deseja que todas as notas dos canais de venda mencionados sejam emitidas automaticamente ao fechar o pedido. 

⚠️ Atenção: Não é obrigatório selecionar todos os canais.

Revisão do Contador

    Nesse último passo, insira os dados do seu contador para que ele receba um e-mail, e revise as informações inseridas. 

    Não existe a obrigatoriedade de passar pelo contador para finalizar! 

 

    Quando você finalizar os passos anteriores, aparecerá a seguinte tela:

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    Ao clicar em "Ver lista de produtos pendentes", você será redirecionado para a listagem de produtos dentro do módulo de notas.

 

Lista de Produtos

    Nesta tela, você visualizará os produtos cadastrados na Tray e parametrizará fiscalmente todos para a emissão das notas:

    A listagem é dividida em 5 informações fiscais obrigatórias para a emissão da nota: NCM, Origem, CFOP, ICMS e PIS/COFINS.

    A informação do ICMS e PIS/COFINS já vem preenchida automaticamente, mas é permitido alterar se desejar.

    Além de alterar separadamente cada um, também é possível atualizar em massa a informação fiscal dos produtos. Para isso, será necessário selecionar uma categoria de produtos e inserir os dados faltantes:

Listagem de Notas

    Neste item, você verá uma listagem de todos os pedidos que tiveram uma nota gerada, seja ela com falha ou com sucesso.
    Se houver algum erro fiscal, o status da nota ficará como "falha", e ao passar o mouse em cima, o motivo da falha será exibido para correção.  

    Você poderá também cancelar a nota fiscal desejada, bastando clicar no botão "Cancelar Nota", ao lado direito em "Ações".

 

    Caso tenha ocorrido a troca/devolução de um produto, você também poderá gerar a nota de fiscal de devolução. Para isso, vá em "Devolução":

Emissão Manual de Notas

    Um grande diferencial no recurso de Emissor de Notas é a possibilidade de emitir manualmente as notas fiscais para pedidos de locais de vendas que não tem a geração automática de notas.

    Por exemplo, caso para o Mercado Livre você não tenha marcado como emissão automática de notas, ainda assim, poderá gerar as notas para estes pedidos através da Tray.

    Para isso, na aba "Notas Emitias", clique no botão "Gerar Nota Fiscal de um Pedido", na sequência insira o número do pedido que deseja gerar a nota e depois clique em "Gerar Nota Fiscal". Lembrando apenas que o pedido precisa já ter o pagamento confirmado.

Enviando as Notas para o Contador

    Para cadastrar um contador ou um e-mail para receber o XML contendo as notas fiscais do mês de forma automática, vá na aba "Contabilidade", e clique em "Novo Destinatário".

    Insira o e-mail do destinatário e também o dia do mês que deseja que o XML seja enviado ao destinatário. Ele será gerado e enviado todo mês no dia selecionado, contendo as notas fiscais do mês anterior:

   Ainda na aba "Contabilidade", você terá acesso, de fato, a todas as notas fiscais geradas, com falhas ou não, no período selecionado no filtro:

    Na aba "Histórico de Envios", você terá acesso a todos os envios já realizados do XML contendo as notas fiscais geradas no mês para seu contador.

    O download fica disponível por 5 dias, após isso, será apresentada a mensagem "Download expirado":

Planos

    Em "Planos", você terá acesso às informações de seu plano atual e quantas notas fiscais já foram emitidas. 

    Se desejar, nesta mesma aba você poderá fazer o upgrade de plano, para um que contemple suas necessidades de emissão de notas:

⚠️ Atenção: Em relação à migração de planos, você pode realizar a migração manualmente. Entretanto, caso exceda o limite estabelecido, o plano será alterado automaticamente. 

 

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.