Neste artigo, veremos como realizar a integração com o intermediador de pagamento Paypal, e para facilitar ainda mais, não veremos apenas como é feito dentro da plataforma Tray, mas também lhe mostraremos dentro do ambiente do Paypal!!

Sumário

1. Contratação

2. Obtendo Chaves Para Integração

3. Configurando o Paypal em sua Loja

4. Cadastrando a URL de Retorno

  Vamos lá!?

1. Contratação

  Para realizar a contratação do Paypal, primeiramente acesse este link.

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  Selecione a opção "Para o meu negócio" como demonstrado na imagem anterior e preencha os dados conforme opção desejada para a criação de conta!

2. Obtendo Chaves Para Integração

  Com sua conta já criada no Paypal, siga os passos abaixo:

  •   Com sua conta do Paypal logada, acesse o link. Clique em Accounts e depois em Create Account

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  •   Selecione Business (Merchant Account) e em country Brazil e clique em Create

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  •   Ainda em Accounts, desça até achar as contas criadas, clique no 3 pontos da primeira conta e clique em View/edit account

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  • Desça a pagina e clique em Editar.

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  • Insira seu nome, sobrenome e e-mail e salve.

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  • Agora vamos acessar em My Apps & Credentials, selecione a opção Live e clicar no botão Create App

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  • Em APP Name, insira o seu nome e clique em Create App.

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  •   Agora basta descer e guardar Client ID e o Secret para que possamos incluir dentro da sua loja na Tray.

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  Com os dados para a integração em mãos, vamos à plataforma Tray.

 

3. Configurando o Paypal em sua Loja

  •   Acesse seu painel administrativo Tray e vá em Configurações » Formas de Pagamento » Ver Todos Intermediadores;
  •   Agora, clique no quadro em azul ao lado direito:

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  •   Na aba "Status", coloque a forma de pagamento "Em Teste" e salve;

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  •   Na aba "Financeiro" poderá configurar os seguintes itens:
    •   Adicionar um valor no pedido (a mais) caso o cliente utilize o Paypal;
    •   Poderá limitar uma faixa de valor para que esta forma de pagamento seja disponibilizado, exemplo, de R$100 até R$500, assim somente pedidos entre estes valores teriam o Paypal como opção de pagamento;
    •   Quantidade máxima de parcelas que irá permitir através do Paypal;
    •   Na parcela mínima por pedido, poderá configurar, por exemplo R$30, desta maneira, se o cliente final deseja parcelar a compra, o sistema somente vai permitir se cada parcela tiver o valor de no mínimo R$30.
  •   Salve no final da página!

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  •   Na aba "Mensagens" poderá inserir uma mensagem para ser exibida na página de finalização de compra, lembrando que esta mensagem somente será exibida se a forma de pagamento utilizada for o PayPal;
  •   Salve no final da página:

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  •   Na aba "Descontos", poderá oferecer descontos ou acréscimos para os pedidos que utilizarem esta forma de pagamento, lembrando que poderá tamqbém configurar de acordo com a forma de frete utilizada, conforme imagem abaixo:
  •   Salve no final da página!

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  •   Já na aba "Configurações" será necessário preencher os seguintes dados:
    •   E-mail Cadastro no Paypal;
    •   Nome do Usuário de API;
    •   Senha da API;
    •   Assinatura;

  Não se esqueça de salvar no final da página!

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  Agora, com as configurações feitas, você precisará configurar a URL de Retorno dentro do ambiente Paypal, veja na imagem acima a URL em questão, basta copiá-la de dentro de seu painel administrativo Tray após ter salvo as configurações.

4. Cadastrando a URL de Retorno

  Para configurar a URL mencionada acima, siga o passo a passo abaixo:

  •   Acesse sua conta do Paypal e na página inicial, clique em "Ferramentas de venda".

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  •   No campo "Meu perfil", localize a opção "Notificações instantâneas de pagamento"​ e clique em "Atualizar":

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  •   Em "Notificação Instantânea de Pagamento (NIP)" clique em "Escolher configurações de NIP":

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  •   Em "Editar configurações de Notificação Instantânea de Pagamento (NIP)" Inclua a URL de notificação (URL de Retorno), altere a opção "Mensagens de NIP" para "Receber mensagens de NIP (ativado)" e clique em "Salvar" para finalizar este procedimento:

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  E agora, a forma de já está integrada e ativa com sucesso?

  Não, ainda não!

  Mas fique tranquilo, o procedimento para habilitá-la é fácil e rápido. Somente será necessário que realize uma compra teste, mas lembre-se deverá acessar Produtos » Produtos Cadastrados e filtrar pelo nome PRODUTO DE TESTE, clique no nome do produto para ser direciona à página dele na loja virtual, agora basta seguir como uma compra comum, após selecionar a opção Paypal como pagamento e clicar em "Finalizar / Finalizar Pedido", poderá voltar em Configurações » Formas de Pagamento » Paypal » Aba Status, colocar a forma como ativa e salvar!

Avisos

  1.   O procedimento de compra teste informado acima é obrigatório, caso contrário, não será possível habilitar a forma de pagamento;
  2.   A compra teste, obrigatoriamente deverá ser feito com o PRODUTO DE TESTE, caso contrário a opção do Paypal não será apresentado na finalização da compra, então caso esteja fazendo a compra teste e o mesmo não seja apresentado, você já saberá o motivo.

  E aí, o que achou? Fácil, não é? Pois é, a integração é simples e rápida!

  Boas Vendas!

Equipe Tray.

 

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