Como Habilitar o PayPal como Forma de Pagamento?

📢 Atenção: Se você contratou ou migrou seu plano a partir de 15 de outubro de 2024, clique aqui para consultar a tarifa por venda na loja virtual com esse meio de pagamento.

  Neste artigo, veremos como realizar a integração com o intermediador de pagamento Paypal, e para facilitar ainda mais, não veremos apenas como é feito dentro da plataforma Tray, mas também lhe mostraremos dentro do ambiente do Paypal!!

Sumário

1. Contratação

2. Obtendo Chaves Para Integração

3. Configurando o Paypal em sua Loja

4. Cadastrando a URL de Retorno

  Vamos lá!?

1. Contratação

  Para realizar a contratação do Paypal, primeiramente acesse este link.

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  Selecione a opção "Para o meu negócio" como demonstrado na imagem anterior e preencha os dados conforme opção desejada para a criação de conta!

Atenção

    Essa etapa do cadastro é uma das mais importantes, pois caso seu cadastro não fique completo você não poderá utilizar o Paypal em sua loja.

    Informações como: Confirmação de Identidade, CNPJ, RG, CPF são obrigatórias.

2. Obtendo Chaves Para Integração

  Com sua conta já criada no Paypal, siga os passos abaixo:

  •   Com sua conta do Paypal logada, acesse o link. Clique em Accounts e depois em Create Account

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  •   Selecione Business (Merchant Account) e em country Brazil e clique em Create

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  •   Ainda em Accounts, desça até achar as contas criadas, clique no 3 pontos da primeira conta e clique em View/edit account

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  • Desça a pagina e clique em Editar.

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  • Insira seu nome, sobrenome e e-mail e salve. 

Observação Importante: Guardar esse Nome, Sobrenome e E-mail que inserir pois vamos utilizar essas informações.

 

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  • Agora vamos acessar em My Apps & Credentials, selecione a opção Live e clicar no botão Create App

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  • Em APP Name, insira o seu nome e clique em Create App.

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  •   Agora basta descer e guardar Client ID para que possamos incluir dentro da sua loja na Tray.

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  Com os dados para a integração em mãos, vamos à plataforma Tray.

 

3. Configurando o Paypal em sua Loja

  •   Acesse seu painel administrativo Tray e vá em Configurações » Formas de Pagamento » Ver Todos Intermediadores;
  •   Agora, clique no quadro em azul ao lado direito:

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  •   Na aba "Status", coloque a forma de pagamento "Em Teste" e salve;

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  •   Na aba "Financeiro" poderá configurar os seguintes itens:
    •   Adicionar um valor no pedido (a mais) caso o cliente utilize o Paypal;
    •   Poderá limitar uma faixa de valor para que esta forma de pagamento seja disponibilizado, exemplo, de R$100 até R$500, assim somente pedidos entre estes valores teriam o Paypal como opção de pagamento;
    •   Quantidade máxima de parcelas que irá permitir através do Paypal;
    •   Na parcela mínima por pedido, poderá configurar, por exemplo R$30, desta maneira, se o cliente final deseja parcelar a compra, o sistema somente vai permitir se cada parcela tiver o valor de no mínimo R$30.
  •   Salve no final da página!

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  •   Na aba "Mensagens" poderá inserir uma mensagem para ser exibida na página de finalização de compra, lembrando que esta mensagem somente será exibida se a forma de pagamento utilizada for o PayPal;
  •   Salve no final da página:

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  •   Na aba "Descontos", poderá oferecer descontos ou acréscimos para os pedidos que utilizarem esta forma de pagamento, lembrando que poderá tamqbém configurar de acordo com a forma de frete utilizada, conforme imagem abaixo:
  •   Salve no final da página!

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  •   Já na aba "Configurações" será necessário preencher os seguintes dados: 
  •   E-mail Cadastro no Paypal - Esse e-mail deve ser o mesmo e-mail que você castrou na aba Accounts do Paypal

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Atenção

    Caso a sua conta do Paypal seja nova, quando inserir o e-mail aqui na Tray, você precisa inserir a seguinte informação antes do @  _api1.
     Exemplo: Vamos supor que o meu e-mail seja: testetray@teste.com.br. O e-mail inserido deve ficar: testetray_api1@teste.com.br,

 

Para as contas antigas basta manter o e-mail normal.

  •   Nome do Usuário de API; - Esse também é o nome e sobrenome cadastrado em Accounts, conforme o GIF acima.
  •   Senha da API - Essa informação também está na aba Accounts. Edite sua conta criada e acesse a aba API Credentials e copie a informação de Passoword.paypal-sennha.gif
  •  
  •   Assinatura - A Assinatura é o Client_ID que guardamos ao criar o APP. Caso não tenha salvo, basta copia-lo seguinte a imagem abaixo:mceclip12.png

  Não se esqueça de salvar no final da página!

 

  Agora, com as configurações feitas, você precisará configurar a URL de Retorno dentro do ambiente Paypal, veja na imagem acima a URL em questão, basta copiá-la de dentro de seu painel administrativo Tray após ter salvo as configurações.

4. Cadastrando a URL de Retorno

  Para configurar a URL mencionada acima, siga o passo a passo abaixo:

  •   Acesse sua conta do Paypal e na página inicial, passe o mouse sob o seu nome, e clique em "Configurações da conta":

  • No menu lateral, em "Perfil da Empresa", vá em "Notificações":

  • Em "Notificações instantâneas de pagamento", clique em "Atualizar":

  •   Em "Notificação Instantânea de Pagamento (NIP)" clique em "Escolher configurações de NIP":

  •   Em "Editar configurações de Notificação instantânea de pagamento (NIP)", inclua a URL de notificação (URL de Retorno), altere a opção "Mensagens de NIP" para "Receber mensagens de NIP (habilitadas)", e clique em "Salvar" para finalizar este procedimento:

    Feito isso, agora é necessário realizar uma compra teste. Ainda no ambiente de ativação da forma de pagamento, na aba "Status", selecione a opção "Em teste". Veja que um pop-up será apresentado para que você gere esse pedido teste. Clique em "Gerar pedido e fazer teste"

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    Você será direcionado para o checkout de sua loja virtual, bastando concluir a sua compra teste. Após isso, volte na aba "Status" e altere o status para "Ativa". 

Avisos

  1.   O procedimento de compra teste informado acima é obrigatório, caso contrário, não será possível habilitar a forma de pagamento;
  2.   A compra teste, obrigatoriamente deverá ser feito com o PRODUTO DE TESTE, caso contrário a opção do Paypal não será apresentado na finalização da compra.
  3. Caso você tenha completado as configurações e ao realizar um pedido em sua loja apresentar um erro no checkout do Paypal, pode ser o cadastro da sua conta não está completo. Você pode validar se existe alguma pendência em sua conta através dos seguintes links:

    Link 1: https://www.paypal.com/disputes/

    Link 2: https://www.paypal.com/mep/dashboard

    Em ambos, caso exista uma pendência em seu cadastro, você será avisado.

   

    Após realizar essas configurações, a sua loja já estará apta para utilizar a forma de pagamento PayPal. 

Boas Vendas!

Equipe Tray.