📢 Atenção: Se você contratou ou migrou seu plano a partir de 15 de outubro de 2024, clique aqui para consultar a tarifa por venda na loja virtual com esse meio de pagamento.
Neste artigo, veremos como realizar a integração com o intermediador de pagamento Paypal, e para facilitar ainda mais, não veremos apenas como é feito dentro da plataforma Tray, mas também lhe mostraremos dentro do ambiente do Paypal!!
Sumário
2. Obtendo Chaves Para Integração
3. Configurando o Paypal em sua Loja
4. Cadastrando a URL de Retorno
Vamos lá!?
1. Contratação
Para realizar a contratação do Paypal, primeiramente acesse este link.
Selecione a opção "Para o meu negócio" como demonstrado na imagem anterior e preencha os dados conforme opção desejada para a criação de conta!
Atenção
Essa etapa do cadastro é uma das mais importantes, pois caso seu cadastro não fique completo você não poderá utilizar o Paypal em sua loja.
Informações como: Confirmação de Identidade, CNPJ, RG, CPF são obrigatórias.
2. Obtendo Chaves Para Integração
Com sua conta já criada no Paypal, siga os passos abaixo:
- Com sua conta do Paypal logada, acesse o link. Clique em Accounts e depois em Create Account
- Selecione Business (Merchant Account) e em country Brazil e clique em Create
- Ainda em Accounts, desça até achar as contas criadas, clique no 3 pontos da primeira conta e clique em View/edit account
- Desça a pagina e clique em Editar.
- Insira seu nome, sobrenome e e-mail e salve.
Observação Importante: Guardar esse Nome, Sobrenome e E-mail que inserir pois vamos utilizar essas informações.
- Agora vamos acessar em My Apps & Credentials, selecione a opção Live e clicar no botão Create App
- Em APP Name, insira o seu nome e clique em Create App.
- Agora basta descer e guardar Client ID para que possamos incluir dentro da sua loja na Tray.
Com os dados para a integração em mãos, vamos à plataforma Tray.
3. Configurando o Paypal em sua Loja
- Acesse seu painel administrativo Tray e vá em Configurações » Formas de Pagamento » Ver Todos Intermediadores;
- Agora, clique no quadro em azul ao lado direito:
- Na aba "Status", coloque a forma de pagamento "Em Teste" e salve;
- Na aba "Financeiro" poderá configurar os seguintes itens:
- Adicionar um valor no pedido (a mais) caso o cliente utilize o Paypal;
- Poderá limitar uma faixa de valor para que esta forma de pagamento seja disponibilizado, exemplo, de R$100 até R$500, assim somente pedidos entre estes valores teriam o Paypal como opção de pagamento;
- Quantidade máxima de parcelas que irá permitir através do Paypal;
- Na parcela mínima por pedido, poderá configurar, por exemplo R$30, desta maneira, se o cliente final deseja parcelar a compra, o sistema somente vai permitir se cada parcela tiver o valor de no mínimo R$30.
- Salve no final da página!
- Na aba "Mensagens" poderá inserir uma mensagem para ser exibida na página de finalização de compra, lembrando que esta mensagem somente será exibida se a forma de pagamento utilizada for o PayPal;
- Salve no final da página:
- Na aba "Descontos", poderá oferecer descontos ou acréscimos para os pedidos que utilizarem esta forma de pagamento, lembrando que poderá tamqbém configurar de acordo com a forma de frete utilizada, conforme imagem abaixo:
- Salve no final da página!
- Já na aba "Configurações" será necessário preencher os seguintes dados:
- E-mail Cadastro no Paypal - Esse e-mail deve ser o mesmo e-mail que você castrou na aba Accounts do Paypal
Atenção
Caso a sua conta do Paypal seja nova, quando inserir o e-mail aqui na Tray, você precisa inserir a seguinte informação antes do @ _api1.
Exemplo: Vamos supor que o meu e-mail seja: testetray@teste.com.br. O e-mail inserido deve ficar: testetray_api1@teste.com.br,
Para as contas antigas basta manter o e-mail normal.
- Nome do Usuário de API; - Esse também é o nome e sobrenome cadastrado em Accounts, conforme o GIF acima.
- Senha da API - Essa informação também está na aba Accounts. Edite sua conta criada e acesse a aba API Credentials e copie a informação de Passoword.
- Assinatura - A Assinatura é o Client_ID que guardamos ao criar o APP. Caso não tenha salvo, basta copia-lo seguinte a imagem abaixo:
Não se esqueça de salvar no final da página!
Agora, com as configurações feitas, você precisará configurar a URL de Retorno dentro do ambiente Paypal, veja na imagem acima a URL em questão, basta copiá-la de dentro de seu painel administrativo Tray após ter salvo as configurações.
4. Cadastrando a URL de Retorno
Para configurar a URL mencionada acima, siga o passo a passo abaixo:
- Acesse sua conta do Paypal e na página inicial, passe o mouse sob o seu nome, e clique em "Configurações da conta":
- No menu lateral, em "Perfil da Empresa", vá em "Notificações":
- Em "Notificações instantâneas de pagamento", clique em "Atualizar":
- Em "Notificação Instantânea de Pagamento (NIP)" clique em "Escolher configurações de NIP":
- Em "Editar configurações de Notificação instantânea de pagamento (NIP)", inclua a URL de notificação (URL de Retorno), altere a opção "Mensagens de NIP" para "Receber mensagens de NIP (habilitadas)", e clique em "Salvar" para finalizar este procedimento:
Feito isso, agora é necessário realizar uma compra teste. Ainda no ambiente de ativação da forma de pagamento, na aba "Status", selecione a opção "Em teste". Veja que um pop-up será apresentado para que você gere esse pedido teste. Clique em "Gerar pedido e fazer teste"
Você será direcionado para o checkout de sua loja virtual, bastando concluir a sua compra teste. Após isso, volte na aba "Status" e altere o status para "Ativa".
Avisos
- O procedimento de compra teste informado acima é obrigatório, caso contrário, não será possível habilitar a forma de pagamento;
- A compra teste, obrigatoriamente deverá ser feito com o PRODUTO DE TESTE, caso contrário a opção do Paypal não será apresentado na finalização da compra.
- Caso você tenha completado as configurações e ao realizar um pedido em sua loja apresentar um erro no checkout do Paypal, pode ser o cadastro da sua conta não está completo. Você pode validar se existe alguma pendência em sua conta através dos seguintes links:
Link 1: https://www.paypal.com/disputes/
Link 2: https://www.paypal.com/mep/dashboard
Em ambos, caso exista uma pendência em seu cadastro, você será avisado.
Após realizar essas configurações, a sua loja já estará apta para utilizar a forma de pagamento PayPal.
Boas Vendas!
Equipe Tray.