Como configurar listas de presente e casamento

📢 Atenção: A ferramenta abaixo está disponível apenas para os planos de 2020, 2021 e 2022. Verifique se o seu plano atual possui compatibilidade com este recurso. 

Com esta funcionalidade é possível criar uma lista contendo os produtos que o cliente deseja ganhar, de acordo com o evento determinado por ele.

Veja como usar esta poderosa ferramenta:

  • Acesse Marketing >> Listas de Presente e Casamento.
  • Vá em Configurações Gerais.

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  • Nesta página, você deverá Habilitar a função de listas em sua loja para poder seguir com as demais configurações vistas neste artigo.
  • Depois, defina se você deseja mostrar o "info-preço" nos produtos da lista.
  • Você poderá alterar as imagens dos selos de produto já compra e produto ainda não comprado (lembrando que já vem um selo por padrão para ambos os casos, mas você poderá personalizá-lo).
  • E também, caso você permita a criação de novas listas através da sua loja virtual, você poderá alterar o botão "Inserir produto na Lista".
  • Caso queira, poderá permitir que o dono da lista converta o ou os pedidos em crédito na loja (cupom de desconto).
  • Insira uma mensagem para as vendas que fizer através de listas.
  • E também defina a quantidade de dias para a liberação do pedido em sua loja (até que atinja a quantidade informada, o pedido ficará como "Aguardando Lista".
  • Por fim, você poderá mostrar em sua loja um botão de ajuda na página de listas, com textos explicativos tanto de como acessar uma lista em específico e realizar a compra como também, como criar novas listas.
  • Lembre-se de salvar no final da página!

Veja, como criar um novo Tipo de Lista.

  • Agora vá em "Gerenciar Tipo de Listas".

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  • Na página seguinte, clique em mceclip4.png para criar a sua lista.

Lembrando que neste momento você estará criando tipos de lista, por exemplo, chá bar, casamento, presente e assim por diante, e ainda não estará criando de fato a lista de presente.

  • Em seguida, você poderá preencher os dados de sua lista , na aba Dados gerais, o primeiro é Status, onde você irá definir se ela está ativa ou não;
  • Depois o nome do tipo de lista.
  • Banner para ser apresentado na página das listas;
  • Banner para ser apresentado quando o cliente já tiver acessado o tipo de lista em questão;
  • Se for preciso termo de aceite, basta marcar o checbox.
  • Por fim, definia se o cliente pode escolher se quer ou não receber cartão de felicitação.
  • Depois clique em Continuar.

Após preencher estas informações, clique em Continuar, para seguir com a configuração da lista.

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  • A próxima aba a ser definida é a aba "Campos", caso queira oferecer informações sobre o evento.
  • Você poderá definir, por exemplo, o "Nome" que será exibido ao cliente como "Nome Lista" para que ele preencha no momento da criação.
  • As demais configurações deverão ser preenchidas de acordo com o primeiro campo (nome).

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  • Por fim, na aba Configurações você deverá definir algumas regras.
  • Se permite que o cliente crie listas através da loja virtual, ou se somente você, lojista, poderá fazer isso através do painel administrativo.
  • Disponibilizar campo de validade da lista para o cliente definir.
  • Escolher para quem será o envio do produto.
  • Se permite ou não o cliente definir quando quer receber os produtos.
  • E a quantidade de dias que a lista será encerrada/finalizada após a data do evento.

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  • Mais abaixo, ainda na aba Configurações, existem mais algumas configurações.
  • Se você disponibiliza ou não na loja um campo para inserção de e-mails pelo dono da lista para comunicar os amigos/parentes que o cliente desejar.
  • Se os e-mails inseridos em tão campo pelo cliente, entrarão em sua base de newsletter.
  • Poderá definir se o cliente receberá ou não um e-mail de confirmação de pagamento dos pedidos da lista.
  • Caso deseje, poderá permitir que os clientes envie mensagem ao dono da lista quando realizarem o pedido, lembrando que estas mensagens não são salvas no sistema, apenas serão enviadas ao dono da lista por e-mail.
  • Por fim, poderá disponibilizar um campo para o dono da lista inserir uma imagem, para maior facilidade de localização da lista por parte dos compradores.
  • Depois, lembre-se de Salvar.

Veja agora, como criar uma nova lista em sua loja a partir da Plataforma Commerce da Tray.

  • Vá em Marketing >> Lista de Presente e Casamento >> Gerenciar Listas.

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  • Agora, clique em Incluir Lista.

 

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  • Neste momento, será preciso escolher o Tipo de Lista e depois preencher os dados do seu cliente!

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  • Depois de passar pela definição do cliente (dono da lista), vem a parte dos produtos e será preciso apenas incluir os produtos que o cliente deseja ter em sua lista!

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  • Lembre-se de clicar no botão "Salvar" no final da página.

Comissões para o Dono da Lista

  • Acesse Marketing>> Listas de Presente e Casamento e vá em C
  • Habilitar Comissão para o Dono da Lista : Selecione sim , se oferecer a comissão.
  • Liberar relatório de comissão/bônus para o dono da lista: Selecione sim, se desejar a exibição ao cliente, do relatório sobre comissões obtidas por produtos de sua lista.
  • Pedidos através da lista: selecione a lista.
  • Após o preenchimento, lembre de Salvar.

Lembrando que será preciso definir a % de comissão que oferecerá para os produtos da lista!

 

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É um relatório com dados dos resultados dos pedidos e comissões, adquiridos em nas  listas. É dividido em duas abas: Comissões e Financeiro.

 

Na aba Comissões, é possível visualizar a quantidade de pedidos e as comissões geradas sobre os produtos de cada lista selecionada.

 

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  • Nome/E-mail dono da lista 
  • Valor da comissão gerada: Valor adicionado para a localização de comissões geradas em lista.
  • Demonstrar número dos pedidos em aberto
  • Quantidade por página: Determina a quantidade de pedidos a serem exibidos por página.
  • Ordenar por: Para ordenar a pesquisa por código, nome ou dono da lista.

Na aba Financeiro é possível visualizar as movimentações e inclusões geradas em sua lista.

  • Data de criação da lista; 
  • Demonstrar Número pedido em aberto; 
  • Quantidade por página: permite exibir as listas cadastradas por página.
  • Tipo de lista : permite que sejam exibidos todos os tipos de lista ou apenas um tipo de lista específico.
  • Ordenar por: Exibição das listas por código, tipo ou data de criação.
  • Código: exibe o código de cadastro da lista.
  • Data Criação : exibe a data de criação da lista realizada pelo cliente.
  • Produtos Vendidos;
  • Quantidade de Pedidos: pedidos inseridos na lista.
  • Valor Comprado: Valor adquirido sobre os produtos vendidos.
  • Conversão:  Porcentagem de produtos vendidos pela lista.
  • Comissão Gerada; 
  • Resultado – Lista ( Venda – Comissão).

Veja como o cliente acessa as listas em sua loja virtual, caso ele deseje comprar um presente vinculado à uma lista de casamento/desejos ou chá de bebê, deve-se acessar a opção "Listas", localizado no rodapé da loja.

 

Ao clicar em Listas, o cliente será redirecionado a uma página ao qual deve escolher em qual lista ele realizará a compra.

 

Após selecionar qual será a lista, depois selecionar qual é a lista que procura e digitar o nome do dono da lista, e será exibida a opção de visualizar a lista. Ao clicar em visualizar lista, serão exibidos todos os produtos que lá foram adicionados, sendo assim, basta você adicionar o produto e clicar em Comprar no produto desejado. 

O cliente poderá enviar uma mensagem ao dono da lista e finalizar a compra.

Para o cliente dono da lista para visualizar os pedidos que já foram efetuados em sua lista, deve logar no site e, em Central do Usuário, "Minhas Listas > Pedidos.", e verificar quais os pedidos já foram comprados pelos sues convidados. 

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.