Como Utilizar os Relatórios de Vendas/Pedidos?

    A plataforma Tray disponibiliza vários tipos de relatórios para que você, lojista, possa traçar de melhor maneira o planejamento de sua loja virtual, e neste artigo veremos a “configuração” e funcionalidade de cada uma.

    Ah! Vale lembrar que os artigos sobre cada relatório serão curtos pois para obter as informações em cada relatório é bem simples, e a utilização destas informações deverá ser planejado pelo próprio lojista.

Conteúdo deste tópico:

  1. Relatório Produtos Por Cliente
  2. Relatório de Pedidos Por Local de Venda
  3. Relatório de Performance por Parceiro
  4. Relatório de Resultado Econômico
  5. Relatórios de Pedidos Excluídos

Relatório de Produtos por Cliente:

    Começaremos pelo o “Relatório de Produtos por Clientes”. Através dele, é possível ver o histórico de compra de cada cliente em sua loja. 

  • Acesse "Vendas >> Relatórios";
  • Clique em "Visualizar Relatório (Relatório de Produto por Cliente)":

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  • Na parte superior da página aberta, utilize o filtro acima para gerar apenas as informações que deseja, com data inicial, data final, nome ou e-mail do cliente;
  • Clicando em “Filtrar”, serão apresentadas as informações na tela sendo elas, data, código do pedido, código do produto, nome do produto, preço, nome do cliente, e-mail e se aceitou ou não receber newsletter:

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  • Se optar pela opção “Excel” serão exportadas as mesmas informações, porém para um planilha Excel.

    Assim você lojista terá uma melhor controle sobre os produtos que são mais vendidos, como também para quais cliente, podendo desenvolver campanhas de marketing ou promoções muito mais assertivas.

Relatório de Performance Por Local de Venda:

    No relatório de Pedidos por Local de Venda, serão apresentadas informações sobre a quantidade de vendas em cada local, como por exemplo a quantidade de vendas na loja virtual, B2W, Particular, Mercado Livre, e assim por diante.

  • Acesse Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatório (Performance por Local de venda):

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  • Nesse relatório é possível selecionar o período que deseja visualizar os dados, a região ou estado, pedidos ou vendas, ou se deseja filtrar por quantidade ou valor monetário; 

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    Como é possível ver abaixo, este relatório será apresentado também em forma de gráfico em barras para facilitar ainda mais a visualização das informações:

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Relatório de Performance por Parceiro:

    Que tal um relatório de pedidos por parceiro? Isto mesmo, é possível gerar um relatórios dos parceiros que foram cadastrados lá em 'Marketing >> Parceiros e Afiliados".

  •     Acesse "Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatório (Relatório de Pedidos Por Parceiros):

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  • Primeiro selecione a data inicial e final para que o relatório seja gerado;
  • Nesse relatório é possível selecionar o período que deseja visualizar os dados, a região ou estado, pedidos ou vendas, se deseja filtrar por quantidade ou valor monetário, além de poder selecionar o local de venda e o parceiro com pedido:

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    Como é possível ver abaixo, este relatório será apresentado também em forma de gráfico em barras para facilitar ainda mais a visualização das informações:

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Relatório de Resultado Econômico:

    Temos também o Relatório de Resultado Econômico, onde é possível acompanhar o resumo das movimentações de sua loja virtual. 

  • Acesse Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatório (Relatório de Resultado Econômico):

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  • Agora basta selecionar o período que deseja obter tal relatório e clicar em “Filtrar”:

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  • Serão apresentadas informações como data, total do pedido, valor recebido, preço de custo em R$, preço de custo em dólar $, comissão, frete, acréscimo e desconto da forma de pagamento, lucro do dia.

    Esse relatório vai ajudar e muito em seu controle financeiro.

 

Relatórios de Pedidos Excluídos:

    Antes de falarmos sobre este relatório, já gostaríamos de alertar que recomendamos que NÃO seja excluído nenhum pedido dentro do painel administrativo Tray, isto evita duplicidade de pedidos como também evita pedidos duplicados no intermediador de pagamento. Então, se o pedido foi feito de maneira errônea ou mesmo não será utilizado é recomendado apenas que cancele o pedido.

    Bem, agora que você já sabe que não é recomendado excluir pedidos, acesse "Vendas >> Relatórios >> Visualizar Relatório (Relatório de Pedidos Excluídos)":

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  • O relatório de pedidos gera tais informações apenas do presente mês, ou seja, não há como gerar um relatório de um mês que já passou:

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    Através deste relatório terá acesso ao usuário que realizou a exclusão!

    Vale lembrar que estes são os relatórios encontrados no menu principal Vendas, porém há outros relatórios que você poderá encontrar em "Marketing >> Relatórios".

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.