O que é logística reversa e como fazer no Tray Envios

    A logística reversa é o caminho de volta que um produto faz no processo de compras pela internet, ou seja, do consumidor para o e-commerce. Neste artigo, vamos explicar como ela funciona e como você pode gerenciar esse processo de forma simples e eficiente com o Tray Envios.

    É válido ressaltar a diferença entre troca e devolução:

  • Troca: A troca é necessária em casos de defeito ou erro no envio, como quando o cliente recebe um produto diferente ou danificado. É importante que o comprador informe a loja rapidamente para solucionar o problema.

  • Devolução: Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até 7 dias após o recebimento para desistir da compra, mas algumas lojas oferecem prazos maiores ou políticas mais flexíveis.

Veja como se faz: passo a passo em vídeo

    Confira o vídeo abaixo, onde explicamos detalhadamente como realizar logística reversa pelo Tray Envios:

Como fazer logística reversa no Tray Envios?

    A logística reversa pode ser solicitada para qualquer frete feito pelo Tray Envios, desde que a remessa esteja com o status de "entregue". Veja abaixo o passo a passo de como realizar a devolução:

    • No Painel Administrativo, acesse "Tray Envios" e, na penúltima aba, clique em "Pedidos enviados";

    • Localize o pedido que deseja efetuar a logística reversa e clique em :

⚠️ Atenção: Você pode solicitar a logística reversa assim que o pedido for entregue.

  • Neste momento, você verá a tela de logística reversa, onde poderá editar as características do pacote e ajustar o valor do produto que está sendo devolvido:

  • Nessa etapa, é importante se atentar aos seguintes dados:
    • Preencha o campo “E-mail do cliente” com o e-mail do remetente (se você preencher o e-mail do seu cliente no envio original, esse campo será preenchido automaticamente)
    • Confira as dimensões (altura, largura e comprimento) e peso do volume postado (As informações exibidas aqui são as que você preencheu durante a cotação ou as aferidas pela transportadora após a conferência métrica)
    • Preencha o campo “Valor declarado” com o valor segurado da mercadoria que será devolvida
  • Após o preenchimento dessas informações, clique em "Avançar".
  • A seguir, selecione o serviço de Correios que deseja utilizar:

modal seleção de serviço - correios.png

  • Clique em "Adicionar na sacola", e agora é só realizar o fluxo padrão de compra.
  • Após solicitar a logística reversa, você poderá acompanhar o status do pedido na aba de logística reversa, onde será exibido o código de autorização de postagem. Esse código também será enviado ao destinatário pelos Correios, via e-mail, com as instruções para a postagem:

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.