A logística reversa é o caminho de volta que um produto faz no processo de compras pela internet, ou seja, do consumidor para o e-commerce. Neste artigo, vamos explicar como ela funciona e como você pode gerenciar esse processo de forma simples e eficiente com o Tray Envios.
É válido ressaltar a diferença entre troca e devolução:
-
Troca: A troca é necessária em casos de defeito ou erro no envio, como quando o cliente recebe um produto diferente ou danificado. É importante que o comprador informe a loja rapidamente para solucionar o problema.
-
Devolução: Segundo o Código de Defesa do Consumidor, o cliente tem até 7 dias após o recebimento para desistir da compra, mas algumas lojas oferecem prazos maiores ou políticas mais flexíveis.
Veja como se faz: passo a passo em vídeo
Confira o vídeo abaixo, onde explicamos detalhadamente como realizar logística reversa pelo Tray Envios:
Como fazer logística reversa no Tray Envios?
A logística reversa pode ser solicitada para qualquer frete feito pelo Tray Envios, desde que a remessa esteja com o status de "entregue". Veja abaixo o passo a passo de como realizar a devolução:
-
No Painel Administrativo, acesse "Tray Envios" e, na penúltima aba, clique em "Pedidos enviados";
- Localize o pedido que deseja efetuar a logística reversa e clique em
:
⚠️ Atenção: Você pode solicitar a logística reversa assim que o pedido for entregue.
-
Neste momento, você verá a tela de logística reversa, onde poderá editar as características do pacote e ajustar o valor do produto que está sendo devolvido:
- Nessa etapa, é importante se atentar aos seguintes dados:
- Preencha o campo “E-mail do cliente” com o e-mail do remetente (se você preencher o e-mail do seu cliente no envio original, esse campo será preenchido automaticamente)
- Confira as dimensões (altura, largura e comprimento) e peso do volume postado (As informações exibidas aqui são as que você preencheu durante a cotação ou as aferidas pela transportadora após a conferência métrica)
- Preencha o campo “Valor declarado” com o valor segurado da mercadoria que será devolvida
- Após o preenchimento dessas informações, clique em "Avançar".
- A seguir, selecione o serviço de Correios que deseja utilizar:
- Clique em "Adicionar na sacola", e agora é só realizar o fluxo padrão de compra.
- Após solicitar a logística reversa, você poderá acompanhar o status do pedido na aba de logística reversa, onde será exibido o código de autorização de postagem. Esse código também será enviado ao destinatário pelos Correios, via e-mail, com as instruções para a postagem:
Boas Vendas!
Equipe Tray.