A LATAM Cargo, parceira do Tray Envios, realiza entregas aéreas utilizando o espaço excedente nos compartimentos de carga dos aviões.
Dimensões de carga
A LATAM Cargo aceita cargas com dimensões máximas de 105 cm x 110 cm x 160 cm e peso máximo de 200 kg, sendo 100 kg por volume, sem dimensões ou peso mínimo.
Cargas
A LATAM Cargo não aceita produtos químicos, infecciosos, inflamáveis, explosivos ou corrosivos. Se seu produto químico não se encaixa nessas categorias, deve ser enviado com a FISPQ (Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos). Mesmo com a FISPQ, a mercadoria será analisada pela transportadora, que pode recusar o envio se identificar risco.
Postagem
Para enviar com a LATAM Cargo, escolha uma unidade específica para postagem. Como a LATAM Cargo é uma transportadora aérea, você precisará ir a um aeroporto para despachar sua carga.
Para encontrar a unidade mais próxima, acesse nosso mapa e selecione LATAM Cargo no filtro de transportadoras. Imprima a etiqueta e leve a remessa, com seu documento de identidade e a nota fiscal ou declaração de conteúdo, para a unidade escolhida. Verifique se os dados de endereço estão corretos e exija a DACTE (Documento Auxiliar de Conhecimento de Transporte Eletrônico) como comprovante de postagem. Se não receber a DACTE, acesse-a na aba "Meus Envios" no Tray Envios.
A transportadora pode embalar sua carga em um flyer por motivos operacionais, o que acarretará um custo adicional. Além disso, pode recusar cargas que não estejam devidamente embaladas.
⚠️ Atenção: Todas as cargas são inspecionadas pela LATAM Cargo, e alguns pacotes são selecionados aleatoriamente para inspeção mais rigorosa. Para garantir a segurança, se optar por postar o envio em uma unidade da transportadora, entregue a embalagem aberta para facilitar a inspeção. Se a embalagem estiver fechada, a transportadora poderá abri-la para realizar o procedimento.
Postagem no Melhor Ponto + Pegaki
Se escolher uma unidade do Melhor Ponto + Pegaki para postar sua carga com a LATAM Cargo, leve os seguintes documentos: etiqueta de frete, documento fiscal (nota fiscal ou declaração de conteúdo) e a minuta de despacho impressa, que está disponível no mesmo arquivo da etiqueta.
A minuta e o documento fiscal devem ser colocados em um saco plástico tipo canguru antes de serem fixados na embalagem. Ambos devem estar visíveis na embalagem, com a minuta impressa obrigatoriamente ao postar nas unidades do Melhor Ponto + Pegaki. Nas unidades da LATAM Cargo, a minuta pode não ser solicitada, pois a transportadora pode acessá-la no sistema.
Entrega
Serão feitas 3 tentativas de entrega para cada envio da LATAM Cargo. Se o destinatário não for encontrado, a carga será devolvida ao remetente ou deverá ser retirada pelo destinatário no balcão da LATAM Cargo.
⚠️ Atenção: A LATAM Cargo não realiza entregas em caixa postal, pois essa opção é exclusiva dos Correios. Apenas objetos enviados pela transportadora estatal podem ser entregues em caixa postal.
Impossibilidade de Entrega
Se surgir um status de rastreamento indicando problemas com o endereço, como "endereço não localizado" ou "destinatário desconhecido", o remetente deve contatar nosso time de atendimento. O prazo para fornecer informações adicionais é de 15 dias úteis. Caso contrário, a carga será retornada ao remetente, sem reembolso do frete.
Devolução
Você pode solicitar a suspensão e devolução de um envio com a LATAM Cargo, desde que ele ainda não esteja em rota final. Nesse caso, o pacote será devolvido ao endereço do remetente.
Para solicitar a devolução, siga os passos abaixo:
- Clique em "Meus Envios" na barra lateral esquerda do seu Painel Administrativo
- Vá na aba "Envios postados"
- Localize o envio que deseja suspender e clique no seta pra baixo para ver mais informações sobre o frete
- Clique em "Suspender entrega"
- Você será direcionado ao formulário de devolução no nosso fluxo de autoatendimento. Preencha seu e-mail de cadastro e o código do envio
- Selecione o local de postagem
- Por fim, clique em "Enviar"
Após esse fluxo, nosso time solicitará a devolução do pacote para a transportadora. Você receberá uma notificação por e-mail assim que for confirmado.
⚠️ Atenção: Uma vez que a solicitação de suspensão de entrega for atendida pela transportadora, não é possível reverter o procedimento. O envio retornará automaticamente para a origem após a confirmação via rastreamento
Avarias, violações, extravios e indenizações
Avaria/Violação
A avaria se refere a danos aos produtos da carga, enquanto a violação ocorre quando a embalagem é aberta ou há subtração/troca de produtos. Verifique sempre a integridade da carga no ato da entrega e na presença do entregador da LATAM Cargo. Se houver recusa, o remetente deve contatar nosso time de atendimento. O Melhor Envio intermediará a situação entre o lojista e a LATAM Cargo.
Extravio
Envios com nota fiscal ou declaração de conteúdo são indenizados em casos de extravio pela LATAM Cargo. Se suspeitar de extravio, entre em contato com nosso time de atendimento. Se o extravio já estiver registrado, registre a ocorrência através do nosso autoatendimento: 👉menv.io/SuporteExtravioOuRoubo. Aguarde a conclusão do processo de indenização, que pode levar até 90 dias.
Indenizações
Envios com nota fiscal têm indenização de até R$ 10 mil, enquanto envios com declaração de conteúdo têm indenização de até R$ 1 mil. As indenizações são pagas em até 90 dias após a constatação da ocorrência, podendo variar.
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Boas Vendas!
Equipe Tray.