Você já ouviu falar em Live Shop? A Live Shop é uma estratégia de vendas, já validada internacionalmente, onde uma marca apresenta os seus produtos por meio de transmissões de lives.
Certo! E quais são os benefícios de uma Live Shop?
- Interação em tempo real: mostre os benefícios dos seus produtos ao vivo, e aplicação, na prática. Isso é muito mais persuasivo do que imagens estáticas e descrições;
- Maior engajamento: o ao vivo incentiva um maior engajamento do público. Com um roteiro poderoso, você pode criar um senso de urgência, e incentivar os espectadores a agir imediatamente;
- Melhoria na experiência do cliente: a Live Shop permite que a sua loja se conecte ainda mais com os seus clientes. Além disso, o "ao vivo" favorece uma confiança de construção com quem está te assistindo.
A boa notícia é que agora, em seu Painel Administrativo, você pode configurar Live Shops e vender seus produtos, uma vez que o carrinho de compras está integrado para facilitar a gestão de pedidos.
Como Configurar uma Live Shop
- Em seu Painel Administrativo, acesse "Marketing >> Live Shop";
- Leia as informações da página e clique em "Começar agora":
Configurando o Recurso de Live Shop
Ao acessar o Recurso de Live Shop pela primeira vez e não havendo nenhuma live criada, será apresentada a seguinte tela com o botão para criar sua primeira live.
- Basta clicar em +Adicionar live:
Ao iniciar a configuração de uma live, a mesma será apresentada como Rascunho, sendo necessário incluir as informações de data, transmissão do vídeo, parceiro e produtos, conforme veremos nas próximas imagens:
Informações da Live
- Nome da Live: defina o nome da página do Live Shop que está programando.
- Data Inicial: insira a data prevista para iniciar a sua Live Shop e também para iniciar as promoções que serão aplicadas para os produtos que farão parte da mesma.
🚨 Atenção:
- O intervalo de datas entre o início e fim do evento não pode ser maior que 7 dias corridos.
- A Live Shop não será iniciado automaticamente na data definida, uma vez que ela precisa ser ativada manualmente na listagem de lives.
- Os preços promocionais configurados para os produtos do Live Shop somente serão aplicados quando você ativar a página.
- Data Final: Data para encerramento automático da página de LiveShop e também do preço promocional dos produtos que tiverem descontos aplicados pela ferramenta de Live Shop da Tray.
Vídeo
- Insira a URL da Transmissão/Vídeo criado no YouTube.
Existem três possibilidades de utilizar a ferramenta de Live, sendo elas:
- Sem vídeo: os produtos serão exibidos centralizados na página da live, sem a apresentação de vídeo, podendo ser utilizado como um “catálogo” exclusivo. Opção menos indicada, por não haver interações com os possíveis compradores;
- Vídeo Commerce: poderá ser utilizado um vídeo gravado e editado, onde os produtos selecionados são apresentados. Essa opção poderá ser utilizada para demonstração dos produtos, como utilizar, entre outras necessidades;
- Live Commerce: modo recomendado e de maior relevância, permitindo interação em tempo real com o público durante a apresentação dos produtos. Além do vídeo ao vivo, é possível interagir com o público através do chat do YouTube, respondendo perguntas e gerando prova social, engajando novos compradores.
🚨 Atenção: O vídeo ou transmissão deverá estar com a visibilidade pública nas configurações do YouTube.
- Exibir chat do YouTube na página da live: permite exibir as integrações feitas no YouTube dentro da sua página de LiveShop.
Parceiros
A função "Parceiro" permite identificar os pedidos que tiveram origem através da live, podendo ser filtrados e visualizados na Lista de pedidos ou no relatório de Parceiros, ambos recursos acessíveis através do menu vendas. A funcionalidade permite criar uma identificação exclusiva para cada live.
🚨 Pontos de Atenção:
-
Pedidos com a identificação (parceiro) poderão ser registados por um período de até 30 dias após o encerramento da live.
- O recurso permite utilizar Influencers (Parceiros) para a realização da live, podendo comissioná-los pelas vendas realizadas.
- Caso não seja vinculado nenhum nome de controle ou parceiro, será vinculado como parceiro o nome padrão da ferramente, sendo ele "Live Shop".
-
Para adicionar um parceiro ou nome de controle, basta clicar em + Adicionar parceiro
-
Agora basta vincular um parceiro já existente ou criar um novo clicando em + Adicionar novo parceiro.
Notificação de live publicada
O aviso de live publicada aparece como um "botão flutuante" no rodapé das páginas Home, Catálogo, Busca e Produto quando uma live estiver ativa. Ao clicar no aviso, o cliente será direcionado para a página da live.
Produtos
Será preciso escolher quais produtos serão utilizados na live, com limite de até 100 produtos.
- Para escolher os produtos clique em + Adicionar produto
- Ao lado direito, escolha os produtos que estarão disponíveis em seu evento, podendo filtrar por Nome, Código ou Referência.
- Clique em Adicionar quando estiver escolhido os produtos desejados.
-
Os produtos selecionados serão exibidos na listagem de produtos, podendo ser excluídos da lista, através do botão Excluir produto disponível na coluna de Ação.
-
A listagem de produtos possui também a ação para Expandir variações, exibido todas as variações contidas no produto selecionado para a live.
🚨 Atenção: Variações que não possuírem estoque, serão apresentadas com estoque “0” destacado em vermelho.
Desconto promocional
Será possível aplicar descontos aos produtos que serão apresentados durante a live, podendo o desconto ser aplicado em Percentual ou em Reais.
Ao adicionar um desconto em percentual ou em reais, o valor de venda será calculado automaticamente na coluna Preço.
🚨 Atenção: É permitido em produtos que possuam variação, o desconto individual por variação ou aplicando no produto principal e sendo replicado para todas as variações que possuam o mesmo preço configurado.
- Para aplicar um desconto, basta escolher o modelo do desconto (R$ ou %) e a quantidade ao lado direito.
🚨 Pontos de Atenção:
- A aplicação de descontos nos produtos que serão apresentados na live poderá ser uma excelente estratégia, porém cuidados especiais devem ser tomados quando os produtos estiverem integrados em outros canais de vendas, como Marketplaces, por exemplo.
- Caso possua produtos integrados aos Marketplaces através da plataforma Tray, recomendamos um planejamento prévio aos descontos, considerando as comissões e taxas dos Marketplaces.
- Se você escolher um produto que já tenha preço promocional ativo, e aplicar novamente um desconto para a live, o antigo desconto será substituído.
Listagem
Ao salvar as configurações da live, o recurso irá direcionar para a listagem de lives, exibindo todas as lives criadas e finalizadas (caso houver).
Você encontrará as seguintes informações nesta página:
- Nome: Nome definido para a live;
- Data inicial: Data prevista para a realização da live;
- Data final: Data prevista para o encerramento da live;
- Produtos: Quantidade de produtos selecionados para a live;
- Parceiro: Parceiro utilizado para identificação dos pedidos durante a live;
- Status: O status indica a situação da live, podendo ser: Rascunho, Ativo ou Finalizado;
-
Ações:
- Publicar evento: ativa a página para a live na sua loja;
- Editar: permite a edição da página da live quando está em "rascunho";
- Remover: permite a remoção (exclusão) da página da live quando está em "rascunho";
- Finalizar evento: encerra a página da live e também as promoções configuradas pelo Live Shop;
- Ver evento: permite o acesso à página de controle do evento e também visualizar o histórico de eventos encerrados;
- Copiar link da página: copia para a área de transferência o link para página para você divulgá-la.
Página de Controle da live
Ao publicar a live, o recurso irá te direcionar para a página de Controle da live, onde será possível visualizar todas as informações e produtos que estão disponíveis para serem apresentados durante a live.
Na página serão exibidas as informações da live, como Nome, Data e horário de início da exibição, Parceiro vinculado na live, link para a página da live e o botão de acesso rápido para copiar o endereço para você divulgar.
Logo abaixo, serão apresentadas as seções Pronto para exibir (lado esquerdo) e Em exibição (lado direito).
-
Pronto para exibir: produtos que ainda não foram divulgados na página da live e poderão ser divulgado.
- Em exibição: produtos que já estão sendo divulgados no quadro de destaque na página da live.
Página da live na loja virtual
Veja que ao lado direito o seu cliente verá os produtos que você clicou em "Exibir" como vimos logo acima e no centro a própria live que está sendo reproduzida via YouTube.
🚨 Atenção: Lembre-se de que a live no YouTube não será iniciada quando você ativar o evento/página na Tray, a ativação da live no YouTube deve ser manualmente por você através da ferramenta de streaming que está utilizando.
Ocultando, destacando e removendo produtos da live
Durante a exibição dos produtos, na seção Em exibição, alguns controles estarão disponíveis:
- Ocultar: Ao clicar em Ocultar, o produto será movido para a seção Pronto para exibir, deixando de ser exibido na página da live;
- Destacar: Destaca a exibição do produto na primeira posição da vitrina da live. A funcionalidade permite destacar até 4 produtos simultaneamente, selecionando os produtos através do campo de check ao lado da foto do produto;
- Remover do destaque: Exibe todos os produtos na vitrine sem destacar nenhum produto na vitrine;
Finalizando a live
Ao terminar a apresentação, a página da live poderá ser finalizada no botão "Finalizar live", disponível no canto superior e inferior direito na página de controle da live.
Ao clicar no botão Finalizar live, será apresentada uma aviso com 2 opções de finalização, sendo:
- Finalizar e desativar a página da live agora: Essa opção irá encerrar imediatamente a live, removendo todos os descontos promocionais aplicados aos produtos apresentado na live e desativa a página da live na loja virtual;
🚨 Atenção: Ao finalizar a Live, imediatamente os descontos promocionais aplicados nos produtos serão removidos. Caso existam pedidos ainda em andamento nas fases de carrinho, carrinho abandonado ou no checkout, esses descontos serão removidos no mesmo momento, não permitindo que o cliente conclua a compra com os descontos.
- Agendar data para finalizar a página da live: Essa opção permite manter os descontos promocionais aplicados aos produtos e a página da live ativa até às 23 horas e 59 minutos da data definida.
Ao finalizar a live (página do evento), a página da live na loja virtual será desativada, apresentando a informação de que não há nenhuma live ou vídeo publicado no momento.
Performance e Histórico da Live
A página de tem como objetivo apresentar as informações relacionadas ao período que a live esteve ativa e os produtos que foram apresentados, além de exibir um resumo da performance de venda obtida com a live.
No topo da página, será apresentado um resumo da Performance de Vendas, consolidando as seguintes informações:
- Ticket médio: Valor total faturado dividido pela quantidade de pedidos, considerando apenas pedidos com pagamento confirmado;
- Vendas: Quantidade total de pedidos, considerando somente os pedidos com pagamento confirmado. Ao clicar no indicador, o recurso irá direcionar para a lista de pedidos (Vendas > Lista de pedidos), exibindo todos os pedidos obtidos no período da live, considerando os pedidos cancelados, com e sem pagamento confirmado e o parceiro utilizado na live;
- Faturamento: Valor total dos pedidos, considerando somente os pedidos com pagamento confirmado;
- Relatório: Direciona para o Relatório de Parceiro, apresentando os resultados obtidos no período da live conforme o parceiro relacionado;
Na seção Produtos da live, serão apresentados os produtos e os valores praticados durante o período de exibição da live.
Aproveite as novidades que o Live Shop da Tray trouxe para você e venda muito mais com esta poderosa ferramenta.
Boas Vendas!
Equipe Tray.