Como Utilizar a Nova Lista de Produtos?

    Através da Lista de Produtos, é possível visualizar todos os produtos cadastrados em sua loja, e dentro dessa página, você consegue realizar diversas ações, como por exemplo: ações em massa, edições rápidas, buscas e filtros, navegação e ordenação, gerenciamento de exclusão, e registros de exclusão.

    Neste artigo, você verá como utilizar cada um desses recursos para obter o máximo de proveito dessa ferramenta. 

  • Em seu Painel Administrativo, acesse "Produtos >> Lista de Produtos":

    Como é possível ver, existem vários campos. Abaixo, veremos cada um deles!

Filtros da Lista de Produtos

    Para simplificar a localização de um item específico, foram implementados três tipos de filtros. Esses filtros permitem que o sistema apresente opções com base no seu critério de busca. A seguir, analisaremos cada um.

Filtro por Contexto

    Ao começar a digitar, a partir do 3º caractere, uma busca por contexto será aberta. Será possível pesquisar por: 

  • Código ou Referência;
  • Nome do Produto;
  • Marca;
  • EAN. 

    Veja o exemplo a seguir:

chrome-capture-2023-7-21.gif

   

    Ao clicar nesta busca, ela será realizada com base em uma parte do valor inserido no campo. Por exemplo, ao procurar por "EAN contendo 1234", todos os produtos que tiverem essa sequência dentro do campo EAN serão exibidos nos resultados da busca.

Filtro por Valor Exato

    Ao inserir um termo na barra de busca principal e pressionar "Enter" ou clicar no botão de busca, o sistema retornará precisamente o valor informado.

    Se apenas números forem digitados, o sistema o interpretará como Código ou Referência do produto. No caso de combinação de números e letras, o sistema o tratará automaticamente como o nome do produto.

    Considere o exemplo abaixo:

chrome-capture-2023-7-21 (1).gif

Outros Filtros

    Abaixo do campo principal, é possível combinar diferentes filtros, como "Status", "Estoque", "Categoria" ou "Qualidade do produto" que engloba subitens como produtos com ou sem variações, opção de compre junto, presença ou ausência de código, entre outros.

    Para os filtros de "Categoria" e "Qualidade do produto", clique no botão "Filtrar" para aplicá-lo:

chrome-capture-2023-7-21 (2).gif

    Todos esses filtros serão combinados conforme suas necessidades.

Edição Rápida

    A função "Edição Rápida" te possibilita realizar algumas edições básicas, como o título do produto, categoria, preço de venda, estoque, preço de custo, e configuração do preço em promoção.

    Para ter acesso, clique 2x na linha do produto ou vá em :

Edição em Massa dos Selos

    A edição em massa dos selos foi removida da nova lista de produtos. Mas é claro que você ainda pode utilizar este recurso! Basta acessar a ferramenta de Atualização em Lote.

Configurações da Lista

    Com essa configuração, você tem o controle para adicionar ou remover colunas de acordo com suas necessidades em visualizar alguns dados direto pela lista de produtos.

Para determinar o que deseja ver, clique em "Mais opções" e em "Configurações da lista":

 

💡 Dica: Inserir muitos dados na lista pode causar problemas ao esconder algumas colunas. Isso exige rolar horizontalmente a página para ver todas as informações, incluindo a coluna "Ações" no final.

chrome-capture-2023-7-21 (3).gif

Exibição de Variações na Lista

    Inicialmente, a opção de mostrar as variações diretamente na lista de produtos foi removida. Agora, você pode identificar facilmente os produtos com variações observando uma etiqueta em cinza abaixo do nome do produto, que indica quantas variações existem para aquele produto.

    Observe o exemplo a seguir:

 

💡 Dica: Caso queira visualizar apenas os produtos com variações, também é possível aplicar o filtro para somente exibir estes produtos. Na parte superior dos filtros, em "Qualidade do produto", selecione a opção "Com variação" e clique em "Filtrar".

Nova Exportação de Produtos

    Para realizar a exportação de produtos, clique em "Mais opções" e em "Exportar produtos":

    A Nova Exportação de Produtos vai abranger todos os produtos da loja, seguindo os filtros (Status e Estoque) do modal de exportação:

 

⚠️ Atenção: Os filtros ou os produtos visíveis na lista não afetam a exportação dos dados, pois será utilizado apenas o filtro da modal. 

    O padrão do arquivo exportado será em .CSV. Você conseguirá abrí-lo através do Google Drive, Microsoft Office ou qualquer editor que suporte este formato.

    A ordem das colunas exportadas tiveram algumas alterações de posição. Caso utilize a importação dos produtos em algum local ou depois importe os itens para sua loja novamente, lembre-se de ajustar a posição dentro da importação.

Exportar Produtos e Variações

    Nesta nova versão são exportados os dados de forma separada, diferente da versão anterior que na mesma coluna do arquivo gerado ele juntava as informações.

    Para exportar, basta fazer a requisição selecionando a opção que deseja exportar os dados (produtos ou variações) e em alguns segundos já estará disponível nas notificações do seu Painel Administrativo para fazer o download do arquivo gerado:

FAQ

    1. Como posso filtrar uma marca ou referência dentro do produto?

    Para filtrar uma marca ou referência, comece a digitar no campo de busca. A partir do 3º caractere, a busca contextual será ativada. Escolha a informação desejada para buscar. Isso retornará uma lista de produtos contendo parte da informação inserida.

 

    2. Ainda posso buscar vários códigos de produto ao mesmo tempo?

    Essa busca ainda não está disponível na nova lista de produtos, mas está planejada para ser implementada em breve. Após o desenvolvimento, será possível inserir IDs desejados no campo de busca principal. Ao contrário da busca contextual, essa exigirá o valor exato para filtragem. Após digitar no campo, pressione "Enter" ou clique em "Buscar" para aplicar os filtros.

 

    3. Como posso filtrar os selos (atributos) dos produtos?

    Este item inicialmente foi removido da nova lista, porém estamos fazendo estudos do mesmo para futuramente ser possível filtrar por estes itens (selos de destaque, lançamento, promoção, frete grátis, sob consulta e selo adicional).

 

    4. Como visualizar os produtos com variações?

    As variações em si do produto não serão exibidas na lista como na versão anterior. Para saber quais produtos possuem variações, existem 2 maneiras:

    Visualmente na lista de produtos, aparece abaixo do nome do produto uma tag em cinza com a informação “5 Variações”. Quando ela é exibida é porque este produto que você cadastrou possui variações;
    Pode ser utilizado o filtro de "Qualidade do produto". Selecione a opção "Com variação" e clique em "Filtrar". Serão exibidos todos os produtos que possuem variações cadastradas.

 

    5. Ainda posso editar os selos dos produtos em massa?

    A parte de edição de selos dos produtos foi removida da lista de produtos. Entretanto, para continuar utilizando o recurso, acesse "Produtos >> Atualização em lote".

 

6. Não consigo editar meus produtos. E agora?

    A coluna de "Ações" ainda existe, e é através dela que você pode editar seus produtos e visualizar as opções adicionais. Caso ela não esteja aparecendo, pode ser que sua lista tenha muitas colunas de informações ou a resolução do seu monitor seja muito pequena. Para resolver:

  1. Utilize o scroll horizontal no final da tela;
  2. Reduza a quantidade de colunas exibidas. Para isso, acesse "Mais opções" e clique em "Configurações da lista";
  3. Aumente a resolução da sua tela. Por exemplo, de 1024 x 768 para 1440 x 900.

   

7. A nova exportação também exporta as variações?

    Sim, é possível exportar as variações! Embora isso seja realizado em um arquivo distinto, se desejar, é possível consolidar tudo em um único arquivo com o produto principal. Você pode copiar os dados de um arquivo para o outro ou utilizar a função PROCV para relacionar as tabelas.

 

    8. A ordem das colunas de exportação de produtos mudou?

    Sim! Foram reorganizadas as colunas nesta nova exportação. Caso você tenha algum outro software que importe os dados é preciso que seja feita a devida adaptação para que seja atualizado o valor corretamente.

 

    9. Não consigo achar as categorias adicionais dentro do arquivo exportado

    Nesta versão inicial, a categoria adicional ainda não está disponível para ser exportada.

 

    10. Como filtrar os produtos para exportar os dados?

    A nova exportação irá exportar todos os produtos da loja de acordo com os filtros contidos dentro do modal de exportação (Status e Estoque). Não serão considerados os filtros que estão aplicados na lista de produtos para exportar os dados.

 

    11. Posso ter acesso a versão antiga da lista de produtos e exportação?

    Não. Neste caso a migração está sendo feita atualizando a tecnologia da página de produtos, não sendo possível mais retornar para a versão antiga para as lojas já migradas.

 

    12. Não encontrei uma funcionalidade que tinha antes. Como posso resolver?
    Valorizamos cada feedback que recebemos, por isso, é muito importante que você compartilhe suas observações com nossa equipe de atendimento ou utilize o botão "Avalie esta página" localizado à direita. Ao registrar as áreas que sente falta ou identificar falhas, estará contribuindo para a análise das informações e, por consequência, para a melhoria contínua da lista de produtos.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.