Se você está lendo este artigo é porque realizou a primeira (de muitas) venda! Com certeza é um marco importante no seu caminho para o sucesso da sua loja virtual.
Pensando nisso, criamos este artigo para te ajudar a entender melhor o fluxo que ocorre após isso e o que você precisa fazer até que o pedido chegue ao respectivo cliente.
Dito isso, vamos ao que interessa!
Fluxo do Pedido
Quando uma venda é realizada, o pedido passará por um fluxo de status de aprovação ou reprovação. Veremos abaixo como ele funciona:
Os status acima são mais comuns, entretanto, além deles você também pode se deparar com o status "Em Monitoramento", onde o pagamento fica em análise pelo anti-fraude.
E já que estamos falando sobre status, a Tray conta com a ferramenta de workflow, ela permite que você personalize os status dos pedidos da sua loja, além de também enviar e-mails extras. Para saber mais sobre, acesse este artigo.
Preenchendo o Código de Rastreio
Agora que o pedido já foi aprovado, você pode preencher o código de rastreio. Essa etapa é muito importante, pois o sistema automaticamente envia uma notificação por e-mail para informá-lo sobre o código de rastreio do seu pedido.
🚨 Atenção: Se você utiliza o Melhor Envio, Correios, Jadlog ou outras integrações diretas, não precisará incluir manualmente esses dados, isso porque a plataforma é notificada de maneira automática sobre essas postagens.
- Em "Vendas", cliquem em "Lista de Pedidos";
- Localize o pedido em questão e clique sobre ele:
A página do pedido será aberta. No final, observe que existem alguns campos para o preenchimento. São eles:
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- Forma de Envio: este campo já vem preenchido com a forma de envio que o cliente selecionou no momento que realizou o pedido. Se estiver branco, você pode clicar no ícone ao lado direito do campo e selecionar a tabela de envio desejada;
- Data de Envio: aqui deverá inserir a data que o pedido foi enviado;
- Código de Envio: poderá preencher o código que foi disponibilizado pelos próprios Correios;
- Enviar E-mail de Notificação de Envio: após realizar a gravação da etapa anterior, será apresentada a opção para enviar E-mail ao cliente com o código;
- Notificação Manual WhatsApp: ao selecionar esse item, será aberta uma aba do WhatsApp para você confirmar o envio de uma mensagem para informar ao cliente o código de rastreamento.
Sobre o Cancelamento do Pedido
Agora você verá o que deve fazer se o consumidor solicitar o cancelamento do pedido. Existem duas situações, quando o pedido já teve o pagamento aprovado pela intermediadora ou não.
Se o pedido ainda não teve o pagamento realizado, basta abrí-lo e realizar a troca de status para cancelado, conforme a animação abaixo:
Se o pedido teve a confirmação de pagamento, o procedimento é outro: se o cliente desejar o estorno, é necessário que você entre em contato com a intermediadora de pagamentos do pedido para solicitar o estorno. Após isso, recomendamos que a troca de status do pedido seja realizada, como vimos acima.
Boas Vendas!
Equipe Tray.