Atenção: Este recurso se encontra na versão Beta, isso significa que está em período de teste. Consequentemente, até o presente momento não está disponível para todos os lojistas Tray.

    Vender online para o exterior é uma excelente oportunidade para o seu negócio, não é mesmo? Atualmente, para vender internacionalmente pela Tray, existem dois caminhos:

  1. Uma segunda loja: ao contratar outra loja, você poderá configurar e realizar toda a customização de experiência para vendas internacionais, como por exemplo: Idioma, Moeda e Envio Internacional - Configuração,  Frete e Envio - Tabela Internacional e Tabela Por País;
  2. Habilitar o tipo de envio: é possível habilitar o tipo de envio, ou seja, "Nacional e Internacional". Essa opção é recomendada para você, lojista, que quer começar a vender internacionalmente e não quer ter um custo adicional. Dessa forma, poderá por fim dar início as vendas internacionais. Para este caso, existem algumas limitações: 
  • Idioma: será único, isso é, se a maioria dos seus clientes é brasileiro, o ideal é que mantenha o português/BR; 
  • Moeda: também é única. Para quem já vende nacionalmente, o recomendado é manter o Real (R$);
  • Cadastro de Pessoa Física - CPF Obrigatório: se em sua loja essa opção estiver configurada, os compradores que quiserem fazer o envio para fora do Brasil, obrigatoriamente precisarão preencher um CPF. 

        E é nesse ponto que entra esse recurso Beta. Olhando para o cenário 2, desenvolvemos uma melhoria para o quesito "obrigatoriamente precisarão preencher um CPF". Sendo assim, com essa aplicação, não será mais necessário o preenchimento do CPF para compradores que desejam fazer o envio para fora do Brasil. 

Como Configurar?:

    Primeiramente, é necessário que as seguintes configurações estejam feitas em sua loja. Todas elas poderão ser feitas em "Configurações, no grupo Loja>>Geral".

  1. Tipo de Envio: deverá ser nacional e internacional. Ao ativar essa opção, recomendamos que selecione também o item “Quando o envio for internacional, exibir somente o intermediador Paypal”. Atenção: Esse item apenas será exibido se o Paypal previamente já estiver configurado. 
  2. Configuração de Cadastro de Pessoa Física: CPF obrigatório;
  3. Configuração de Cadastro de Pessoa Jurídica: CNPJ obrigatório e o CPF não é obrigatório;
  4. Idioma: deverá ser configurado em português. 

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    Além disso, é indispensável que você possua o intermediador de pagamentos PayPal, afinal, hoje é o único meio de pagamento que aceita transações de compradores internacionais e que tem integração com a Tray. 

    Outro ponto é que também é necessário ter uma forma de envio internacional, através de uma tabela de frete internacional ou gateways de frete que possuam formas internacionais. 

Como Funcionará?:

    Veremos como será o comportamento dessa aplicação no checkout. Agora, existirá um novo campo de seleção para que o comprador se declare "estrangeiro e que não possui um CPF". Mas atenção, pois essa área obedecerá algumas regras. Veremos abaixo quais são elas:

  • Caso o cliente selecione o campo "Sou estrangeiro e não possuo CPF", automaticamente o campo CPF será ocultado. Se ele remover a seleção, o campo CPF será exibido;
  • Se o comprador selecionar um país que não seja o Brasil no carrinho, o campo será apresentado e consequentemente o CPF vai ser ocultado. Caso o cliente tenha selecionado "Brasil", essa área aparecerá sem a seleção e o campo CPF vai ser exibido também. Para os clientes que já compraram anteriormente, nada mudará. 

    Outra atualização é que agora o telefone também terá um padrão internacional. Como assim? O telefone no padrão nacional (11) 99999 - 9999, ficará dessa forma: +55 11 99999 - 9999. 

    Sempre que um cliente preencher um CPF, automaticamente ele será considerado brasileiro, logo, o preenchimento do código 55 será feito no campo telefone. Isso servirá para ajudar o preenchimento dos consumidores brasileiros. 

    Veja abaixo um exemplo dessa etapa de informações pessoais: 

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    Vale ressaltar que para cadastros de Pessoa Jurídica, nesse primeiro momento só tratamos a opção "CNPJ é obrigatório e CPF não é obrigatório", isso é, todo o cadastro de Pssoa Jurídica obrigatoriamente deverá possuir um CNPJ válido. 

    Com base nas informações pessoais na etapa de endereço de entrega o checkout obedecerá as seguintes regras:

  • Se o cliente preencheu o CPF, ele poderá selecionar qualquer país de entrega para realizar o envio;
  • Caso o comprador não preencha um CPF pois se declarou estrangeiro, ele apenas poderá fazer o envio para fora do Brasil. Se ele selecionar o Brasil, uma alerta será exibida para orientá-lo a preencher o CPF.

    

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Boas Vendas!

Equipe Tray.

    

 

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