Sobre o Google Analytics Universal e o Google Analytics 4
Como já sabemos, o Google Analytics é uma ferramenta que possibilita o monitoramento e análise da sua loja virtual, bem como do comportamento dos seus clientes.
Com a introdução do Google Analytics 4 (GA4), de acordo com o próprio Google, surge uma nova ferramenta de análise para páginas da web e aplicativos. Isso ocorre porque a versão Universal Analytics não é mais suficiente para coletar e mensurar a jornada de compra e a experiência do usuário de forma adequada. Por exemplo, temos usuários que iniciam o processo de compra em uma página da web e o concluem em um aplicativo, ou vice-versa.
Além disso, outra mudança importante é que o GA4 é totalmente baseado em eventos. Anteriormente, as visualizações de páginas, as sessões de páginas e outras métricas não eram consideradas eventos. Agora, a visualização de página foi transformada em um evento chamado "page_view". Essa mudança altera completamente a forma de analisar e observar os dados. Caso você queira se aprofundar no que foi modificado, recomendamos que você consulte este link fornecido pelo próprio Google.
Se você ainda não criou a sua propriedade do GA4, disponibilizamos aqui um guia que explica como criar a propriedade e os passos necessários para fazer a migração dentro da sua conta do Google Analytics. Caso prefira, também pode consultar a documentação oficial do Google aqui.
A Tray e o Google Analytics 4
Para atender essa nova realidade, a Tray está compatibilizando de forma nativa o envio de dados para o GA4, isso significa que todos os eventos coletados automaticamente e recomendados pelo Google para vendas online, que se adéquam ao nosso contexto, estarão compatibilizados e disponíveis para você. Você precisará somente configurar o código da sua propriedade do GA4 diretamente no painel de sua loja e automaticamente o que estiver compatibilizado já funcionará. Abaixo deixamos a relação em detalhes dos eventos compatibilizados e seus detalhes:
Eventos Coletados Automaticamente
Esses eventos são eventos básicos coletados automaticamente só pelo fato de carregar o scripts do GA4 na página, são eles:
🚨 Atenção: É valido ressaltar que em alguns casos os eventos na página home, catálogo e produtos podem estar condicionados a atualização do seu tema.
Evento |
Acionamento |
click | Sempre que um usuário clica em um link que não for do domínio atual. |
file_download |
Quando um usuário clica em um link que leva a um arquivo (com uma extensão de arquivo comum) dos seguintes tipos: Documento Texto Executável Apresentação Arquivo compactado Vídeo Áudio |
first_visit | Na primeira vez que um usuário visita um site. |
form_start |
Na primeira vez que um usuário interage com um formulário em uma sessão. Observação: você só poderá usar os parâmetros nos seus relatórios se criar dimensões personalizadas. |
form_submit |
Quando o usuário envia um formulário. Observação: você só poderá usar os parâmetros nos seus relatórios se criar dimensões personalizadas. |
page_view | Cada vez que a página é carregada ou o estado do histórico de navegação é alterado pelo site ativo. |
scroll | Na primeira vez que um usuário chega ao fim de cada página (ou seja, quando uma profundidade vertical de 90% se torna visível). |
session_start |
Quando um usuário interage com o site. Um ID e um número de sessão são gerados automaticamente e associados a cada evento na sessão |
user_engagement | Quando a página da Web está em foco por pelo menos um segundo |
video_complete | Quando o vídeo terminar. |
video_progress | Quando o vídeo passa dos 10%, 25%, 50% e 75% de duração. |
video_start | Quando o vídeo começa a ser reproduzido. |
view_search_results | Cada vez que um usuário realiza uma pesquisa no site, indicada pela presença de um parâmetro de consulta de URL. |
Caso tenha dúvidas você pode consultar a documentação do Google aqui. Além disso, alguns desses eventos embora sejam coletados automaticamente, se faz necessário habilitar a medição otimizada, você pode consultar como fazer isso aqui.
Eventos Recomendados
O Google disponibiliza para compatibilização os eventos que eles nomeiam como recomendados. Esses eventos, são eventos que eles categorizam por tipo de site/app (Vendas online, Jogos, Blogs e etc) e também nos dão uma estrutura pronta de como enviá-los ao Google Analytics 4.
Segue abaixo a relação dos eventos recomendados que estão compatibilizados e suas particularidades:
Evento | Acionamento | Observações |
search | Um usuário pesquisa um produto em sua loja | N/A |
view_item_list | O usuário visualiza uma lista de produtos, como, por exemplo, nas páginas da Home/Vitrine e Catálogo de produtos | O envio dos dados de produtos visualizados na página Home através do evento view_item_list, poderão estar condicionados a compatibilização do tema ou da vitrine personalizada, com a utilização dos novos atributos disponibilizados pela plataforma. |
select_item | Um usuário seleciona o item de uma lista | Esse evento é disparado ao clicar em um produto listado nas páginas: Home, Catálogo ou Busca. |
view_item | Um usuário visualiza um item | O evento é disparado ao acessar a página do produto, indicando a visualização do produto. |
add_to_cart | Um usuário adiciona itens ao carrinho | O evento é disparado na página de produto ao utilizar o botão comprar. Também será disparado quando se adiciona mais produtos na página de carrinho alterando-se as quantidades. |
remove_from_cart | Um usuário remove itens do carrinho | Esse evento é disparado na página de carrinho quando se clica no ícone de exclusão de produtos ou quando altera-se quantidades de produtos para quantidade menor do que existe no carrinho. |
view_cart | Quando o usuário visualiza o carrinho | Esse evento não é disparado novamente se o usuário atualizar a página, contudo, se ele voltar para as páginas da loja ou seguir para o checkout e em ambas situações voltar para o carrinho, um novo evento é disparado. |
begin_checkout | Quando usuário avança a identificação e a próxima página é o Checkout | N/A |
add_shipping_info | Quando usuário seleciona a forma de envio no bloco de forma de envio (Carrinho e Checkout) | Esse evento é disparado tanto no carrinho quanto no checkout toda vez que uma forma de envio é selecionada. Para diferenciar o disparo do carrinho e do checkout, criamos o parâmetro stage, que no carrinho é enviado como “carrinho” e no checkout é enviado como “checkout”. |
add_payment_info | Quando usuário seleciona a forma de pagamento no bloco de formas no Checkout | N/A |
purchase | Quando o usuário clica em finalizar pedido | Aqui no parâmetro “value” sempre disponibilizaremos o valor final da transação, com descontos e acréscimos. |
Caso você queira saber como é a estrutura de cada evento, você pode clicar no hiperlink do nome do evento. Mas se preferir pode também acessar a documentação completa do Google aqui.
Abaixo, separamos algumas informações úteis sobre o processo de migração.
Como Obter o Código do GA4 para integrá-lo na Tray
O passo a passo a seguir irá te mostrar como você pode obter o código da sua propriedade do GA4 para configura-lo no painel da sua loja Tray.
Primeiro acesse a sua conta do Google Analytics e clique no botão Administrador. Você será direcionado para um nova página, selecione a opção Fluxo de Dados, selecione a sua propriedade e por fim basta copiar o código que está em ID da métrica.
Como configura-lo na Tray
Com o código em mãos, vamos incluí-lo dentro da Tray.
- Acesse "Configurações". Em "Integrações" ,clique na opção "Ferramentas Google":
Pronto! agora somente é necessário inserir o código universal de acompanhamento de sua conta do Google Analytics e clicar em "Salvar":
Informações Uteis
- O GA4 possui um funcionamento muito diferente do Google Analytics Universal, então fazer comparações diretas é muito arriscado, você pode consultar as diferenças aqui;
- O GA4 é uma ferramenta que está em constante atualização, então é importante que você fique atento as atualizações e mudanças por meio deste link;
- Uma mudança importante, são os relatórios, eles foram reorganizados de forma mais clara e enxuta. Além disso, trouxeram o modo exploratório que facilita a construção de relatórios, além de trabalhar de uma maneira mais flexível. Aqui você pode consultar informações sobre o relatório de Compras do E-Commerce e também sobre relatórios de “Exploração de Funil”;
- A consolidação dos dados para exibição nos relatórios leva até 24 horas, o que antes era instantâneo;
- Outro fator importante de se entender, é a limitação de dados do GA4, você pode consultar aqui;
Perguntas Frequentes
- Após configurar o código da minha propriedade do GA4 no painel, devo fazer mais alguma coisa?
R: Não, depois disso, automaticamente o Google Analytics 4 passará a funcionar em sua loja. Se isso não acontecer, contate nosso suporte. - Eu preciso ativar alguma tag no Google Tag Manager?
R: Não, na verdade, não recomendamos a utilização das tags do GA4 disponíveis no Google Tag Manager em conjunto com a nossa integração do GA4. Isso ocorre porque essa combinação pode resultar na duplicação dos eventos no painel do Google Analytics. - Eu devo comparar minhas métricas do Google Analytics Universal e GA4?
R: Não, pois algumas métricas mudaram a forma de metrificar e com isso, os valores e conceitos podem alterar. Vale a pena consultar esse artigo do Google. - Os relatórios são iguais no Google Analytics Universal e GA4?
R: Não, embora o Google Analytics 4 possua uma estrutura parecida no menu de relatórios, muitas coisas mudaram, você pode consultar instruções de relatórios do GA4 nesse artigo. - Os meus dados do Google Analytics Universal serão levados para o GA4?
R: Não, seus dados antigos ficarão disponíveis por 6 meses na sua propriedade do Google Analytics Universal e você poderá consultá-los e baixá-los, ou até mesmo, subir para uma conta do locker. Vale ressaltar que a sua proriedade do Google Analytics Universal, não coletará novos dados. Consulte o artigo aqui. - Por quanto tempo os meus dados ficam salvos no GA4?
R: A princípio, seus dados ficarão salvos por 2 meses, mas você pode alterar essa configuração para 14 meses, veja esse artigo do Google.
Boas Vendas!
Equipe Tray.