Como Configurar o Google Analytics 4 Nativo?

Sobre o Google Analytics Universal e o Google Analytics 4

    Como já sabemos, o Google Analytics é uma ferramenta que possibilita o monitoramento e análise da sua loja virtual, bem como do comportamento dos seus clientes.

    Com a introdução do Google Analytics 4 (GA4), de acordo com o próprio Google, surge uma nova ferramenta de análise para páginas da web e aplicativos. Isso ocorre porque a versão Universal Analytics não é mais suficiente para coletar e mensurar a jornada de compra e a experiência do usuário de forma adequada. Por exemplo, temos usuários que iniciam o processo de compra em uma página da web e o concluem em um aplicativo, ou vice-versa.

    Além disso, outra mudança importante é que o GA4 é totalmente baseado em eventos. Anteriormente, as visualizações de páginas, as sessões de páginas e outras métricas não eram consideradas eventos. Agora, a visualização de página foi transformada em um evento chamado "page_view". Essa mudança altera completamente a forma de analisar e observar os dados. Caso você queira se aprofundar no que foi modificado, recomendamos que você consulte este link fornecido pelo próprio Google.

    Se você ainda não criou a sua propriedade do GA4, disponibilizamos aqui um guia que explica como criar a propriedade e os passos necessários para fazer a migração dentro da sua conta do Google Analytics. Caso prefira, também pode consultar a documentação oficial do Google aqui.

 

A Tray e o Google Analytics 4

    Para atender essa nova realidade, a Tray está compatibilizando  de forma nativa o envio de dados para o GA4, isso significa que todos os eventos coletados automaticamente e recomendados pelo Google para vendas online, que se adéquam ao nosso contexto, estarão compatibilizados e disponíveis para você. Você precisará somente configurar o código da sua propriedade do GA4 diretamente no painel de sua loja e automaticamente o que estiver compatibilizado já funcionará. Abaixo deixamos a relação em detalhes dos eventos compatibilizados e seus detalhes: 

 

Eventos Coletados Automaticamente

Esses eventos são eventos básicos coletados automaticamente só pelo fato de carregar o scripts do GA4 na página, são eles:

 

🚨 Atenção: É valido ressaltar que em alguns casos os eventos na página home, catálogo e produtos podem estar condicionados a atualização do seu tema.

Evento
Acionamento
click Sempre que um usuário clica em um link que não for do domínio atual.
file_download

Quando um usuário clica em um link que leva a um arquivo (com uma extensão de arquivo comum) dos seguintes tipos:

Documento

Texto

Executável

Apresentação

Arquivo compactado

Vídeo

Áudio

first_visit Na primeira vez que um usuário visita um site.
form_start

Na primeira vez que um usuário interage com um formulário em uma sessão.


Observação: você só poderá usar os parâmetros nos seus relatórios se criar dimensões personalizadas.

form_submit

Quando o usuário envia um formulário.


Observação: você só poderá usar os parâmetros nos seus relatórios se criar dimensões personalizadas.

page_view Cada vez que a página é carregada ou o estado do histórico de navegação é alterado pelo site ativo.
scroll Na primeira vez que um usuário chega ao fim de cada página (ou seja, quando uma profundidade vertical de 90% se torna visível).
session_start

Quando um usuário interage com o site.

Um ID e um número de sessão são gerados automaticamente e associados a cada evento na sessão

user_engagement Quando a página da Web está em foco por pelo menos um segundo
video_complete Quando o vídeo terminar.
video_progress Quando o vídeo passa dos 10%, 25%, 50% e 75% de duração.
video_start Quando o vídeo começa a ser reproduzido.
view_search_results Cada vez que um usuário realiza uma pesquisa no site, indicada pela presença de um parâmetro de consulta de URL.

    Caso tenha dúvidas você pode consultar a documentação do Google aqui. Além disso, alguns desses eventos embora sejam coletados automaticamente, se faz necessário habilitar a medição otimizada, você pode consultar como fazer isso aqui.

 

Eventos Recomendados

    O Google disponibiliza para compatibilização os eventos que eles nomeiam como recomendados. Esses eventos, são eventos que eles categorizam por tipo de site/app (Vendas online, Jogos, Blogs e etc) e também nos dão uma estrutura pronta de como enviá-los ao Google Analytics 4. 

    Segue abaixo a relação dos eventos recomendados que estão compatibilizados e suas particularidades:

 

Evento Acionamento Observações
search Um usuário pesquisa um produto em sua loja N/A
view_item_list O usuário visualiza uma lista de produtos, como, por exemplo, nas páginas da Home/Vitrine e Catálogo de produtos O envio dos dados de produtos visualizados na página Home através do evento view_item_list, poderão estar condicionados a compatibilização do tema ou da vitrine personalizada, com a utilização dos novos  atributos disponibilizados pela plataforma.  
select_item Um usuário seleciona o item de uma lista Esse evento é disparado ao clicar em um produto listado nas páginas: Home, Catálogo ou Busca.
view_item Um usuário visualiza um item O evento é disparado ao acessar a página do produto, indicando a visualização do produto.
add_to_cart Um usuário adiciona itens ao carrinho O evento é disparado na página de produto ao utilizar o botão comprar. Também será disparado quando se adiciona mais produtos na página de carrinho alterando-se as quantidades.
remove_from_cart Um usuário remove itens do carrinho Esse evento é disparado na página de carrinho quando se clica no ícone de exclusão de produtos ou quando altera-se quantidades de produtos para quantidade menor do que existe no carrinho.
view_cart Quando o usuário visualiza o carrinho Esse evento não é disparado novamente se o usuário atualizar a página, contudo, se ele voltar para as páginas da loja ou seguir para o checkout e em ambas situações voltar para o carrinho, um novo evento é disparado.
begin_checkout Quando usuário avança a identificação e a próxima página é o Checkout N/A
add_shipping_info Quando usuário seleciona a forma de envio no bloco de forma de envio (Carrinho e Checkout) Esse evento é disparado tanto no carrinho quanto no checkout toda vez que uma forma de envio é selecionada.

Para diferenciar o disparo do carrinho e do checkout, criamos o parâmetro stage, que no carrinho é enviado como “carrinho” e no checkout é enviado como “checkout”.
add_payment_info Quando usuário seleciona a forma de pagamento no bloco de formas no Checkout N/A
purchase Quando o usuário clica em finalizar pedido Aqui no parâmetro “value” sempre disponibilizaremos o valor final da transação, com descontos e acréscimos.


   Caso você queira saber como é a estrutura de cada evento, você pode clicar no hiperlink do nome do evento. Mas se preferir pode também acessar a documentação completa do Google aqui.

   Abaixo, separamos algumas informações úteis sobre o processo de migração.

 

Como Obter o Código do GA4 para integrá-lo na Tray

    O passo a passo a seguir irá te mostrar como você pode obter o código da sua propriedade do GA4 para configura-lo no painel da sua loja Tray.

    Primeiro acesse a sua conta do Google Analytics e clique no botão Administrador. Você será direcionado para um nova página, selecione a opção Fluxo de Dados, selecione a sua propriedade e por fim basta copiar o código que está em ID da métrica.

 

Google

 

Como configura-lo na Tray

 Com o código em mãos, vamos incluí-lo dentro da Tray.

  • Acesse "Configurações". Em "Integrações" ,clique na opção "Ferramentas Google":

mceclip0_2_.png

    Pronto! agora somente é necessário inserir o código universal de acompanhamento de sua conta do Google Analytics e clicar em "Salvar":

 

Informações Uteis

  • O GA4 possui um funcionamento muito diferente do Google Analytics Universal, então fazer comparações diretas é muito arriscado, você pode consultar as diferenças aqui;

  • O GA4 é uma ferramenta que está em constante atualização, então é importante que você fique atento as atualizações e mudanças por meio deste link;

  • Uma mudança importante, são os relatórios, eles foram reorganizados de forma mais clara e enxuta. Além disso, trouxeram o modo exploratório que facilita a construção de relatórios, além de trabalhar de uma maneira mais flexível. Aqui você pode consultar informações sobre o relatório de Compras do E-Commerce e também sobre relatórios de “Exploração de Funil”;

  • A consolidação dos dados para exibição nos relatórios leva até 24 horas, o que antes era instantâneo;

  • Outro fator importante de se entender, é a limitação de dados do GA4, você pode consultar aqui;

Perguntas Frequentes

  • Após configurar o código da minha propriedade do GA4 no painel, devo fazer mais alguma coisa?

    R: Não, depois disso, automaticamente o Google Analytics 4 passará a funcionar em sua loja. Se isso não acontecer, contate nosso suporte.

  • Eu preciso ativar alguma tag no Google Tag Manager?

    R: Não, na verdade, não recomendamos a utilização das tags do GA4 disponíveis no Google Tag Manager em conjunto com a nossa integração do GA4. Isso ocorre porque essa combinação pode resultar na duplicação dos eventos no painel do Google Analytics.

  • Eu devo comparar minhas métricas do Google Analytics Universal e GA4?

    R: Não, pois algumas métricas mudaram a forma de metrificar e com isso, os valores e conceitos podem alterar. Vale a pena consultar esse artigo do Google.

  • Os relatórios são iguais no Google Analytics Universal e GA4?

    R: Não, embora o Google Analytics 4 possua uma estrutura parecida no menu de relatórios, muitas coisas mudaram, você pode consultar instruções de relatórios do GA4 nesse artigo.

  • Os meus dados do Google Analytics Universal serão levados para o GA4?

    R: Não, seus dados antigos ficarão disponíveis por 6 meses na sua propriedade do Google Analytics Universal e você poderá consultá-los e baixá-los, ou até mesmo, subir para uma conta do locker. Vale ressaltar que a sua proriedade do Google Analytics Universal, não coletará novos dados. Consulte o artigo aqui.

  • Por quanto tempo os meus dados ficam salvos no GA4? 
       R: A princípio, seus dados ficarão salvos por 2 meses, mas você pode alterar essa configuração para 14 meses, veja esse artigo do Google.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.