Se você comercializa peças automotivas no Mercado Livre, conheça já a Ferramenta de Compatibilidades para vender autopeças. Ela terá um grande impacto em suas vendas, e até mesmo em seu pós-venda. 

    Neste artigo, você verá como poderá utilizar esse recurso e como fazer essa adição pelo seu painel administrativo. 

Objetivo do Recurso de Compatibilidade:

    Basicamente, pode-se dizer que este recurso serve para informar quais carros são compatíveis com aquele produto que você, lojista que trabalha com autopeças, está vendendo. Veja o exemplo:

    Uma "Vela de Ignição XPTO" serve para carros da FIAT, Volkswagen, Audi, Toyota, Chevrolet e Honda. A partir disso, você precisará informar quais os carros são compatíveis com essa mesma Vela de Ignição que está sendo vendida. 

Por que este Recurso Agora?

    São várias razões que leveram o Mercado Livre a disponibilizar essa ferramenta. Veremos abaixo os principais pontos:

  • Confiança: evitar que os compradores fiquem perdidos no momento da compra, ou seja, terem dúvidas se a peça serve ou não para os seus respectivos carros;
  • Poupar Tempo: evitar que os compradores lhe perguntem se a peça é compatível ou não com os seus automóveis;
  • Otimização de Anúncio: através dessa ferramenta, você não precisará preencher essas informações na descrição do anúncio; 
  • Pós-venda: reduzir as trocas e devoluções de produto devido a não compatibilidade;
  • Duplicidade: evitar duplicidade de anúncios de um mesmo produto/peça. 

Análise dos Anúncios:

    O Mercado Livre já está realizando análises dos anúncios de lojas que comercializam autopeças, e através de sua inteligência artificial, está selecionando os melhores anúncios dequele produto. Com isso, uma tag será adicionada para sinalizar você, lojista, que naquele anúncio específico existe a obrigatoriedade de ter compatibilidade associada, caso contrário, o anúncio será moderado em breve por eles.

    Ao localizar um anúncio sem a tag, você poderá inserir compatibilidade se disponível na categoria, entretanto, mesmo assim ele também poderá ser moderado pelo Mercado Livre, pois como mencionamos acima, um dos objetivos é evitar a duplicidade de anúncios.

    Você deve estar perguntando como isso funcionará na Tray, certo? Em noso sistema, os anúncios que as compatibilidades são obrigatórios, terão a tag mceclip0.png acionada, e ao clicar sobre ela, será aberta uma modal com algumas informações do anúncio e as devidas orientações do porquê existe a tag neste anúncio específico. 

    Além disso, você poderá seguir com a adição de compatibilidade neste anúncio. É possível também através da listagem, filtrar os anúncios que estão com a tag acionada, através do filtro "Detalhes do anúncio", escolhendo a opção "Compatibilidade obrigatória".

Atenção: Por orientações do próprio Mercado Livre, não disponibilizaremos ações em massa para este recurso, pois uma ação errada poderá inserir compatibilidades em um anúncio que não condiz com aquele produto. Além disso, anúncios sem a tag acionada por eles, independente de ter compatibilidade ou não, serão moderador por serem anúncios duplicados. Sendo assim, você apenas precisará colocar compatibilidades em anúncios que serão moderados.

Adicionando Compatibilidade em Anúncios:

    É possível adicionar compatibilidade por meio de 2 caminhos:

  • Através da tag mceclip0.png que mostraremos na listagem, onde você poderá clicar para obter mais informações, e posteriormente editar o anúncio para adicionar a compatibilidade;
  • Diretamente no editar anúncio.

Atenção: A adição de compatibilidade em anúncios dependem da categoria/domínio que o anúncio está publicado. 

    Na própria listagem de anúncios, é possível filtrar para localizar os anúncios que precisam da compatibilidade:

imagem_1.png

    Quando clicarmos na tag, será aberta uma modal que informará que o Mercado Livre escolheu aquele anúncio para ter compatibilidade. A partir disso, você terá um botão para adicionar a compatibilidade que direcionará para a edição do anúncio:

imagem_2.png

    Já na tela de edição, existe o bloco de "Compatibilidade" para os anúncios que o Mercado Livre permite a adição:

imagem_3.png

    Ao abrir a modal, você pode buscar os automóveis. Para que isso ocorra, é necessário escolher ao menos 3 atributos do carro para buscá-lo:

imagem_4.png

    Ao realizar a busca, serão apresentados os carros para que você possa escolher, e claro, realizar a associação:

imagem_5.png

imagem_6.png

    Quando a mensagem de sucesso for exibida, significa que a associação já estará feita, e você poderá realizar novas buscas e escolher outros carros. 

    Caso você já tenha realizado a associação em algum momento, é possível fazer o gerenciamento. Isso é, editando, incluindo ou retirando o que já foi feito. Para isso, basta acessar o "Editar do anúncio" e clicar em "Gerenciar Compatibilidades"

imagem_7.png

Alerta na Dashboard de Anúncios com Compatibilidade Obrigatória:

    Caso você possua algum anúncio com a tag compatibilidade obrigatória, ao acessar o dashboard de integração, uma alerta será apresentada para lhe informar que é necessário adicionar compatibilidades em anúncios, e na própria alerta poderá clicar para ser direcionado para a listagem com filtro aplicado:

imagem_8.png

 

    Como vimos, o processo de adição de compatibilidades é bem simples e objetivo. Esse recurso será um grande aliado em suas vendas, afinal, seu cliente agora terá a certeza que o produto escolhido é compatível com o seu veículo.

Boas Vendas!

Equipe Tray.

Conteúdos Tray 

Comentários

    Powered by Zendesk