Como está o tráfego orgânico da sua loja? Quando procuramos sua loja em buscadores como Google e Bing, por exemplo, o seu site é exibido?
Como já mencionamos aqui algumas vezes, o SEO (Search Engine Optimization) ou otimização de mecanismos de busca, é um conjunto de técnicas que serve para melhorar o posicionamento do seu site e consequentemente gerar mais tráfego orgânico.
Para entendermos melhor a importância dessa estratégia, é através do SEO que a sua loja é indexada nos sites buscadores, ou seja, é o SEO que definirá se a sua loja será ou não encontrada no Google, por exemplo.
Agora imagine só: não seria incrível para o seu negócio aparecer nas primeiras posições do Google?
Ao contrário do Facebook Ads e Google Ads, você não precisa realizar nenhum tipo de investimento para começar a trabalhar o SEO de sua loja, entretanto, tenha em mente que é um processo um pouco mais demorado. Você não conseguirá ver resultados tão rápidos. Este processo é mais trabalhoso, pois o grande impulsionador de ranqueamento são os cliques (acessos), e para conseguir cliques dois itens são imprescindíveis:
- Realize uma vasta pesquisa sobre palavras-chave para identificar qual configuração deverá fazer em sua loja para que seja encontrada no Google, mesmo que ainda não tenha sua loja posicionada nas primeiras páginas;
- Desenvolva o título e descrição de sua loja de maneira atrativa. É necessário que desperte a curiosidade em seu cliente. Por isso, desenvolva um título e descrição que farão com que os internautas cliquem e acessem sua loja virtual através dos sites de busca.
Vale lembrar que a metatag não deve ser criada apenas pensando nos sites buscadores, pois há dois pontos principais a serem validados: os sites buscadores e as pessoas! Sendo assim, sua metatag deverá ser relevante, chamativa e atrativa para chamar atenção e consequentemente fazer o público ter vontade de acessar. Portanto, combine: palavras-chave e conteúdo interessante.
Dito isso, vamos as configurações:
- Para configurar essas opções, acesse "Configurações >> SEO >> Metatags (aba)";
- O primeiro item é referente ao Título Da Loja. Este título é apresentado na própria aba do navegador, conforme imagem abaixo, e nos sites buscadores ele é apresentado com uma fonte maior e em azul, como a segunda imagem abaixo:
- Já em “Descrição”, deverá preencher as informações que serão apresentadas junto aos sites buscadores, conforme imagem abaixo. Recomendamos que seja preenchido com um pequeno “resumo” do que será encontrado em sua loja virtual:
- Palavras Chave: Deverá preencher as palavras chave que irão auxiliar na localização de sua loja junto aos sites buscadores;
- Descrição de páginas de categoria: Você poderá inserir as informações desejadas neste campo. Lembrando que o mesmo já vem preenchido por padrão com duas tags;
- Descrição de páginas de busca: Este campo também já vem preenchido por padrão mas também permite edições caso deseje;
- Título personalizado para produtos: Nome da página que aparece em mecanismos de busca e nas abas de navegadores relacionados aos seus produtos.
- Título personalizado para categorias: Nome da página que aparece em mecanismos de busca e nas abas de navegadores relacionado as suas categorias.
- Título personalizado para buscas: Nome da página que aparece em mecanismos de busca e nas abas de navegadores relacionadas ao titulo da sua loja.
Na configuração dos Títulos, para auxilia-lo com as tags, clique em Como personalizar título para produtos.
As informações preenchidas serão apresentadas no título de cada página de acordo com seu "tipo", como produtos, categorias e buscas.
A princípio pode parecer um pouco confuso, mas acredite, não é. Ao começar a trabalhar essa técnica e suas possibilidades, você verá que é mais simples do que parece. Como vimos no começo deste artigo, essas configurações possuem relação direta com um bom posicionamento nos buscadores, portanto, capriche!
Boas Vendas!
Equipe Tray.