Há duas maneiras de integrar o Google Analytics à loja virtual Tray e neste artigo, veremos as duas. Uma delas é através da própria plataforma e a outra é através do Google TagManager.
🚨 Atenção
Esta propriedade vai deixar de processar dados a partir de 1º de julho de 2023. Conclua a configuração da sua nova propriedade do Google Analytics 4 (GA4) assim que possível. Caso contrário, as configurações da propriedade do GA4 poderão ser definidas automaticamente com base na propriedade original, a menos que você o desative no Assistente de configuração.
Integrando direto na plataforma.
Para que você consiga integrar o Google Anlytics em sua loja, o primeiro passo é a Reivindicação da sua URL junto ao Google. Caso ainda não tenha realizado esse processo, siga o nosso tutorial através desse artigo: Reinvindicação de URL
Com a Reivindicação feita, precisamos realizar a criação de uma conta no Google Analytics. Para isso siga as orientações do artigo a seguir: Google Analytics - Como obter o Código UA para integrar com a Tray.
- Com a conta do Analytics criada, você só precisa copiar o código UA (Universal Analytics) e colar dentro da sua loja na Tray. Para isso, acesse o seguinte link e faça o Login na sua conta.
- Feito o Login, você deverá acessar em Teste Analytics - GA4
- Ao acessar, já será exibido o seu código UA conforme a imagem abaixo:
Observação Importante: Caso o código UA não apareça em sua conta, veja como cria-lo através desse artigo: Google Analytics - Como obter o Código UA para integrar com a Tray.
- Com o código em mão, vamos incluir esse código dentro da Tray. Acesse Configurações >> Em Integrações clique na opção Ferramentas Google.
- Pronto, agora somente é necessário inserir o código universal de acompanhamento de sua conta do Google Analytics e clicar em Salvar.
Integração via Google Tag Manager
Para integrar com o Google Analytics através da plataforma somente é preciso realizar o procedimento acima, bem simples, não achou?
Importante
Caso você já tenha criado o seu código UA e realizou a integração do Google Analytics direto no painel da Tray conforme o passo a passo acima, você não precisa realizar essa ação novamente via Google Tag Manager. Nós não recomendamos que você integre o seu código duas vez pois isso pode duplicar os dados coletados, deixando os relatórios do Google imprecisos.
Agora, caso você não tenha um SSL (certificado de segurança) contratado e instalado no domínio próprio, então é altamente recomendado que integre o Google Analytics através do Google TagManager, e para isto, siga o passo a passo abaixo:
Pontos de Atenção:
- É preciso que já tenha o Google Tag Manager integrado com sua loja virtual, caso ainda não tenha realizado tal integração, veja este artigo!
- É preciso que tenha uma conta criada junto ao Google Analytics, para que assim possa conseguir o código de acompanhamento, caso ainda não tenha, crie aqui!
- Com as informações acima já validadas, acesse sua conta do Google Tag Manager através deste Link e clique em "Adicionar uma Nova Tag".
- Clique no quadro para escolher um tipo de tag.
- Selecione a opção "Google Analytics - Universal Analytics".
- Em "Configurações do Google Analytics", selecione a opção "Nova Variável".
- Insira o ID (código) de acompanhamento de seu Google Analytics e em seguida, clique em "Salvar".
- Agora, clique no quadro "Escolha um acionador para esta tag".
- Selecione "All Pages".
- Neste momento, caso você queria obter informações de Comercio Eletrônico dentro do Google Analytics, você precisa adicionar mais dois acionadores personalizados, que são eles: checkout e purchase
Para isso clique no +.
- Clique em Configuração do Acionador
- Selecione o Acionador Evento Personalizado
- Agora, em novo evento escreva checkout, e selecione a opção para "Usar correspondência regex"
Feito isso, refaça o mesmo processo só que agora, o Nome do evento você colocará com o purchase.
- Ao final, seus acionadores deve ficar assim:
- Para confirmar a configuração da Tag, clique em "Salvar".
- E para finalizar, precisamos ativar o Comércio Eletrônico no GTM. Para isso vamos acessar as variáveis.
- E agora, vamos acessar em Mais Configurações e em E-Commerce, vamos ativar as duas opções.
- Pronto, agora somente será necessário que publique o container, e para isto deverá clicar em "Enviar".
- Lembrando que a publicação do container é o que fará, de fato, que sua tag seja "ativa".
Fácil, não achou? Pois é, dissemos que seria! Não se esqueça que ter o Google Analytics integrado em sua loja virtual é de suma importância se você almeja o sucesso, pois através dos dados que você consegue com o Analytics ficará muito mais fácil para você criar suas campanhas de marketing, dentre outras diversas ações.
Não se esqueça, que caso já tenha realizado a integração com o Analytics através do próprio painel administrativo Tray, será preciso que remova o código de acompanhamento.
Boas Vendas!
Equipe Tray.