O Google Analytics (GA) possibilita que um funil de compras seja cadastrado na loja, sendo possível visualizar o comportamento dos seus clientes, identificar desistências e muito mais.
Atualizamos a forma de realização e agora ficou muito mais fácil configurar os dados de comércio eletrônico avançado e as etapas de checkout no Analytics.
Com essa nova função você ganha:
- Rapidez no cadastro e configuração;
- Ter o funil de vendas 100% real no Analytics;
- Mais dados para gerenciar o seu negócio.
Realizar esse procedimento é muito importante para ter e manter todos os dados de conversão da sua loja virtual no Analytics.
Configurando as etapas de checkout
Para configurar, siga os procedimentos abaixo na sua conta do Google Analytics:
- Acesse em "Administrador > Configurações de e-commerce"
- Na etapa 1 marque a opção "Ativar e-commerce"
- Na etapa 2 marque a opção "Ativar relatórios de e-commerce avançado"
- Configure as etapas de checkout (rotulação):
- 1 - Identificação
- 2 - Informações pessoais
- 3 - Endereço do cliente
- 4 - Forma de envio
- 5 - Forma de pagamento
Ao realizar essa configuração, a Tray automaticamente informará as etapas em que o comprador está, não é mais necessário informar quais são as URLs de cada etapa.
Primeiro, veremos apenas como realizar a integração do Google Analytics com a loja virtual e logo em seguida as configurações do funil. Em seu painel do Google Analytics clique em "Todos os dados do Website" conforme imagem abaixo:
Em seguida, copie o código indicado conforme imagem abaixo:
Agora basta acessar no painel administrativo Tray as opções Minha Loja >> Integrações >> Gerenciar Ferramentas do Google >> Configurar (Google Analytics), insira o código e salve. Pronto, a integração foi realizada com sucesso, agora veremos como configurar o funil de vendas no Analytics conforme informações no início do artigo.
Veja abaixo na prática como configurar:
Agora que está ativado, recarregue o Google Analytics e aparecerão novas opções na lateral esquerda em "Conversões > Comércio eletrônico".
Opções de checkout
Apesar de conseguir ver o funil e a taxa de abandono de cada etapa, ainda existem perguntas sem respostas, por exemplo:
- a desistência ocorre antes ou depois de escolher uma forma de pagamento?
- antes ou depois de escolher uma forma de envio?
- qual forma de pagamento converte mais?
- qual forma de envio converte menos?
- por que as pessoas desistem após digitar os dados de cartão de crédito?
Pensando nisso, agora é possível analisar as opções de checkout (checkout_option):
Isso permite que você veja quais foram as formas de envio e as formas de pagamento escolhidas pelos compradores.
Você poderá acompanhar onde estão os principais pontos de desistência na sua loja, gerando ações para melhorar a conversão de compra.
Configurando o Google Analytics usando o Google Tag Manager
Caso você esteja configurando o Google Analytics pelo Google Tag Manager, todo o comportamento de disparo de eventos, pageviews, transações, etc... permanecem os mesmos.
Observações importantes
- Caso não esteja entrando dados de conversão, transações, comportamento de compra e de checkout há uma grande probabilidade dessa configuração estar errada no Google Tag Manager.
- Recomendamos que você analise primeiro as configurações antes de entrar em contato reportando um problema.
- Em casos de configurações personalizadas dentro do GTM e configurações fora de nossa plataforma nós recomendamos validar diretamente com o suporte do Google caso haja algum problema.
Boas vendas!
Equipe Tray
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