O Google Analytics (GA) possibilita que um funil de compras seja cadastrado na loja, sendo possível visualizar o comportamento dos seus clientes, identificar desistências e muito mais.

Atualizamos a forma de realização e agora ficou muito mais fácil configurar os dados de comércio eletrônico avançado e as etapas de checkout no Analytics.

Com essa nova função você ganha:

- Rapidez no cadastro e configuração;

- Ter o funil de vendas 100% real no Analytics;

- Mais dados para gerenciar o seu negócio.

Realizar esse procedimento é muito importante para ter e manter todos os dados de conversão da sua loja virtual no Analytics.

Configurando as etapas de checkout

Para configurar, siga os procedimentos abaixo na sua conta do Google Analytics:

GA.RM.png

  • Acesse em "Administrador > Configurações de e-commerce"
  • Na etapa 1 marque a opção "Ativar e-commerce"
  • Na etapa 2 marque a opção "Ativar relatórios de e-commerce avançado"
  • Configure as etapas de checkout (rotulação):
    • 1 - Identificação
    • 2 - Informações pessoais
    • 3 - Endereço do cliente
    • 4 - Forma de envio
    • 5 - Forma de pagamento

Ao realizar essa configuração, a Tray automaticamente informará as etapas em que o comprador está, não é mais necessário informar quais são as URLs de cada etapa.

Primeiro, veremos apenas como realizar a integração do Google Analytics com a loja virtual e logo em seguida as configurações do funil. Em seu painel do Google Analytics clique em "Todos os dados do Website" conforme imagem abaixo:

Analytics6.png

Em seguida, copie o código indicado conforme imagem abaixo:

Analytics7.png

Agora basta acessar no painel administrativo Tray as opções Minha Loja >> Integrações >> Gerenciar Ferramentas do Google >> Configurar (Google Analytics), insira o código e salve. Pronto, a integração foi realizada com sucesso, agora veremos como configurar o funil de vendas no Analytics conforme informações no início do artigo.

Veja abaixo na prática como configurar:

 

Configurar_funil_de_vendas_no_Google_Analytics__115003096708__A43L3d3MEV_-_GIF.gif

Agora que está ativado, recarregue o Google Analytics e aparecerão novas opções na lateral esquerda em "Conversões > Comércio eletrônico".

funil-checkout.png

Opções de checkout

Apesar de conseguir ver o funil e a taxa de abandono de cada etapa, ainda existem perguntas sem respostas, por exemplo:

  • a desistência ocorre antes ou depois de escolher uma forma de pagamento?
  • antes ou depois de escolher uma forma de envio?
  • qual forma de pagamento converte mais?
  • qual forma de envio converte menos?
  • por que as pessoas desistem após digitar os dados de cartão de crédito?

Pensando nisso, agora é possível analisar as opções de checkout (checkout_option):

mceclip0.png

Isso permite que você veja quais foram as formas de envio e as formas de pagamento escolhidas pelos compradores.

Você poderá acompanhar onde estão os principais pontos de desistência na sua loja, gerando ações para melhorar a conversão de compra.

 

Configurando o Google Analytics usando o Google Tag Manager

Caso você esteja configurando o Google Analytics pelo Google Tag Manager, todo o comportamento de disparo de eventos, pageviews, transações, etc... permanecem os mesmos.

Ao optar pela configuração do Google Analytics pelo Google Tag Manager é importante que as opções de comércio eletrônico avançado estejam configurados corretamente, conforme imagem abaixo:
Importante: Fiquem atentos que ao realizar esse procedimento pelo Google Tag Manager, o código UA deve ser retirado do painel administrativo para que não ocorram conflitos.

mceclip0_1_.png

Observações importantes

  • Caso não esteja entrando dados de conversão, transações, comportamento de compra e de checkout há uma grande probabilidade dessa configuração estar errada no Google Tag Manager.
  • Recomendamos que você analise primeiro as configurações antes de entrar em contato reportando um problema.
  • Em casos de configurações personalizadas dentro do GTM e configurações fora de nossa plataforma nós recomendamos validar diretamente com o suporte do Google caso haja algum problema.

 

Boas vendas!
Equipe Tray

Conteúdos Tray 

Comentários

    Powered by Zendesk