Como Habilitar o Google Avaliações?

    Habilitar o Google Avaliações é uma ótima maneira de gerar confiança e dar ainda mais credibilidade para a sua loja virtual, isso porque elas fornecem informações úteis e ajudam a sua empresa a se destacar. 

    Neste artigo você verá o passo a passo para configurar o Google Avaliações para receber as avaliações.

Requisitos para a integração

    Antes de habilitar o Google Avaliações, existem alguns requisitos que precisam ser seguidos. São eles: 

  • Crie a variável "nounce" no Google Tag Manager. Para ver o passo a passo dessa configuração, clique aqui
  • Antes de configurar o Google Avaliações, garanta que a sua loja esteja integrada ao Google Merchant Center e que seus produtos estejam no Google Shopping. Sem isso, a integração não funcionará. Clique aqui para ver o passo a passo de como fazer a integração
  • A integração com as avaliações do Google é feita via Google Tag Manager, exigindo a prévia integração deste com a sua loja. O código de integração está em "Minha Loja >> Ferramentas Google > Tag Manager". Clique aqui para mais detalhes sobre o GTM
  • Por fim, é preciso reivindicar a URL de sua loja para utilizar as ferramentas Google. Neste conteúdo você tem acesso a um tutorial completo de como reivindicar

    Com todos os passos acima realizados, é hora de darmos início às configurações para utilizar o Google Avaliações em sua loja. A seguir, acesse a sua conta do Google Tag Manager e crie as variáveis, acionadores e tags necessárias para essa integração. 

 

Configurando o GTM - Variáveis

  • No menu lateral do Google Tag Manager, clique em "Variáveis":

  • Agora clique em "Nova" e crie a variável conforme as informações abaixo:

Nome: deadline

Escolher tipo: variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.deadline

Versão da camada de dados: Versão 2

  • Salve a variável anterior e crie outra, acessando novamente "Variáveis > Nova". Configure esta nova variável como demonstrado abaixo:

Nome: email

Escolher tipo: variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: email

Versão da camada de dados: Versão 2

  • A próxima variável a ser configurada é a “IdPedido”, segue a configuração abaixo:

Nome: IdPedido

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase.actionField.id

Versão de camada de dados: Versão 2

  •   A variável seguinte é a "productsGtins", veja a configuração abaixo:

Nome: productsGtins

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: productsGtins

Versão da camada de dados: Versão 2

  • A penúltima variável é a OrderData. Veja as configurações a seguir:

Nome: OrderData

Escolher tipo: Variável da camada de dados

Nome da variável da camada de dados: ecommerce.purchase

Versão da camada de dados: Versão 2

orderdata.png

  • Por fim, a última variável a ser configurada é a “prazoEntrega”. O caminho é o mesmo, porém a configuração do “Tipo de Variável” será “JavaScript personalizado”. Veja:

Nome: prazoEntrega

Escolher tipo: JavaScript personalizado

    Um espaço para preenchimento será aberto. Copie todo o código abaixo e cole no campo: 

function() {
  var today = new Date();
  var aux = new Date(today);
  aux.setDate(aux.getDate() + {{deadline}});
  var estimated = new Date(aux);
  var estimatedMonth = estimated.getMonth() + 1;
  var estimatedDay = estimated.getDate();
  return estimated.getFullYear() + '-' + (estimatedMonth < 10 ? '0' + estimatedMonth : 
  estimatedMonth) + '-' + (estimatedDay < 10 ? '0' + estimatedDay : estimatedDay);
}

Configurando o GTM - Acionadores

  • No menu lateral do Google Tag Manager, clique em "Acionadores":

  • Agora clique em "Novo" e crie a variável conforme as informações abaixo:

Nome: EasyCheckout_OrderPlaced

Escolher evento: Evento personalizado

Nome do evento: purchase

  • O próximo acionador a ser configurado é o DOM, basta configurá-lo conforme as informações abaixo:

Nome: DOM

Tipo de acionador: DOM Pronto

  • O último acionador é o "EasyCheckout_ProductsGtins", configure-o como demonstrado abaixo:

Nome: EasyCheckout_ProductsGtins

Tipo de acionador: Evento personalizado

Nome do evento: productsGtins

Este acionador é acionado em: Todos os eventos personalizados

 

Configurando o GTM - Tags

  • E para finalizar a integração do Google Avaliações, é hora de criar e configuras as Tags. No menu lateral do GTM, clique em "Tags":

  • A primeira Tag é a "Google Avaliações - Variáveis". Veja abaixo suas propriedades:

Nome: Google Avaliações - Variáveis

Tipo de tag: HTML personalizado

Acionamento: EasyCheckout_OrderPlaced

Em "HTML", insira o seguinte código:

<script nonce="{{nonce}}">
var OrderData = {{OrderData}};
var products = OrderData.products;
var productsGtins = [];
for (product in products) {
productsGtins.push({"gtin":products[product].ean});
};
dataLayer.push({
'event': 'productsGtins',
'productsGtins': productsGtins
});
</script>
  • Selecione a opção: Suporte para document.write

mceclip3.png

  • A segunda e última Tag a ser criada é a "GoogleAvaliacao", segue a configuração:

Nome: GoogleAvaliacao

Tipo de tag: HTML personalizado

Disparar em: EasyCheckout_OrderPlaced

Disparar também: DOM

  • É necessário realizar as alterações no código do Google conforme indicado abaixo:

HTML personalizado:

<!-- BEGIN GCR Opt-in Module Code -->

<script src="https://apis.google.com/js/platform.js?onload=renderOptIn"

async defer>

</script>


<script nonce="{{nonce}}">
var id_pedido = {{IdPedido}};
var email = {{email}};
var prazo_entrega = {{prazoEntrega}};
var gtin = {{productsGtins}};

window.renderOptIn = function() {

window.gapi.load('surveyoptin', function() {

window.gapi.surveyoptin.render(

{

"merchant_id": COLOQUE_SEU_ID_MERCHANT_AQUI,

"order_id": id_pedido,

"email": email,

"delivery_country": "BR",

"estimated_delivery_date": prazo_entrega,

"products": gtin,

"opt_in_style": "BOTTOM_TRAY"

});

});

}

</script>

<!-- END GCR Opt-in Module Code -->

<!-- BEGIN GCR Language Code -->

<script nonce="{{nonce}}">

window.___gcfg = {

lang: 'pt-BR'

};

</script>

<!-- END GCR Language Code -->
  • Selecione a opção: Suporte para document.write

⚠️ Atenção: Após configurar as opções mencionadas, clique em "ENVIAR" no canto superior direito do Google Tag Manager para aplicar as alterações feitas no CONTÊINER.

 

Habilitando o Google Avaliações através do tema

    Alguns temas oferecem atualmente a capacidade de incorporar o Google Avaliações por meio de sua edição. Para determinar quais temas suportam essa função, é recomendável consultar o manual do tema. 

  • O primeiro passo é gerar o script de avaliações. Se você não estiver familiarizado com esse processo, recomendamos consultar uma agência ou um profissional qualificado, pois esse script é gerado externamente;

  • Em seu Painel Administrativo, acesse "Minha Loja >> Aparência da loja >> Editar tema"

  • Dependendo do tema que você está utilizando, o local para inserir o script pode variar. É ideal validar com os desenvolvedores do tema para determinar quais layouts possuem essa funcionalidade e o local exato para inserir o script gerado.

Boas Vendas!

Equipe Tray.