Como Configurar a Campanha de Remarketing no Google Ads?

  Neste artigo, veremos o passo a passo das configurações que deverão ser inseridas diretamente no Google Tag Manager para que sua campanha de Remarketing do Google Ads funcione corretamente. 

Avisos:

  1. O primeiro passo e um dos mais importantes é você realizar a criação da variavel nonce dentro do seu Google Tag Manager, para isso confira nosso artigo com o passo a passo clicando aqui.
  2. É preciso que tenha uma conta ativa junto ao Google Ads e também junto ao Google Tag Manager;
  3. Não se esqueça que é necessário reivindicar a propriedade de seu domínio, para utilizar as ferramentas do Google, caso ainda não tenha feito, siga as instruções deste outro artigo;

Seguem as configurações que realizaremos neste artigo.

  1. Variáveis
    1. Primeira Variável: transactionTotal
    2. Segunda Variável: checkoutTotal
    3. Terceira Variável: UserID
    4. Quarta Variável: idProduct
    5. Quinta Variável: pageCategory
    6. Sexta Variável: priceSell
    7. Sétima Variável: OrderData
    8. Oitava Variável: google_tag_params
  2. Acionadores
    1. Primeiro Acionador: EasyCheckout_OrderPlaced
    2. Segundo Acionador: EasyCheckout_Confirmation
    3. Terceiro Acionador: DOM pronto
    4. Quarto Acionador: fireRemarketingTag
    5. Quinto acionador: Cart
  3. Tags
    1. Primeira Tag: Global site Ads
    2. Segunda Tag: userId Remarketing
    3. Terceira Tag: Remarketing do Google Ads
    4. Quarta Tag: Remarketing do Google Ads - Variáveis
    5. Quinta Tag: Remarketing do Google Ads - Variáveis Checkout
  4. Enviando os dados

 

Então vamos às configurações:

- Variáveis

  Atenção: Caso já tenha seguido o artigo Google Ads - Acompanhamento de Conversão e realizado suas configurações, clique aqui para pular as variáveis que se repetem para ambas as configurações. Caso ainda não tenha seguido o artigo citado anteriormente, siga as instruções à seguir.

  Ao acessar o contêiner já reivindicado no Google Tag Manager como descrito anteriormente, acesse no menu lateral esquerdo a opção "Variáveis", e clique em "Nova" para criar uma nova variável, como demonstrado no print a seguir.

mceclip0.png

Atenção: A imagem acima se trata de uma tela do Google Tag Manager e não do painel administrativo Tray. Todas estas configurações deverão ser realizadas no próprio Google Tag Manager.

  •   Para escolher o tipo da variável, basta clicar na bola do centro e depois ao lado direito escolha o tipo, de acordo com as informações deste manual, como você verá mais abaixo (os tipos de Acionador e Tag são criados da mesma forma):

mceclip0_1_.png

  Agora que explicamos como realizar o procedimento de criação de uma nova variável e como selecionar o seu tipo, vamos ver as configurações de cada uma delas para que possamos criá-las corretamente!

 

Primeira Variável: transactionTotal

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: ecommerce.purchase.actionField.revenue
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: transactionTotal
  • Salve o nome e a variável transactionTotal estará criada como segue:

mceclip4.png

 

Segunda Variável: checkoutTotal

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: checkoutTotal
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: checkoutTotal
  • Salve o nome e a variável checkoutTotal estará criada como segue:

mceclip5.png

 

Terceira Variável: UserID

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: userId
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: userId
  • Salve o nome e a variável userId estará criada como segue:

 

Quarta Variável: idProduct

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: idProduct
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: idProduct
  • Salve o nome e a variável idProduct estará criada como segue:

mceclip0_2_.png

 

Quinta Variável: pageCategory

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: pageCategory
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: pageCategory
  • Salve o nome e a variável pageCategory estará criada como segue:

mceclip1.png

 

Sexta Variável: priceSell

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: priceSell
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: priceSell
  • Salve o nome e a variável priceSell estará criada como segue:

mceclip2.png

 

Sétima Variável: OrderData

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: ecommerce.purchase
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: OrderData
  • Salve o nome e a variável OrderData estará criada como segue:

mceclip3.png

 

Oitava Variável: google_tag_params

  • Acesse Variáveis » Nova, escolha o tipo "Variável da camada de dados"
  • Em "Nome da variável da camada de dados", insira: google_tag_params
  • Em "Versão da camada de dados", selecione: Versão 2
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a variável: google_tag_params
  • Salve o nome e a variável google_tag_params estará criada como segue:

mceclip4.png

 

   Até aqui configuramos todas as variáveis necessárias para o Remarketing do Google Ads, agora vamos para a próxima etapa, que é a configuração dos Acionadores!

 

- Acionadores

   Atenção: Caso já tenha seguido o artigo Google Ads - Acompanhamento de Conversão e realizado suas configurações, clique aqui para pular os acionadores que se repetem para ambas as configurações. Caso ainda não tenha seguido o artigo citado anteriormente, siga as instruções à seguir.

  Logo acima do acesso às Variáveis no menu esquerdo do Google Tag Manager, encontraremos os Acionadores! Acesse a opção "Acionadores", e clique em "Novo" para criar um novo acionador, como demonstrado no print a seguir:

mceclip8.png

  •   Para selecionar o tipo do acionador, assim como nas variáveis, clique no ícone central para acessar os tipos, como demonstrado a seguir:

mceclip10.png

  Agora que explicamos como realizar o procedimento de criação de um novo Acionador e como selecionar o seu tipo, vamos ver as configurações de cada um deles para que possamos criá-los corretamente!

Primeiro Acionador: EasyCheckout_OrderPlaced

  • Acesse Acionadores » Novo, escolha o tipo "Evento Personalizado"
  • Em "Nome do evento", insira: purchase
  • Em "Este acionador é disparado em", selecione: Todos os eventos personalizados
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para o acionador: EasyCheckout_OrderPlaced
  • Salve o nome e o acionador EasyCheckout_OrderPlaced estará criado como segue:

mceclip11.png

 

Segundo Acionador: EasyCheckout_Confirmation

  • Acesse Acionadores » Novo, escolha o tipo "Evento Personalizado"
  • Em "Nome do evento", insira: EasyCheckout_Confirmation
  • Em "Este acionador é disparado em", selecione: Todos os eventos personalizados
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para o acionador: EasyCheckout_Confirmation
  • Salve o nome e o acionador EasyCheckout_Confirmation estará criado como segue:

mceclip12.png

 

Terceiro Acionador: DOM pronto

  • Acesse Acionadores » Novo, escolha o tipo "Exibição de página"
  • Em "Este acionador é disparado em", selecione: "Todas as exibições de página"
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para o acionador: DOM pronto
  • Salve o nome e o acionador DOM pronto estará criado como segue:

mceclip5_1_.png

 

Quarto Acionador: fireRemarketingTag

  • Acesse Acionadores » Novo, escolha o tipo "Evento Personalizado"
  • Em "Nome do evento", insira: fireRemarketingTag
  • Em "Este acionador é disparado em", selecione: Alguns eventos personalizados
  • Em "Disparar este acionador quando ocorrer um evento e todas essas condições forem verdadeiras" configure da seguinte forma:
    • Event
    • É igual a
    • Insira: fireRemarketingTag
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para o acionador: fireRemarketingTag
  • Salve o nome e o acionador fireRemarketingTag estará criado como segue:

mceclip6_1_.png

 

  Certifique-se de que configurou corretamente os quatro (4) acionadores conforme imagens e informações acima, somente assim o Remarketing do Google Ads irá funcionar corretamente.

 

Quinto acionador: Cart

  • Acesse Acionadores » Novo, escolha o tipo "Evento Personalizado"
  • Em "Nome do evento", insira: cart
  • Em "Este acionador é disparado em", selecione: Alguns eventos personalizados
  • Em "Disparar este acionador quando ocorrer um evento e todas essas condições forem verdadeiras" configure da seguinte forma:
    • Event
    • É igual a
    • Insira: cart
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para o acionador: Cart
  • Salve o nome e o acionador Cart estará criado como segue:

mceclip0.png

 

- Tags

     Atenção: Caso já tenha seguido o artigo Google Ads - Acompanhamento de Conversão e realizado suas configurações, clique aqui para pular as Tags que se repetem para ambas as configurações. Caso ainda não tenha seguido o artigo citado anteriormente, siga as instruções à seguir.

  Logo acima do acesso aos Acionadores no menu esquerdo do Google Tag Manager, encontraremos as Tags! Acesse a opção "Tags", e clique em "Nova" para criar uma nova Tag, como demonstrado no print a seguir:

mceclip13.png

  Para as Tags, é necessário configurar a Tag e também selecionar o Acionador que fará o disparo desta Tag nas páginas de sua loja, enquanto que as variáveis que criamos anteriormente, serão vinculadas na configuração de cada uma das 3 Tags que criaremos.

  •   Clique no ícone central do campo "Configuração da tag" para acessar os tipos de Tag, como demonstrado a seguir:

mceclip14.png

  Atenção: Para a configuração das Tags a seguir, será necessário que tenha em mãos o "Código de Conversão" e o "Rótulo de Conversão" obtidos em sua conta do Google Ads.

  •   Acesse em sua conta do Google Ads as seguintes opções: Ferramentas » Conversões » Clique no nome da conversão » Selecione a opção "Configuração da Tag" » Clique na opção "Usar o Gerenciador de tags do Google"
  •   Neste local serão apresentados ambos os dados que deverão ser inseridos nos campos indicados nas configurações das Tags a seguir.

 

Primeira Tag: Global site Ads

  • Acesse Tags » Nova, escolha o tipo "HTML Personalizado"
  • Em "HTML", insira o código a seguir:
<script async src="https://www.googletagmanager.com/gtag/js?id=AW-9999999999"></script>
<script nonce="{{nonce}}">
 window.dataLayer = window.dataLayer || [];
 function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
 gtag('js', new Date());

 gtag('config', 'AW-9999999999');
</script>

     Selecione a opção: Suporte para document.write

 

  Importante: É necessário alterar os códigos destacados em vermelho (AW-9999999999) no código apresentado anteriormente pelo seu próprio "Código de Acompanhamento Google Ads", para que a Tag dispare para o Google Ads de sua loja corretamente. Caso não saiba que código é este clique aqui e veja como consegui-lo.

  • Em Acionamento, clique no ícone central e escolha o acionador "Todas as Páginas (All pages)".
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a Tag: Global site Ads
  • Salve o nome e a tag Global site Ads estará criada como segue:

mceclip17.png

 

Segunda Tag: userId Remarketing

  • Acesse Tags » Nova, escolha o tipo "HTML Personalizado"
  • Em "HTML", insira o código a seguir:
<script nonce="{{nonce}}">
 gtag('event', 'page_view', {
 'send_to': 'AW-9999999999',
 'local_pagetype': 'conversionintent',
 'local_totalvalue': {{transactionTotal}} || {{checkoutTotal}},
 'user_id': {{userId}}
 });
</script>

     Selecione a opção: Suporte para document.write

  Importante: É necessário alterar os códigos destacados em vermelho (AW-9999999999) no código apresentado anteriormente pelo seu próprio "Código de Acompanhamento Google Ads", para que a Tag dispare para o Google Ads de sua loja corretamente. Caso não saiba que código é este clique aqui e veja como consegui-lo.

  • Em Acionamento, clique no ícone central e escolha o acionador: EasyCheckout_Confirmation
  • Clique no botão + e inclua o segundo acionador: EasyCheckout_OrderPlaced
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a Tag: userId Remarketing
  • Salve o nome e a tag Global site Ads estará criada como segue:

mceclip19.png

 

Terceira Tag: Remarketing do Google Ads

  • Acesse Tags » Nova, escolha o tipo "Remarketing do Google Ads"
  • Em "Código de conversão", insira seu Código de Conversão Google Ads
  • Em "Rótulo de conversão" insira o seu Rótulo de Conversão Google Ads
  • Em "Parâmetros personalizados" selecione a opção "Usar camada de dados"
  • Em "Variável das camadas de dados" selecione : {{google_tag_params}}
  • Em Acionamento, clique no ícone central e escolha o acionador: fireRemarketingTag
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a Tag: Remarketing do Google Ads
  • Salve o nome e a tag Remarketing do Google Ads estará criada como segue:

Google_Ads_-_Remarketing__360016330891__Google_Ads_Remarketing.png

 

Quarta Tag: Remarketing do Google Ads - Variáveis

  • Acesse Tags » Nova, escolha o tipo "HTML Personalizado"
  • Em "HTML", insira o código a seguir:
<script nonce="{{nonce}}">
 var pagina = {{pageCategory}};(function() {
 try {if (pagina == 'Produto') {
 var prodid={{idProduct}}, totalvalue={{priceSell}};
 prodid = JSON.parse(prodid);
 dataLayer.push({
 'event': 'fireRemarketingTag',
 'google_tag_params': {
 'ecomm_prodid': prodid,
 'ecomm_pagetype': 'product',
 'ecomm_totalvalue': totalvalue}});
 } else if ( pagina == 'Carrinho' ) {
 var products = dataLayer.map(function (elem) {
 return elem['ecommerce'];
 }).filter(function (valor) {
 valor != "undefined"; return valor;
 }).slice(-1)[0].checkout.products;
 var totalvalue = 0;
 if ((products.length - 1) == 0) {
 var prodid = products[0]['id'];
 prodid = JSON.parse(prodid);
 } else {var prodid = '[';
 for (var i = 0; i <= products.length - 1; i++) {
 prodid += products[i]['id'];
 totalvalue = products[0]['price'] * products[0]['quantity'];
 if (i !== products.length - 1) {
 prodid += ',';}}; prodid += ']';
 prodid = JSON.parse(prodid);}
 dataLayer.push({
 'event': 'fireRemarketingTag',
 'google_tag_params': {
 'ecomm_prodid': prodid,
 'ecomm_pagetype': 'cart',
 'ecomm_totalvalue': totalvalue}});
 } else if ( pagina == 'Busca' ) {
 var products = dataLayer[0]["listProducts"];
 if ((products.length - 1) == 0) {
 var prodid = products[0]['idProduct'];
 prodid = JSON.parse(prodid);
 } else {var prodid = '[';
 for (var i = 0; i <= products.length - 1; i++) {
 prodid += products[i]['idProduct'];
 if (i !== products.length - 1) {
 prodid += ',';}}; prodid += ']';
 prodid = JSON.parse(prodid);}
 dataLayer.push({
 'event': 'fireRemarketingTag',
 'google_tag_params': {
 'ecomm_prodid': prodid,
 'ecomm_pagetype': 'search'}});
 } else if ( pagina == 'catalogo' ) {
 var products = dataLayer[0]["listProducts"];
 if ((products.length - 1) == 0) {
 var prodid = products[0]['idProduct'];
 prodid = JSON.parse(prodid);
 } else {var prodid = '[';
 for (var i = 0; i <= products.length - 1; i++) {
 prodid += products[i]['idProduct'];
 if (i !== products.length - 1) {
 prodid += ',';}}; prodid += ']';
 prodid = JSON.parse(prodid);}
 dataLayer.push({
 'event': 'fireRemarketingTag',
 'google_tag_params': {
 'ecomm_prodid': prodid,
 'ecomm_pagetype': 'catalog'}});
 } else {
 dataLayer.push({
 'event': 'fireRemarketingTag',
 'google_tag_params': {
 'ecomm_pagetype': pagina
 }});}} catch (err) {}})();
</script>

     Selecione a opção: Suporte para document.write

 

  • Em "Acionamento", clique no ícone central e escolha o acionador: DOM pronto
  • Clique no botão + e inclua o segundo acionador: Cart
  • Em "Adicionar exceção" selecione "EasyCheckout_OrderPlaced"
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a Tag: Remarketing do Google Ads - Variáveis
  • Salve o nome e a tag Remarketing do Google Ads - Variáveis estará criada como segue:

mceclip2.png

 

Quinta Tag: Remarketing do Google Ads - Variáveis Checkout

  • Acesse Tags » Nova, escolha o tipo "HTML Personalizado"
  • Em "HTML", insira o código a seguir:
<script nonce="{{nonce}}">
 var OrderData = {{OrderData}};(function() { try {
 var totalvalue = OrderData.actionField.revenue;
 var products = OrderData.products;
 if ((products.length - 1) == 0) {
 var prodid = products[0]['id'];
 prodid = JSON.parse(prodid);
 } else {var prodid = '[';
 for (var i = 0; i <= products.length - 1; i++) {
 prodid += products[i]['id'];
 if (i !== products.length - 1) {
 prodid += ',';}};
 prodid += ']';
 prodid = JSON.parse(prodid);}
 dataLayer.push({
 'event': 'fireRemarketingTag',
 'google_tag_params': {
 'ecomm_prodid': prodid,
 'ecomm_pagetype': 'purchase',
 'ecomm_totalvalue': totalvalue } });
 } catch (err) {}
 })();
</script>

     Selecione a opção: Suporte para document.write

  • Em "Acionamento", clique no ícone central e escolha o acionador: EasyCheckout_OrderPlaced
  • Clique em "Salvar" e dê o seguinte nome para a Tag: Remarketing do Google Ads - Variáveis Checkout
  • Salve o nome e a tag Remarketing do Google Ads - Variáveis Checkout estará criada como segue:

 

- Enviando os dados

  Pronto! Finalizamos as configurações das Variáveis, Acionadores e Tags necessárias para esta integração e agora é importante que você publique estas configurações para que sua loja dispare os dados que criamos acima.

  •   Acesse no menu superior do Google Tag Manager, no canto direito o botão "Enviar", como segue na imagem a seguir:

mceclip23.png

  • Na tela a seguir deixe configurado para "Publicar e criar versão" e então clique em "Publicar", como segue:

mceclip24.png

  •   Caso queira dar um nome e inserir uma breve descrição do que foi configurado nesta versão, poderá incluir nesta etapa, e então, basta clicar em "Continuar" para finalizar a publicação e carregar estas Tags em sua loja.

  Pronto! utilizando as configurações acima, a integração irá operar corretamente, lembrando que é preciso que valide se todos os itens acima foram configurados corretamente em seu Google Tag Manager, para que possa garantir o seu devido funcionamento!

  Boas Vendas!

Equipe Tray.