Primeiros Passos para Montar a sua Loja Tray

⚠️ Atenção: Se você já possui um e-commerce, mas resolveu trazê-lo para a Tray, acesse este conteúdo! 

     

    Estamos muito felizes em ter você como um lojista Tray. Entendemos que este começo pode gerar algumas dúvidas, e é por isso que disponibilizaremos neste artigo os principais requisitos para montar e inaugurar a sua loja virtual. 

    É importante ressaltar aqui que existem vários recursos e ferramentas que podem e devem ser configurados em um e-commerce, entretanto, os itens abaixo serão suficientes para você dar o pontapé inicial, e claro, começar a vender. ;)

    Dito isso, agora podemos entrar nas configurações!

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Preencha as Informações da Loja

    Além de serem obrigatórias por Lei, as Informações da Loja dão credibilidade e passam confiança aos seus clientes. Afinal, você já se imaginou comprando em uma loja virtual onde não existe informações como por exemplo, CNPJ, endereço ou até mesmo dados para contato? No mínimo, isso gera dúvidas, não? 

    Um outro ponto importante é que os dados do endereço da sua loja virtual serão utilizados para o cálculo do frete dos seus clientes, isso pois o CEP cadastrado será utilizado como CEP de origem.

    Veja como preencher as informações da sua loja Tray através deste link.  

Faça o Cadastro das Categorias e das Subcategorias

    As categorias da sua loja compõem o menu pelo qual seus clientes podem procurar produtos, usando as opções que você cadastrou. Você deverá cadastrar as categorias e subcategorias da sua loja, de modo que possa inserir nelas cada um dos produtos que serão registrados para venda em sua loja. 

    Ao realizar uma boa categorização, seus consumidores terão uma melhor experiência ao navegar pelo seu site com mais facilidade, e encontrarão os produtos com mais facilidade. 

    Em poucos cliques você consegue adicionar categorias e subcategorias, organizá-las, editá-las ou excluir. 

    Clique neste link para ver o passo a passo de como cadastrar categorias e subcategorias. 

    As variações são as diferentes versões de seus produtos, elas são importantes para você proporcionar ao seu cliente mais facilidade no momento de adquirir os seus produtos. 


Cadastre os Produtos da sua Loja

    Com as categorias já criadas, é hora de registrar os produtos que você venderá em seu e-commerce! Ao cadastrar, relacione o produto com a categoria e subcategoria criadas no passo anterior. 

    Não se esqueça de preencher todas as demais informações, com destaque para os dados de estoque, pesos e medidas (que serão usados para calcular o frete), imagens do produto, variações, se tiver, e outras informações relevantes para o seu cliente.

    Veja aqui o tutorial de como cadastrar seus produtos em sua loja!

💡 Dica: Quanto mais informações o seu produto conter, melhor! Isso ocorre pois seu cliente terá menos dúvidas, o que aumenta as chances de compra, além de melhorar o posicionamento da sua loja nos resultados de busca do Google.

    Seus produtos estão em uma planilha Excel? Você consegue importá-los rapidamente para a sua loja virtual e até mesmo atualizá-los, se necessário for. Clique aqui e veja como importar!

⚠️ Atenção: Após cadastrar um produto, pode levar até 30 minutos para que ele seja exibido em sua loja. Além disso, é importante limpar o cache do seu navegador após o cadastro de um produto para visualizá-lo em sua loja.

 

Cadastro de Variações de Produtos

    As variações são as diferentes versões de seus produtos, elas são importantes para você proporcionar ao seu cliente mais facilidade no momento de adquirir os seus produtos. Na Tray, você pode cadastrar variações simples ou duplas. 

    São exemplos de variações, tamanho de camisetas e calçados, cores de roupas, arome de perfume, voltagem de aparelhos eletrônicos, entre outros. 

    Veja como incluir e configurar variações neste artigo!

💡 Dica: Evite criar muitas variações de produtos. Às vezes, menos é mais quando falamos de conversão de vendas e usabilidade no comércio eletrônico. 

 

Ativar as Formas de Pagamento

    A importância de ter as formas de pagamento corretamente configuradas em sua loja virtual não se limita apenas à finalização da compra, mas também abrange vários outros fatores, como a confiança dos seus clientes, as taxas, entre outros.

    Por padrão, em todas as lojas, o intermediador Vindi já vem previamente configurado e habilitado. Entretanto, se desejar, é possível editar as configurações padrões, para oferecer um parcelamento diferenciado. 

    Neste artigo, você encontra todas as informações sobre as formas de pagamento em geral. 

💡 Dica: Antes de mudar o parcelamento na Plataforma, altere junto ao intermediador de pagamento primeiro!

 

Configuração do Frete e Envio

     O custo e tempo do frete influenciam suas vendas e a satisfação do cliente, então é essencial encontrar opções ágeis e econômicas. 

    Caso a sua loja não se enquadre nos requisitos mínimos dos Correios para a abertura de contrato, o Frete Fácil é a solução ideal para você! Essa ferramenta gera as etiquetas para envio através dos Correios, e isso com desconto de até 56% sobre o valor padrão dos Correios. 

    Veja aqui como configurar o Contrato Com os Correios ou o Frete Fácil.

 

Personalizar E-mails da Loja

    Por padrão, todas as lojas Tray possuem configurados e-mails que são disparados automaticamente conforme algumas ações ocorre, como por exemplo, compra, confirmação de pagamento, movimentação do pedido, entre outros.

    São vários e-mails, e todos eles já contam com algumas mensagens padrões, entretanto, se desejar, você pode customizá-las e deixá-las com a identidade da sua loja. 

    Acesse este link e veja agora como realizar as personalizações. 

 

Integração com Marketplaces

    Integrar com marketplaces é uma excelente alternativa para aumentar a visibilidade de seus produtos,  torná-los acessíveis para milhares de pessoas, e consequentemente, ampliar suas conversões.

    Atualmente, a Tray possui integração com os seguintes marketplaces: Mercado Livre, Magalu, Americanas Marketplace, Via, Amazon, NetShoes, Dafiti, Madeira Madeira, Olist, Leroy Merlin, Kabum, Mobly, WebContinental, Grupo Pão de Açúcar, Renner, Camicado e Shopee. 

    Não vai querer ficar de fora dessa, né?! Para configurar e dar início as vendas nos marketplaces, veja este conteúdo. 

 Layout da Loja

    Infelizmente, muitas vezes o layout de uma loja não possui sua devida atenção. E acredite, isso é um grande erro! 

    Um layout bem projetado e pensado, transmite profissionalismo ao cliente final, como resultado, o cliente tem a confiança necessária para a realização da compra, afinal, ele não tem aquela sensação de amadorismo. 

    Pensando nisso, veja abaixo todos os itens voltados ao layout que você pode e deve configurar em sua loja:

Páginas da Loja

    Através dessa ferramenta, é possível criar o Institucional da sua loja, onde é possível compartilhar mais sobre a história da sua empresa, missão, e valores, além da Política de Trocas e Devoluções, Como Pagar, entre outras. 

    Trata-se de mais um recurso para gerar confiança aos seus clientes e também tranquilidade no momento de realizar as compras. 

    Veja aqui como cadastrar suas Páginas Institucionais! 

Logotipo

    O logotipo é a marca de sua empresa, é a imagem que ao ser vista por um cliente, automaticamente deverá ser remetida à sua loja virtual, a seu negócio e produtos!

    A marca de uma empresa pode influenciar tanto positivamente quanto negativamente. Por isso, é altamente recomendado que você faça um bom estudo/pesquisa antes de criá-la, para que assim atinja o melhor resultado possível!

    Já está com a marca pronta? Então acesse este link para ver como incluir o logotipo da sua loja!

Favicon 

    Sabe aquela pequena imagem no canto esquerdo de cada aba aberta no navegador? Essa imagem é chamada de Favicon!

    Embora a Favicon seja pequena, sua importância é enorme! Isso acontece porque muitas vezes abrimos várias abas no navegador, não é mesmo? E, com tantas abas abertas, o navegador as agrupa, dificultando a visualização do nome do site em cada aba.

    É justamente em momentos assim que o Favicon se faz necessário, já que ele ajudará a identificar rapidamente o site desejado. 

    Incluir o Favicon é rápido e fácil, veja como realizar esse procedimento clicando aqui

 

Edição de Cores

    Deixar o layout da sua loja com a identidade visual da sua marca é essencial, pois é através dele que você transmitirá confiança e profissionalismo aos clientes finais.

    Sendo assim, é altamente recomendado que você configure o layout da sua loja de acordo com a sua marca. 

    Veja aqui como realizar essas edições! 

 

Inclusão de Redes Sociais

    Um dos papéis das Redes Sociais é a divulgação dos seus produtos e loja virtual. Sabemos que existe a opção de publicidade paga nas redes sociais, mas mesmo sem custos, é possível alcançar um público significativo.

    Para configurar as Redes Sociais da sua loja e incluir os seus respectivos ícones, acesse este artigo!

 

Cadastro de Banners

    Considerados uns dos itens mais chamativos de uma loja, pode-se dizer que os Banners são os primeiros elementos que os seus clientes verão.

    Os Banners são ótimos meios de divulgação de promoções, descontos, promoções, cupons de descontos, e avisos. Imagine acessar uma loja virtual e já dar de cara com informações atraentes, como Frete Grátis acima de X valor, categorias com X% de desconto, e assim por diante...excelente, não?!

    De fácil configuração, veja neste link como realizar a inclusão de Banners em seu e-commerce.

 

Inclusão de Domínio

    A inclusão do domínio próprio em sua loja virtual é um ótimo meio para ganhar credibilidade, pois é sua marca, o nome de sua loja que será apresentado no navegador quando o cliente estiver em sua loja.

    Um domínio compartilhado não traz estes benefícios, uma vez que é um nome genérico e outras pessoas também o utilizam, dificultando a memorização de sua loja por parte dos clientes.

    Se ainda não possui um registro de domínio, acesse este link e veja como cadastrá-lo. 

    Já possui o registro? Então veja como incluí-lo neste artigo.

 

Sua Loja está Pronta!

    Se você chegou até aqui e realizou todas as configurações mencionadas acima, a sua loja está pronta para vender! 

    Mas é claro que isso não significa que não dá para melhorar. Por isso, não deixe de conferir a nossa Base de Conhecimento para conhecer outros artigos e conteúdos de passo a passo das ferramentas e recursos que a Tray disponibiliza para você! 

Boas Vendas!

Equipe Tray.