Como Fazer a Inclusão Manual de Clientes?

    Neste artigo você verá todas as configurações relacionadas aos clientes e ao cadastro de clientes em sua plataforma Tray. 

  • Em seu Painel Administrativo, acesse "Vendas >> Clientes";
  • Nesta página aberta, você encontrará toda a lista de clientes cadastrados em sua loja virtual;
  • Em "Mais opções", poderá também Exportar Clientes para Excel, ou seja, os dados de seus clientes serão planilhados;
  • Ao clicar em "+Criar Cliente", você será direcionado à página de cadastro de clientes.

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  • Já na parte superior, se clicar em "Filtro Avançado", conseguirá realizar filtros específicos para localizar os clientes desejados. Veja abaixo: 

Criação de Cadastro de Clientes:

Ao clicar em +Clientes, uma página será aberta para que você preencha os dados do seu cliente. Lembrando que quanto mais informação de um cliente, melhor:

  • Caso tenha acesso a página de edição do cliente (que é a mesma que a de inclusão), haverá uma aba "Hist. Pedidos" onde mostrará todos os pedidos já feitos pelo cliente em questão, conforme a imagem abaixo:

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Configuração Gerais dos Clientes:

    Você consegue definir diversas configurações para o cadastro de clientes, veja abaixo:

  • Acesse "Configurações >> Loja >> Geral". Veja os itens abaixo:
  • Habilitar cadastro de pessoa física e Habilitar cadastro de pessoa jurídica: É necessário caso for permitido os dois tipos serem clientes da loja, ambos devem estar selecionados. Ao marcar a opção, será aberto uma nova janela, no qual irá definir se o CPF/CNPJ serão obrigatórios no momento do cadastro;
  • Telefones obrigatórios no cadastro: Irá definir quantos telefones são obrigatórios no momento do cadastro;
  • Cadastros devem ser aprovados antes de realizar login: Se esta opção estiver marcada, após o cliente realizar o cadastro, o lojista deverá aprovar este cadastro para que o cliente possa fazer compras na loja;
  • Exibir produtos somente após cadastro/login: Caso esta opção estiver marcada, os produtos serão exibidos apenas para os usuários que fizerem o login;
  • Exibir campos de endereço no cadastro simplificado: O cadastro simplificado é um cadastrado oferecido pelo sistema, é um cadastro com menos campos a serem preenchidos e se esta opção estiver marcada, as informações referentes ao endereço serão exibidas para o cliente preencher;
  • Habilitar idade mínima/máxima para pedidos e cadastros: Define-se um intervalo de idade que os clientes deverão ter para comprar os produtos da loja;
  • Envio automático de e-mail para carrinho abandonado: Caso o usuário efetuar o login e adicionar produtos no carrinho porém não finalizar a compra, é possível definir o envio automático de um e-mail alertando esta situação para o cliente. Para editar o e-mail basta clicar na "?", que será redirecionado para a parte de edição do e-mail. Possível definição de envio automático do e-mail ou manual;
  • Data de nascimento obrigatória: A data de nascimento, no momento de cadastro do cliente, será obrigatória:

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    Todas as configurações referentes ao cadastro de clientes são definidas nesta opção. 

Características Adicionais:

    Esta ferramenta permite você cadastrar novos campos para o cadastro do cliente, como por exemplo: para uma loja de autopeças, pode ser cadastrado o campo "Veículo" ou "Modelo", para você ter mais informações relevantes sobre os clientes, e posteriormente, trabalhar em ações de marketing. 

  • Acesse "Configurações >> Geral >> Características de Clientes":

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  • Para incluir alguma informação adicional do cliente, clique "Incluir característica". Uma janela será aberta no campo direito: 

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  • Nome da Característica: Aqui, deverá definir o nome da característica adicional;
  • Como deseja exibir o cadastro: Escolha o tipo de interação que será exibida ao usuário, podendo ser um campo texto, ou opções pré-definidas. Caso seja selecionada "opções pré-definidas", é necessário incluir os possíveis valores, basta digitar e clicar no + em "Novo item";
  • Quais clientes terão essa característica ?: Vai definir em qual cadastro será necessária esta informação;
  • Informação obrigatória no Cadastro: Caso seja uma informação obrigatória, selecionar esta opção;
    Característica ativa: Defina se a característica está ativa na loja ou não;

    As características adicionais de clientes são ótimas para você conseguir segmentar seus clientes e ter uma comunicação muito mais assertiva.

Boas Vendas!

Equipe Tray.