Pular para o conteĂşdo principal

Como Configurar o Programa de Fidelidade?

📢 Atenção: A ferramenta abaixo está disponĂ­vel apenas para os planos de 2020, 2021 e 2022. Verifique se o seu plano atual possui compatibilidade com este recurso. 

O Painel Administrativo Tray disponibiliza uma ferramenta ótima para fidelizar seus clientes, o Programa de Fidelidade, nele você poderá cadastrar pontos diretamente em nos produtos ou a cada X reais em compras, poderá utilizar esta ferramenta para suas campanhas de marketing, fidelizando assim os clientes.

Um exemplo bem simples para melhor entender o funcionamento da ferramenta é a “Milhagem por Avião” que é bem similar, onde o cliente ganha pontos pelas compras realizadas e estes pontos poderão ser utilizados como descontos em compras futuras.

Atenção: Somente serão disponibilizados os pontos para os clientes após a confirmação de pagamento do pedido.

Vamos às configurações:

  • Em seu painel administrativo acesse Marketing >> Programa de Fidelidade;
  • Na primeira aba “BĂ´nus por Clientes” poderá utilizar o filtro acima para localizar mais facilmente o cliente desejado;
  • Ainda nesta aba serĂŁo apresentadas algumas outras informações sobre o cliente como quantidade de pontos, pedidos que geraram os pontos, se aceitou ou nĂŁo o recebimento de newsletters;
  • Em "Ações" Ă© possĂ­vel adicionar/remover pontos dos clientes e enviar e-mail com o desconto para o cliente, conforme veremos mais abaixo:

mceclip1.png

  • Na aba “Configurações” vocĂŞ encontrará os seguintes itens;
  • Nome dos Pontos: Deverá inserir o nome dos pontos (exemplo: PontosPet, SuaLojaPontos);
  • Habilitar o Recurso: Possibilita habilitar e desabilitar a ferramenta;
  • Habilitar Exibição de Pontos nos Produtos: Selecione se a quantidade de pontos deve ser exibida ou nĂŁo na página do produto;
  • Calcular Pontos/BĂ´nus por: Aqui temos as seguintes opções:
    • Se optar por PREÇO entĂŁo a quantidade de ponto que o cliente ganhará ao realiza a compra do produto será definida de acordo com a configuração abaixo (valor por ponto/bĂ´nus em reais).
    • Caso opte pela opção PONTOS será  preciso que defina quantos pontos cada produto oferecerá independente do preço do venda, e para esta configuração veja este artigo ou em massa (como será visto mais abaixo);
  • Valor por ponto/bĂ´nus em reais (na compra): Esta opção somente precisa ser configurada se optou por calcular os pontos/bĂ´nus por PREÇO, aqui vocĂŞ deverá definir qual o valor que o cliente precisa comprar para ganha 1 ponto, ou seja, se definir por exemplo, R$5,00 a cada cinco reais em compra o cliente ganhará um ponto, se ele comprar um produto que custa R$16,00 reais, ganhará 3 pontos e assim por diante.
  • Valor do ponto/bĂ´nus em reais (na troca/resgate): Defina quanto cada ponto vale para seu cliente na troca, ou seja, configurando 0,50 significa que cada ponto que o cliente tiver, valerá R$00,50 centavos de desconto, lembrando que quando o cliente for realizar o resgate (utilizar os pontos) ele deverá inserir quantos pontos ele quer resgatar e o sistema fará o calculo automaticamente, seguindo o mesmo exemplo, se o cliente resgatou 100 pontos (e cada vale R$00,50) entĂŁo o sistema gerará um cupom de desconto no valor de R$50,00;
  • Quantidade mĂ­nima de bĂ´nus...: Defina a quantidade mĂ­nima de pontos que o cliente deve ter acumulado para poder utilizá-los, por exemplo, configurando 1.000 nĂŁo irá permitir aos clientes que tiverem menos de 1.000 resgatá-los, somente os clientes que já tiverem acumulado 1.000 pontos ou mais poderĂŁo utilizá-los (para ganhar o desconto);
  • Disponibilizar o resgate...: Selecione se os clientes terĂŁo a possibilidade de resgatar os pontos diretamente em sua central do cliente ou nĂŁo (desta maneira o cliente poderá sozinho utilizar os pontos).

 

  • Vejamos agora como configurar a aba "Atualização em Massa":
  • Valor: Ă‰ a quantidade de pontos que será disponibilizado nos produtos selecionados (independente do preço de venda, conforme vimos mais acima);
  • Data do bĂ´nus: Deverá inserir um data inicial e final para a validade dos bĂ´nus;
  • Faixa de preço: Por exemplo, inserindo de R$50,00 atĂ© R$100,00 somente os produtos selecionados que tiverem seus preços de venda entre os valores configurados Ă© que receberĂŁo a atualização dos pontos;
  • Filtro de produtosNesta opção deverá selecionar produtos especĂ­ficos, categorias ou mesmo todos os produtos, lembrando que sĂŁo aplicados os dois filtros, tanto o Filtro de Produtos como o Faixa de Preço.

ImportanteTodos os produtos que tiverem pontos configurados e nĂŁo entrarem nas regras aplicadas nesta aba perderĂŁo os pontos, ou seja, somente os produtos que forem atualizados terĂŁo seus pontos, todos os demais perderĂŁo os pontos.

Atenção: ApĂłs ter clientes já com pontos em sua loja, os mesmos serĂŁo apresentados na aba "BĂ´nus de Clientes" conforme visto no inĂ­cio do artigo. Selecionando a opção “Enviar Cupom” será aberto uma página onde:

  • SerĂŁo apresentadas algumas informações básicas sobre o cliente;
  • Se deseja zerar ou nĂŁo o bĂ´nus do cliente apĂłs enviar o cupom;
  • Selecione se deseja que seja criado um novo cupom de desconto para o cliente com o desconto de acordo com os pontos adquiridos ou mesmo se deseja enviar o cupom de desconto já criado devido aos pontos;
  • Abaixo haverá apenas informações sobre a quantidade de pontos e a quantidade de desconto (baseada nos pontos), apĂłs as configurações desejadas basta clicar em “Salvar e Enviar”;
  • PorĂ©m caso queira Criar um novo Cupom para este cliente poderá clicar na Ăşltima linha da tela que foi aberta.

  • Se vocĂŞ clicou para criar uma novo cupom de desconto, vocĂŞ será direcionado Ă  página de criação de cupom de desconto, e vocĂŞ pode ver como criar cupons neste link.
  • Desça a página atĂ© encontrar "Programa de Fidelidade", e clique em "Editar".

mceclip1.png

  • Neste momento, somente será preciso que marque a opção "Definir uma pontuação...", insira a quantidade de pontos que a compra deste produto vai bonificar o cliente, a data inicial e final desta pontuação, e clique em "Salvar".

    Pronto! Pontos configurados para seu produto! Agora somente será preciso repetir este procedimento para os demais.

Boas Vendas!

Equipe Tray.