📢 Atenção: A ferramenta abaixo está disponível apenas para os planos de 2020, 2021 e 2022. Verifique se o seu plano atual possui compatibilidade com este recurso.
O Painel Administrativo Tray disponibiliza uma ferramenta ótima para fidelizar seus clientes, o Programa de Fidelidade, nele você poderá cadastrar pontos diretamente em nos produtos ou a cada X reais em compras, poderá utilizar esta ferramenta para suas campanhas de marketing, fidelizando assim os clientes.
Um exemplo bem simples para melhor entender o funcionamento da ferramenta é a “Milhagem por Avião” que é bem similar, onde o cliente ganha pontos pelas compras realizadas e estes pontos poderão ser utilizados como descontos em compras futuras.
Atenção: Somente serão disponibilizados os pontos para os clientes após a confirmação de pagamento do pedido.
Vamos às configurações:
- Em seu painel administrativo acesse Marketing >> Programa de Fidelidade;
- Na primeira aba “Bônus por Clientes” poderá utilizar o filtro acima para localizar mais facilmente o cliente desejado;
- Ainda nesta aba serão apresentadas algumas outras informações sobre o cliente como quantidade de pontos, pedidos que geraram os pontos, se aceitou ou não o recebimento de newsletters;
- Em "Ações" é possível adicionar/remover pontos dos clientes e enviar e-mail com o desconto para o cliente, conforme veremos mais abaixo:
- Na aba “Configurações” você encontrará os seguintes itens;
- Nome dos Pontos: Deverá inserir o nome dos pontos (exemplo: PontosPet, SuaLojaPontos);
- Habilitar o Recurso: Possibilita habilitar e desabilitar a ferramenta;
- Habilitar Exibição de Pontos nos Produtos: Selecione se a quantidade de pontos deve ser exibida ou não na página do produto;
- Calcular Pontos/Bônus por: Aqui temos as seguintes opções:
- Se optar por PREÇO então a quantidade de ponto que o cliente ganhará ao realiza a compra do produto será definida de acordo com a configuração abaixo (valor por ponto/bônus em reais).
- Caso opte pela opção PONTOS será preciso que defina quantos pontos cada produto oferecerá independente do preço do venda, e para esta configuração veja este artigo ou em massa (como será visto mais abaixo);
- Valor por ponto/bônus em reais (na compra): Esta opção somente precisa ser configurada se optou por calcular os pontos/bônus por PREÇO, aqui você deverá definir qual o valor que o cliente precisa comprar para ganha 1 ponto, ou seja, se definir por exemplo, R$5,00 a cada cinco reais em compra o cliente ganhará um ponto, se ele comprar um produto que custa R$16,00 reais, ganhará 3 pontos e assim por diante.
- Valor do ponto/bônus em reais (na troca/resgate): Defina quanto cada ponto vale para seu cliente na troca, ou seja, configurando 0,50 significa que cada ponto que o cliente tiver, valerá R$00,50 centavos de desconto, lembrando que quando o cliente for realizar o resgate (utilizar os pontos) ele deverá inserir quantos pontos ele quer resgatar e o sistema fará o calculo automaticamente, seguindo o mesmo exemplo, se o cliente resgatou 100 pontos (e cada vale R$00,50) então o sistema gerará um cupom de desconto no valor de R$50,00;
- Quantidade mínima de bônus...: Defina a quantidade mínima de pontos que o cliente deve ter acumulado para poder utilizá-los, por exemplo, configurando 1.000 não irá permitir aos clientes que tiverem menos de 1.000 resgatá-los, somente os clientes que já tiverem acumulado 1.000 pontos ou mais poderão utilizá-los (para ganhar o desconto);
- Disponibilizar o resgate...: Selecione se os clientes terão a possibilidade de resgatar os pontos diretamente em sua central do cliente ou não (desta maneira o cliente poderá sozinho utilizar os pontos).
- Vejamos agora como configurar a aba "Atualização em Massa":
- Valor: É a quantidade de pontos que será disponibilizado nos produtos selecionados (independente do preço de venda, conforme vimos mais acima);
- Data do bônus: Deverá inserir um data inicial e final para a validade dos bônus;
- Faixa de preço: Por exemplo, inserindo de R$50,00 até R$100,00 somente os produtos selecionados que tiverem seus preços de venda entre os valores configurados é que receberão a atualização dos pontos;
- Filtro de produtos: Nesta opção deverá selecionar produtos específicos, categorias ou mesmo todos os produtos, lembrando que são aplicados os dois filtros, tanto o Filtro de Produtos como o Faixa de Preço.
Importante: Todos os produtos que tiverem pontos configurados e não entrarem nas regras aplicadas nesta aba perderão os pontos, ou seja, somente os produtos que forem atualizados terão seus pontos, todos os demais perderão os pontos.
Atenção: Após ter clientes já com pontos em sua loja, os mesmos serão apresentados na aba "Bônus de Clientes" conforme visto no início do artigo. Selecionando a opção “Enviar Cupom” será aberto uma página onde:
- Serão apresentadas algumas informações básicas sobre o cliente;
- Se deseja zerar ou não o bônus do cliente após enviar o cupom;
- Selecione se deseja que seja criado um novo cupom de desconto para o cliente com o desconto de acordo com os pontos adquiridos ou mesmo se deseja enviar o cupom de desconto já criado devido aos pontos;
- Abaixo haverá apenas informações sobre a quantidade de pontos e a quantidade de desconto (baseada nos pontos), após as configurações desejadas basta clicar em “Salvar e Enviar”;
- Porém caso queira Criar um novo Cupom para este cliente poderá clicar na última linha da tela que foi aberta.
- Se você clicou para criar uma novo cupom de desconto, você será direcionado à página de criação de cupom de desconto, e você pode ver como criar cupons neste link.
Como Configurar as Opções Avançadas do Programa de Fidelidade?
No início deste conteúdo, você encontrou todas as informações necessárias para a configuração do Programa de Fidelidade. Abaixo, você verá como é possível configurar os pontos diretamente nos produtos (individualmente).
- Em seu Painel Administrativo, acesse "Produtos >> Lista de Produtos >> Opções Avançadas":
- Desça a página até encontrar "Programa de Fidelidade", e clique em "Editar".
- Neste momento, somente será preciso que marque a opção "Definir uma pontuação...", insira a quantidade de pontos que a compra deste produto vai bonificar o cliente, a data inicial e final desta pontuação, e clique em "Salvar".
Pronto! Pontos configurados para seu produto! Agora somente será preciso repetir este procedimento para os demais.
Boas Vendas!
Equipe Tray.