Como Configurar Listas de Casamento, Presente e Desejo?

📢 Atenção: A ferramenta abaixo está disponível apenas para os planos de 2020, 2021 e 2022. Verifique se o seu plano atual possui compatibilidade com este recurso. 

   

    Um ótimo meio de obter várias conversões de vendas é através das listas de casamento, chá de bebê, cozinha ou qualquer outra. Este recurso é disponibilizado no painel administrativo Tray e a criação da lista pode ser feito tanto pelo lojista quanto pelo cliente.

    Você deve estar pensando em como isto seria bom para as conversões, correto?! Bem, imagine que seja criada uma lista de casamento em sua loja virtual, quem é o padrinho ou convidado que quer chegar em um casamento sem presente?! Correto, ninguém. Então com certeza se não todos, boa parte dos produtos que estiverem na lista serão adquiridos, ou seja, aumento nas conversões de vendas.

    Por cultura pensamos sempre em listas de casamento, presente, chá de bebê, mas não se limita a isto ou a estes segmentos tais listas, poderão ser criadas para quaisquer tipos de produtos, imagine um time de futebol que deseja adquirir bolas, uniformes, luvas etc, não teria problema algum a lista ser criada para tal finalidade no qual cada participante do time compraria um produto da lista e assim por diante.

 

        Então vamos ao que interessa, as configurações:

  • Acesse em seu painel administrativo as opções Marketing >> Lista de Presente e Casamento, onde serão apresentadas as seguintes opções;

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  • Em “Gerenciar Tipo de Listas” serão apresentadas as listas já criadas com possibilidade de edição e também poderá “Incluir lista”;

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  •  Ao selecionar para incluir lista será aberta a primeira aba “Dados Gerais” onde deverá preencher alguns itens;
  • Em Status deverá selecionar Ativa ou Inativa;
  • Abaixo insira o nome da lista;
  • Em Banner deverá selecionar o banner da lista e em Banner Topo deverá selecionar o banner para ser apresentado no topo da página da lista;
  • Termo de Aceite é opcional, um bom exemplo dele é no caso de ser uma lista que contenha bebidas alcoólicas e poderá incluir um termo que o cliente precisa “aceitar” confirmando ter 18 anos ou mais para poder realizar a compra dos produtos da lista;
  • E abaixo deverá selecionar se deseja que seja enviado um cartão de felicitação da da loja, agora clique em Continuar;

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  • Agora deverá inserir o nome (esta informação será referente ao “Nome do Grupo”)
  • Abaixo selecione se é obrigatório ou não;
  • Selecione se deseja que os campos sejam apresentados no campo de busca da lista;
  • Nome do Grupo, aqui poderá selecionar um já existente como também excluir ou incluir um novo grupo;
  • Abaixo poderá selecionar o tipo de informação, se será em Texto, Data ou Seleção, agora basta Salvar;

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  • Agora na aba Configurações, o primeiro campo se deseja permitir que os clientes possam criar ou não novas listas através da própria loja virtual;
  • Selecione se deseja que o dono da lista possa inserir ou não um prazo de validade para a lista;
  • Agora selecione a opção desejada referente à entrega dos produtos;
  • Selecione como será a questão da entrega dos produtos, se será enviado cada produto assim que forem sendo realizadas as compras, ou se será enviado semanalmente ou somente após o fechamento da lista;
  • Insira a quantidade de dias que a lista ainda ficará aberta após a data do evento;

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  • Selecione se irá permitir o disparo de e-mails pelo dono da lista com importação de tabela da lista;
  • Nesta opção deverá selecionar se deseja que os e-mails sejam importados para sua base da NewsLetter;
  • Selecione se deverá ser enviado um e-mail ao dono da lista após a confirmação de pagamento de cada pedido;
  • Selecione se deseja que seja permitido que os clientes envie e-mails para o dono da lista, sabendo que estes e-mails não são salvos na plataforma e sim somente são enviados diretamente ao dono da lista;
  • Em Imagens deverá selecionar se permite ou não o envio de fotos dos clientes para identificação ou não, e abaixo poderá selecionar uma imagem para o botão “Ver Lista” na loja virtual;
  • Agora basta clicar em Salvar. 

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Agora voltando lá em Marketing >> Listas de Presente e Casamento e clicando na opção “Gerenciar Listas” será apresentado um filtro no qual você poderá localizar as listas configuradas em sua loja mais facilmente para possíveis edições que sejam necessárias ou administração das mesmas.

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  • No canto superior direito há a opção “Incluir Lista”, onde poderá criar uma nova lista para sua loja virtual, onde deverá escolher o tipo da lista (casamento, chá de bebê, presente, desejo…)
  • Selecione agora o cliente “dono” da lista;
  • Abaixo preencha o endereço de entrega dos produtos;

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  • Pronto, agora basta selecionar os produtos que farão parte desta lista conforme imagem abaixo;
  • Basta clicar no produto e utilizar a seta no centro da tela para adicionar o produto à lista;
  • Ah! não se esqueça de preencher a quantidade de cada produto que fará parte da lista, depois basta salvar no final da página;

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Acessando “Configurar Comissões” serão apresentadas algumas opções:

  • Se deseja ou não habilitar comissão para o dono da lista;
  • Se deseja liberar um relatório de tal comissão para o dono da lista, e mais abaixo deverá selecionar para qual tipo de lista;

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Novamente lá em Marketing >> Lista de Presente e Casamento, acessando a opção “Visualizar Comissão Por Clientes”, poderá incluir ou remover comissões dos clientes sobre as compras realizadas a partir da opção “Ações”.

  • Há também o filtro para localizar o cliente desejado mais facilmente caso tenha muitos em sua lista;

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Na opção “Relatórios” poderá utilizar o filtro acima para encontrar o relatório da lista desejada mais facilmente, tanto na aba Comissões como na aba Financeiro, esta opção tem a funcionalidade apenas para geração de relatórios e não há configurações a serem feitas em ambas as abas.

Em “Configurar Lista” haverá as seguintes opções:

  • Selecione se deseja habilitar ou não as listas;
  • Se deseja que seja apresentado ou não o preço dos produtos parcelados na lista;
  • Os próximos três campos será para inserção de imagens, um para produtos já comprados, outro para produtos que ainda não foram comprados e um para o botão de adicionar o produto à lista;
  • Poderá configurar para que o dono da lista converta os pedidos em crédito na loja;
  • Insira a mensagem que será apresentada para o cliente ao finalizar o pedido;
  • Abaixo insira a quantidade de dias para que o pedido da lista seja liberado automaticamente.

Atenção: O dono da lista poderá liberar o pedido antes do prazo definido por você (na configuração acima), esta liberação é feita dentro da central do cliente, enquanto a liberação não ocorrer o status do pedido ficará como "AGUARDANDO LIBERAÇÃO DO DONO DA LISTA", após ser liberado, o status será alterado para "AGUARDANDO LISTA", até que a lista atinja o prazo de validade ou seja finalizada, após isto o status será alterado para "A ENVIAR" automaticamente.

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  • Selecione se deseja mostrar um texto de auxílio ou não, e logo abaixo poderá escrever o texto desejado caso tenha selecionado SIM na opção acima;

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Agora finalizamos as configurações no painel administrativo, porém conforme mencionado no início deste artigo o cliente também pode criar a lista que desejar, então vamos à parte dele:

  • O cliente precisa já estar logado para prosseguir;
  • O caminho para criação será dentro de sua própria loja virtual, lá no rodapé em “Institucional” haverá a página “Listas”, o cliente precisará clicar em tal opção;

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  • Deverá agora selecionar entre os tipos de listas criadas, lembrando que a criação do tipo de lista somente é permitido ao lojista dentro do painel administrativo;

  • Após selecionar o tipo de lista, serão apresentadas algumas opções para o cliente, conforme imagem abaixo;

  • A primeira opção marcada é “Convidado” será utilizada caso o cliente esteja ali para comprar algum produto pertencente há uma lista já existe, onde deverá apenas preencher o nome do dono da lista e ao lado direito clicar em pesquisar, assim terá acesso à lista e poderá comprar os produtos em questão;
  • Já mais abaixo há a opção Monte Sua Lista, com dois itens, “Criar Nova Lista” e “Gerenciar Lista”;
  • Na opção “Criar Nova Lista”, o cliente deverá preencher a URL que dará acesso à lista dele, podendo posteriormente disponibilizá-las à quem desejar;
  • Deverá também, preencher o nome da lista e se a mesma deverá ficar em modo “Público” ou “Privado”;
  • Agora ele deverá escolher uma imagem para ser apresentada junta à lista dele, para mais fácil identificação e em seguida poderá escrever um texto para ser apresentado também junto à lista, podendo ser por exemplo um texto explicativo ou um “tutorial”;
  • Neste momento basta o cliente preencher os dados para entrega dos produtos e se desejar poderá também selecionar a opção “Realizar Envio de E-mail aos Meus Amigos”;

  • Caso o cliente tenha selecionado a opção “Realizar Envio de E-mails aos Meus Amigos” será apresentada uma tela igual abaixo, onde deverá ser preenchido os emails no quais deverão receber tais mensagens e no quadro abaixo a respectiva mensagem;

Até aí tudo bem, mas e como incluir os produtos desejados na lista quando a mesma for criada na própria loja virtual? É bem simples, segue abaixo:

  • O cliente deverá acessar a loja virtual e acessar a página do produto desejado e na parte inferior da tela deverá clicar em “Adicionar à Lista de [nome do dono da lista]”.

Não podemos esquecer que o cliente precisa estar logado para que seja apresentada a opção de adicionar à lista dele.

Muito coisa mas muito tudo simples, isto para ver o tanto de funcionalidade que esta ferramenta tem e já até dá para ver os benefícios que trará à sua loja. Então não deixe de aproveitar.

 

Boas Vendas!

Equipe Tray.