O XML de Produtos é um arquivo que contém informações essenciais sobre os produtos que você comercializa, como por exemplo, URLs do produto e da imagem, preço, estoque, entre outras. A utilização do XML de Produtos é uma estratégia altamente eficaz para aumentar as suas conversões.
A Tray possui um XML específico para cada parceiro. isso significa que o arquivo XML gerado para o parceiro X estará estruturado e conterá as informações necessárias e exigidas por esse parceiro em questão.
A seguir, você verá como gerar um arquivo de XML na Tray:
- Em seu Painel Administrativo, acesse "Marketing >> XML de Produtos"
- Agora vá em "+Adicionar XML":
- Na página aberta, clique em "+Adicionar XML de parceiro" e escolha para qual parceiro deseja gerar o XML. Localize-o na lista e clique em "Selecionar":
- Em "Capturar produtos", selecione quais produtos deseja capturar. São disponibilizadas 4 opções:
- Capturar todos os produtos da loja (somente ativos): todos os produtos ativos da loja serão adicionados para serem anunciados;
- Selecionar produtos específicos para captura: será apresentada a lista de todos os produtos cadastrados na loja, basta selecionar os produtos desejados e clicar em "Selecionar";
- Selecionar categorias específicas para captura: será apresentado ao lojista todas as categorias da loja para serem inclusas neste recurso. Quando adicionar uma categoria atente-se para relacionar com a categoria principal do produto, e não com a categoria adicional, pois para geração do XML só é levado em conta a categoria principal;
- Selecionar marcas específicas para captura: Serão apresentadas todas as marcas cadastradas na loja, basta o lojista selecionar as marcas desejadas.
- A seguir, escolha o preço dos produtos que serão gerados no XML. São duas opções:
- Preço de venda principal do produto: nessa opção, o produto será enviado com seus respectivos valores. Se algum destes possuir variação, o valor enviado será o que foi definido na variação. Agora, se as variações não tiverem um valor definido, o valor destes produtos será o mesmo do produto principal;
- Preço de venda com desconto da forma de pagamento: Nesse cenário, o preço de venda será estabelecido com base no desconto associado à forma de pagamento selecionada. Portanto, caso haja algum desconto predefinido, esse valor será considerado no cálculo final.
- Em seguida, o sistema solicitará a configuração referente às variações, se elas deverão ser ou não capturadas no XML.
⚠️ Atenção: A opção de "enviar ou não as variações" e também a opção de "Preço de Venda" serão apresentadas de acordo com o parceiro selecionado, pois há alguns que não permitem tais configurações.
💡 Dica: Caso esteja cadastrando o XML do Google Shopping ou Facebook, você poderá enviar até 5 atributos (características), veja aqui como funciona.
Após isto, basta clicar em "Salvar" no final da página.
Por fim, o XML será gerado e apresentado da seguinte forma:
Você poderá editar ou excluir os XMLs gerados clicando nas opções ao lado direito de cada XML.
Caso queira gerar o XML do Google Shopping e também já ver como é feita a integração, acesse este link.
Um ponto importante é que é possível visualizar o resumo do XML e suas informações dentro da própria edição do XML, em formato de destaques. Veja abaixo o exemplo de um XML do parceiro Google Shopping:
Boas Vendas!
Equipe Tray.